Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_14GRM01
Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis, caixa de sapato e tiras de papelão e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na discussão das soluções e sistematização do conceito lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
No caso de uma aula síncrona, se for viável, faça a aula com grupos menores, pois será melhor para qualificar as participações e realizar as intervenções necessárias.
Se sua aula for assíncrona é importante contar com a participação de um adulto da família, para que possa ajudar a organizar os materiais e conduzir as propostas.
Aquecimento
Aula síncrona: Realize a atividade conforme as indicações do plano de aula.
Aula assíncrona: Encaminhe a imagem do slide e as questões do Discuta com a turma. Dê orientações às famílias para que conversem com as crianças e o que se espera da conversa.
Atividade principal e Discussão das soluções
Aula síncrona: Seguem duas sugestões para a realização da sua aula;
1) Você pode ter a caixa e diversos bastões, lançando aos alunos, que estão neste momento simultâneo, o seguinte desafio: Todos esses bastões cabem naquela caixa? Temos que descobrir sem aproximar os bastões da caixa. Como podemos fazer? Provoque uma discussão e que eles te tragam propostas. Neste momento, já estarão discutindo possíveis soluções e testando-as. Eles dão as ideias e você vai realizando, de forma que possam acompanhar através do vídeo.
2) Envie antecipadamente as orientações para que organizem o material para a atividade antes da aula. Pode ser uma caixa de sapato e tiras de papelão de tamanhos diversos. Peça que deixem a caixa distante das tiras de papelão. No momento simultâneo, lance a questão: Todas essas tiras cabem naquela caixa (sem dobrar)? Temos que descobrir sem aproximá-las da caixa. Como podemos fazer? Indique que cada um pense em propostas e provoque uma discussão onde eles possam colocar suas ideias e testá-las com o material que têm disponível. Neste momento, já estarão discutindo possíveis soluções e verificando as possibilidades.
Aula assíncrona: Envie as orientações para que organizem o material para a atividade. Pode ser uma caixa de sapato e tiras de papelão de tamanhos diversos. Peça que deixem a caixa distante das tiras de papelão e mande a seguinte comanda: Todas essas tiras de papelão cabem na caixa (sem dobrar)? Temos que descobrir sem aproximá-las da caixa. Como podemos fazer? Indique que pensem em propostas. Então, pode solicitar que listem as possíveis estratégias, que desenhem ou podem gravar um pequeno vídeo, explicando e/ou mostrando. Peça que guardem as tiras de papelão. Solicite que te enviem e faça um compilado. Retorne para os alunos com algumas ideias, juntamente com questões para que respondam e te mandem as respostas (um adulto pode ser o leitor e o escriba, se necessário):
OBSERVANDO AS ESTRATÉGIAS USADAS PELOS COLEGAS COM RELAÇÃO À QUESTÃO “QUAIS TIRAS DE PAPELÃO CABEM NA CAIXA?”, RESPONDA:
1. ESSAS IDEIAS SÃO IGUAIS ÀS QUE VOCÊ TEVE PARA CHEGAR À RESPOSTA?
2. QUAL OU QUAIS IDEIAS SÃO DIFERENTES DAS SUAS?
3. TODAS LEVAM À RESPOSTA DA QUESTÃO? EXPLIQUE.
4. QUAL VOCÊ ACHOU MAIS ADEQUADA? POR QUÊ?
Sistematização do conceito
Aula síncrona: Faça a discussão da proposta do plano de aula. Se usou a primeira opção de atividade, vá colocando os bastões próximos, em posições diversas e estimule os alunos a realizarem as comparações utilizando os termos “mais comprido”, “mais curto” e “mais alto” e “mais baixo”, ou que comparem em casa as tiras de papelão. Pode pedir para alguns alunos irem descrevendo as comparações e estimular o uso das terminologias indicadas.
Aula assíncrona: Juntamente com as questões da Discussão das soluções, envie a comanda para que comparem os tamanhos de tiras de papelão. Pode pedir que desenhem e escrevam utilizando os termos “mais comprido”, “mais curto” e “mais alto” e “mais baixo”.
Encerramento
Aula síncrona: Utilize o slide do plano de aula ou leia para os alunos, para fazer o fechamento da aula.
Aula assíncrona: Realize uma devolutiva às respostas dos alunos, com intervenções que julgar necessárias e um fechamento com base no encerramento do plano de aula.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie aos alunos para que realizem e discutam com um familiar se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide as famílias dos alunos a conversarem com eles sobre os tamanhos dos animais e a realizar as atividades da aula (no caso assíncrono). Envie orientações bem claras com relação aos materiais necessários e sobre o propósito da aula. Valorize a participação das famílias nos momentos de aprendizagem dos alunos.