Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
Essenciais:
- Ferramenta para compartilhamento de áudio e vídeo (Grupo de Whatsapp, por exemplo);
- Paint;
- Padlet (disponível aqui);
- Google Docs (disponível aqui).
Optativas:
- Videoconferência (Hangouts ou Zoom, por exemplo).
Contexto e questão disparadora
Compartilhe o vídeo “SOMBRA BOA - CD CRIANCEIRAS MANOEL DE BARROS” (disponível aqui) e levante a questão disparadora para os alunos:
- Como esconder a sombra de um objeto sem movimentá-lo?
Eles devem responder à pergunta, preferencialmente, em uma proposta de videoconferência. Caso não seja viável, informe que devem responder por áudio e compartilhar com toda a turma.
Mão na massa
Proponha que os alunos escolham um objeto em casa e utilizem uma lanterna como fonte de luz. Em seguida, posicionem o objeto em um ponto fixo e movimentem a lanterna ao redor do dele, formando diversas formas e tamanhos de sombra. Antes que comecem os testes, é importante pedir aos estudantes que discutam a questão disparadora e, em seguida, registre as hipóteses levantadas em um documento compartilhado do Google Docs.
Depois de fazer os registros, os estudantes podem testar hipóteses e possibilidades de sombra com a movimentação apenas da fonte de luz. Peça para que registrem as sombras observadas com desenhos feitos no Paint, contendo a posição da fonte de luz, posição dos objetos e das sombras. Depois dos registros dos testes, os alunos devem compartilhar as observações e registros no Padlet com os colegas e você.
Então, questione:
- Qual é a posição necessária do foco de luz para produzir uma sombra bem pequena?
- Qual posição do foco de luz produz uma sombra grande?
- É possível esconder uma sombra?
Sistematização
Após todos os alunos verem os desenhos uns dos outros, retome a questão disparadora, que deve ser respondida colaborativamente em um documento do Google Docs:
- Como esconder a sombra de um objeto sem movimentá-lo?
Espera-se que tenham identificado que as sombras são formadas em direções opostas ao sol ou ao foco de luz. Explique que o mesmo acontece durante o dia, com o movimento do sol, quando as sombras se formam no sentido oposto ao foco de luz. Quando a luz é posicionada de cima para baixo, a sombra diminui. Quando ela é direcionada da direita para a esquerda, quanto mais inclinado estiver o foco de luz, maior é a sombra. Isso explica as diferenças no tamanho das sombras no decorrer do dia (manhã, mais comprida; ao meio dia quase não se observa a sombra; à tarde, mais comprida), devido à posição aparente do Sol no céu.
Convite às famílias
Os familiares podem observar a sombra vista pela janela de casa, formada por algum objeto (poste, muro, árvore etc.) no decorrer do dia. A cada observação, o estudante, em colaboração com a família, deve fazer um desenho, registrando o que observou.