Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
Essenciais:
- Ferramenta para compartilhamento de áudio e vídeo (Grupo de Whatsapp, por exemplo);
- Paint;
- Padlet (disponível aqui);
- Google Docs (disponível aqui).
Optativas:
- Videoconferência (Hangouts ou Zoom, por exemplo).
Contexto e questão disparadora
Compartilhe o vídeo “As sombras” (disponível aqui) e levante a questão disparadora para os alunos:
-As sombras dos objetos são sempre iguais?
Os alunos devem responder à pergunta, preferencialmente, em uma proposta de videoconferência. Caso não seja viável, informe que devem responder por áudio e compartilhar com toda a turma.
Mão na massa
Desafie os estudantes a produzirem sombras iguais com formas geométricas planas diferentes e sombras diferentes com formas geométricas iguais. Oriente-os a movimentarem o objeto, colocando faces diferentes entre a fonte luminosa e o anteparo. Ofereça dois objetos de tamanhos diferentes, experimentando combinações entre eles. Estimule-os a aproximar, afastar e girar o objeto da fonte de luz.
Para obterem sombras iguais com diferentes objetos, é preciso estar atento a manipulação de duas variáveis, que colocam em evidência a importância da fonte de luz na produção das sombras: a distância entre a fonte e o objeto (que faz variar o tamanho da sombra) e a orientação do objeto em relação à fonte, que, neste caso, produz o efeito desejado, ou seja, sombras diferentes dos objetos.
Peça para que os estudantes registrem as sombras observadas com desenhos feitos no Paint (colocando a posição da fonte de luz, posição dos objetos e das sombras). Depois dos registros dos testes, os alunos devem compartilhar as observações e registros no Padlet com os colegas e você.
Sistematização
Após todos os alunos verem os desenhos uns dos outros, retome a questão disparadora, que deve ser respondida colaborativamente em um documento do Google Docs:
- As sombras dos objetos são sempre iguais?
Retome as hipóteses dos estudantes referentes à questão disparadora, enfatizando o que aprenderam na aula. Espera-se que tenham identificado que a sombra tem relação direta com a superfície que está em contato com os raios luminosos.
Convite às famílias
Sugira que selecionem uma história que a criança gosta e façam um teatro de sombras para contá-la. Cada membro da família fará a sombra de uma personagem.