Atividade para impressão - Contextualização - TESTANDO AS SOMBRAS
Plano de Aula
Plano de aula: TESTANDO AS SOMBRAS
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Movimento do Sol no céu
Aula
Sobre este plano
Sobre esta aula: Este plano apresenta uma proposta introdutória para a identificação do comportamento da sombra relacionando foco de luz, objetos e superfícies.
Materiais necessários para a aula: Escolha a contextualização conforme a disponibilidade da unidade educativa (vídeo ou leitura de texto). No caso da opção pelo vídeo, será necessário um equipamento de projeção, som e acesso à internet.
- Vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=Gx7nw5QC0zQ , Tempo - 2:01
- Texto - https://formasanimadas.wordpress.com/2010/08/02/teatro-de-sombras-com-as-maos/
Material para o mão na massa: Objetos tridimensionais (materiais diversos do cotidiano e presentes na sala de aula - tubos de cola, borracha, tesoura lápis); formas geométricas recortadas em cartolina ou papelão - folha sulfite, lápis e lápis de cor; lanterna ou abajur com um fonte de luz. Utilizar a luz do teto da sala de aula ou ainda fazer essa atividade ao ar livre, com a iluminação solar (importante ter mais de um foco de luz, para estimular os testes de sombras).
Material de apoio e pesquisa para o professor: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/oitava_serie/optica5.php
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir como as sombras se formam e qual a relação da sombra com o objeto.
Questione os estudantes: Como são formadas as sombras? O que se precisa para ter sombra? Qual a relação do Sol com as sombras?
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA