Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO2_07UND02
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom, Youtube.
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes reconheçam a importância da água e do solo para a agricultura e os impactos do mau uso desses recursos. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e questione-os se sabem o que são agrotóxicos. Vocês já ouviram falar de agrotóxicos? Sabem o que são? Para quê e por que são usados? Quais são os impactos do uso de grande quantidade de agrotóxico na água e no solo?
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Exiba o vídeo, disponível aqui <https://www.youtube.com/watch?v=N4pqg--jHXM>. Depois, converse com as crianças sobre ele, se necessário ajudando-as a entender determinados conceitos que sejam mais complexos.
Problematização (20 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, e converse com as crianças a respeito das consequências do uso dos agrotóxicos para a água e para o solo.
Ação propositiva (um dia - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias, envie um jogo da memória - com imagens de Seu João Feliz e triste, as crianças jogarão e decidirão quais atitudes deixam o Seu João tranquilo em relação à proteção ambiental e consequentemente à sua saúde.
Envie as cartas e dividir as crianças em duplas ou grupos de 4 pessoas, peça que eles se encontrem por videochamada utilizando o WhatsApp. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wa24AeKqZwzYWpQFNTA3FUPX7PBbGE7cG7PP2DbUGsDjGppDsxNddq6vBa7z/geo2-07und02-acao-propositiva-jogo-da-memoria.pdf. Acesso em 21/06/2020.
Sistematização (40 minutos- assincronamente)
Grave outro vídeo para esta etapa, de acordo com as discussões realizadas ao longo da aula e como forma de ajudar o Sr. João a ter novamente uma horta saudável, solicite às crianças que utilizem as figuras disponibilizadas nos grupos e monte a horta. Oriente-as para que reflitam sobre as necessidades dos alimentos e o que é importante para deixar essa horta saudável e capaz também de preservar a água e o solo. Chame a atenção deles para as informações apresentadas no vídeo.
Oriente as crianças a utilizar as dobraduras numa folha de papel A4 e complementar a hortinha com ilustrações coloridas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SnRNW7bCqT6egWTbgbH2HMZZckVtjvk6REUMdxKJbCw7kk9mEYMqkTFzrbVn/geo02-07und02-sistematizacao-dobraduras-para-horta-3d.pdf. Acesso em 25/06/2020.
Convite às famílias
Abaixo, constam várias sugestões de materiais que podem ser enviados aos estudantes.
PARA VOCÊ SABER MAIS:
- https://www.embrapa.br/agua-na-agricultura
- http://ecoa.org.br/agua-contaminada-por-agrotoxicos-na-apa-nascentes-do-rio-paraguai/
- https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/1854556/estudo-sobre-contaminacao-por-agrotoxicos-no-brasil-esta-disponivel-para-download -
VÍDEO DA EMBRAPA
- https://www.youtube.com/watch?time_continue=31&v=pO-Nk8NsQJg
Este vídeo foi produzido pela Embrapa. Segue descrição: “A pesquisa agropecuária trabalha por alternativas sustentáveis para melhorar a forma de manejar o solo e a água com o objetivo de inovar, melhorar, modernizar e trabalhar o campo de forma a garantir a manutenção e utilização dos recursos naturais.”
- AGRICULTURA FAMILIAR: https://www.youtube.com/watch?v=z6xAkNPV3QI
Uma tirinha muito interessante, caso você queira utilizar como enriquecimento. Armandinho/Alexandre Beck:
- https://twitter.com/QuebrandoOTabu/status/1014909269370646528