Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_14GRM06
Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis, pedaços de barbante (20, 40 e 80 cm), uma corda ou fita (em torno de 2 m) e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e na discussão das soluções lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
No caso de uma aula síncrona, se for viável, faça a aula com grupos menores, pois será melhor para qualificar as participações e realizar as intervenções necessárias.
Se sua aula for assíncrona é importante contar com a participação de um adulto da família, para que possa ajudar a organizar os materiais e conduzir as propostas.
Retomada
Aula síncrona: Realize a atividade conforme as indicações do plano de aula.
Aula assíncrona: Encaminhe a imagem do slide (ou a questão) e as questões do Discuta com a turma. Dê orientações às famílias para que conversem com as crianças e o que se espera da conversa.
Atividade principal e Discussão das soluções
Para qualquer tipo de aula, esta atividade poderá ser feita com a ajuda de um familiar que prepare o material. A proposta é que cada um tenha três tamanhos de barbante e façam a estimativa com todos, pois não estarão juntos para comparar tamanhos diferentes. O registro da atividade deve, então, ser alterado (veja abaixo a sugestão). Se a aula for síncrona, você pode solicitar que façam antes do momento simultâneo, para isso envie a comanda. Também pode explicar a atividade no final de uma aula anterior. De qualquer forma é necessário orientar as famílias. Mas se desejar realizar no momento simultâneo, explique a comando logo após a retomada e dê um tempo para que realizem (peça a um familiar para acompanhar), depois faça a discussão das soluções. Se sua aula for assíncrona, mande a retomada e a atividade principal. Em ambos os casos, oriente a família com relação à liberdade de estratégias que a criança poderá usar e que devem auxiliar, mas não determinar como deve ser feito. Outra informação importante, é que não devem levar os barbantes até a corda para medir. Podem manipular a corda, mas não medi-la com os barbantes, já que devem estimar. Para o registro, se necessário, indique que um adulto seja o leitor e/ou escriba. Solicite que te encaminhem o registro.
1) QUANTAS VEZES CADA BARBANTE CABE ESTICADO SOBRE A CORDA (CORDÃO, FITA ETC.)?
A) BARBANTE MAIOR: _______________
B) BARBANTE MÉDIO: _______________
C) BARBANTE MENOR: ______________
2) O QUE VOCÊ PODE CONCLUIR ENTÃO? SE FOSSEM ESSES OS BARBANTES, CIRCULE AQUELE QUE CABERIA MAIS VEZES NA CORDA.
A) _____
B) ________
C) ____________
D) _________________
E) ______________________
3) EXPLIQUE COMO VOCÊ FEZ PARA ESTIMAR O COMPRIMENTO DA CORDA USANDO OS BARBANTE.
4) FEZ DA MESMA MANEIRA PARA TODAS AS MEDIDAS DE BARBANTES?
5) AGORA, USE OS BARBANTES DIRETAMENTE PARA CONFERIR SUAS ESTIMATIVAS, MAS NÃO ALTERE A RESPOSTA DA QUESTÃO 1.
A) BARBANTE MAIOR: _______________
B) BARBANTE MÉDIO: _______________
C) BARBANTE MENOR: ______________
Encerramento
Aula síncrona: Utilize o slide do Encerramento para fazer o fechamento da aula.
Aula assíncrona: Faça uma devolutiva com alguma intervenção que julgar necessária e com um fechamento contendo as aprendizagens da aula, com base no encerramento do plano de aula.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie aos alunos para que realizem e discutam com um familiar se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide as famílias dos alunos a conversarem com eles e colaborarem na realização da atividade de estimativa. Envie orientações bem claras com relação aos materiais necessários e sobre o propósito da aula. Valorize a participação das famílias nos momentos de aprendizagem dos alunos.