Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_14GRM05
Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis, papel kraft ou pardo (ou outro emendado, ou giz para marcar no chão) e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e na discussão das soluções lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
No caso de uma aula síncrona, se for viável, faça a aula com grupos menores, pois será melhor para qualificar as participações e realizar as intervenções necessárias.
Se sua aula for assíncrona é importante contar com a participação de um adulto da família, para que possa ajudar a organizar os materiais e conduzir as propostas.
Retomada
Aula síncrona: Realize a atividade conforme as indicações do plano de aula.
Aula assíncrona: Encaminhe a imagem do slide e as questões do Discuta com a turma. Dê orientações às famílias para que conversem com as crianças e o que se espera da conversa.
Atividade principal e Discussão das soluções
Para qualquer tipo de aula, esta atividade poderá ser feita com a ajuda de um familiar. Se a aula for síncrona, envie a comanda para que façam antes do momento simultâneo. Pode explicar a atividade no final de uma aula anterior. Se sua aula for assíncrona, mande a retomada e a atividade principal. Em ambos os casos, oriente a família com relação à liberdade de estratégias que a criança poderá usar e que devem auxiliar, mas não determinar como deve ser feito. Outra informação importante, é sobre como usar o palmo para medir (O palmo é a medida entre a ponta do polegar e a ponta do dedo mínimo). Pode sugerir que deixem um papel maior do que a criança a disposição (se conseguir você pode enviar), pode ser papéis emendados. Outra possibilidade é giz para riscar no chão.
Outra possibilidade é solicitarem a medida de uma mesa, por exemplo, no lugar da altura. Nesse caso faça as adaptações necessárias às comandas e questões.
Peça que te enviem a atividade, com o registro das medições e para as aulas assíncronas, solicite que expliquem como realizaram (se necessário, indique que um adulto seja o leitor e ou escriba.).
Aula síncrona: No encontro simultâneo, inicie com a retomada e realize uma discussão das estratégias encontradas, adaptando as questões do Discuta com a turma de acordo com a proposta escolhida para a aula.
Aula assíncrona: Após receber os registros e as estratégias dos alunos você pode enviar algumas estratégias utilizadas pelos colegas, para que comparem com as suas, em forma de devolutiva.
Encerramento
Aula síncrona: Utilize os slides da Sistematização do conceito e do Encerramento para fazer o fechamento da aula.
Aula assíncrona: Conclua a devolutiva com um fechamento contendo as aprendizagens da aula.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie aos alunos para que realizem e discutam com um familiar se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide as famílias a conversarem com os alunos e a colaborarem na atividade para realizar medidas de comprimento a partir de meios não padronizados. Envie orientações bem claras com relação aos materiais necessários e sobre o propósito da aula. Valorize a participação das famílias nos momentos de aprendizagem dos alunos.