Plano de Aula

Plano de aula: TESTANDO AS SOMBRAS

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Movimento do Sol no céu

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Sobre esta aula: Este plano apresenta uma proposta introdutória para a identificação do comportamento da sombra relacionando foco de luz, objetos e superfícies.

Materiais necessários para a aula: Escolha a contextualização conforme a disponibilidade da unidade educativa (vídeo ou leitura de texto). No caso da opção pelo vídeo, será necessário um equipamento de projeção, som e acesso à internet.

Material para o mão na massa: Objetos tridimensionais (materiais diversos do cotidiano e presentes na sala de aula - tubos de cola, borracha, tesoura lápis); formas geométricas recortadas em cartolina ou papelão - folha sulfite, lápis e lápis de cor; lanterna ou abajur com um fonte de luz. Utilizar a luz do teto da sala de aula ou ainda fazer essa atividade ao ar livre, com a iluminação solar (importante ter mais de um foco de luz, para estimular os testes de sombras).

Material de apoio e pesquisa para o professor: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/oitava_serie/optica5.php

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir como as sombras se formam e qual a relação da sombra com o objeto.

Questione os estudantes: Como são formadas as sombras? O que se precisa para ter sombra? Qual a relação do Sol com as sombras?

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA