Plano de Aula

Plano de aula: Extrativismo Mineral e Impactos Ambientais

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Características de atividades de trabalho e impactos socioambientais.

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Duas metades de garrafas pet transparentes com água limpa; aproximadamente 0,1 kg de terra de coloração vermelha; caixas de fósforos de tamanho grande; lápis de cor e lápis de escrever.

Material complementar:

Poema - Manoel de Barros e atividade (ilustração do rio):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2yNWRv7wMeW7M7Bh7mgMbMgrKKn2sb79j7SqVpGZetbc5eV9wcFD8K6BZ4PJ/geo2-07und01-poema-e-atividade.pdf

Experiência:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gJJJbW4XT6ZprBKwGKZwxZGSxdN5VVqaMBBUxY8GS3kcsMgmgsExqfD5KT6U/geo2-07und01-experiencia.pdf

Contextos prévios: A tragédia do rompimento da Barragem da empresa VALE no Córrego do Feijão, distrito de Brumadinho, chocou ao Brasil e ao mundo. Impossível passar despercebida nas salas de aula de todo o Brasil. As crianças podem ou não ter ouvido falar desse acontecimento. Caberá ao professor e professora reconhecer o quanto há de conhecimento dos estudantes dessa temática. Entretanto, não há pré-condição para a aula, apenas bagagem para enriquecimento.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma caso não seja possível projetar.

Pergunte às crianças se conhecem algum rio. Se têm lembranças de algum rio que visitaram, se conhecem o rio como foi um dia e se ele mudou atualmente e se sabem o que pode ter causado tais mudanças.

Como adequar à sua realidade: Verifique os rios/córregos existentes na sua cidade, reconheça os nomes e os lugares nos quais eles passam. Colete informações prévias para ajudar na contextualização.

Para você saber mais:

Dossiê do MAB (Movimento dos atingidos por Barragens publicado após 30 dias do crime em Brumadinho)

http://teiapopular.org/mab-publica-dossie-sobre-o-crime-da-vale-em-brumadinho/

Uso da água na mineração e outros usos:

http://conjuntura.ana.gov.br/usoagua

Regulação dos rios - responsáveis

http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/gestao-da-agua/saiba-quem-regula/rios

Contextos prévios: A tragédia do rompimento da Barragem da empresa VALE no Córrego do Feijão, distrito de Brumadinho, chocou ao Brasil e ao mundo. Impossível passar despercebida nas salas de aula de todo o Brasil. As crianças podem ou não ter ouvido falar desse acontecimento. Caberá ao professor e professora reconhecer o quanto há de conhecimento dos estudantes dessa temática. Entretanto, não há pré-condição para a aula, apenas bagagem para enriquecimento.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA