Plano de Aula
Plano de aula: Pecuária e Impactos Ambientais
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Características de atividades de trabalho e impactos socioambientais.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Folhas de papel A4, lápis, lápis de cor, massinha ou pecinhas de fazendinha (se for o caso pedir antes às crianças), aquarela (tintas de cores variadas e pincéis).
Para você saber mais:
AMARAL, Paulo. et al. Guia para o manejo florestal comunitário. Imazon, Belém- PA, 2007. Disponível em: <http://imazon.org.br/PDFimazon/Portugues/livros/guia-para-o-manejo-florestal-comunitario.pdf>. Acesso em: 20 mai 2019.
CAMPOS, A.; BARROS, C. J.; CASARA, M. Quem se beneficia do desmatamento da Amazônia. Disponível em: <https://reporterbrasil.org.br/documentos/conexoes_sustentaveis.pdf>. Acesso em: 20 mai 2019.
DINIZ, Mariana. Imagens de satélite indicam retomada do desmate ilegal da Amazônia em Mato Grosso desde 2013. Disponível em: <http://www.ebc.com.br/especiais/desafios-para-o-fim-do-desmatamento>. Acesso em: 20 mai 2019.
Filme mostra a ligação entre pecuária e o desmatamento na Amazônia. Disponível em: <http://www.nossofoco.eco.br/construa-sustentabilidade/filme-mostra-ligacao-entre-a-pecuaria-e-o-desmatamento-na-amazonia/>. Acesso em: 20 mai 2019.
Histórico. Cenários para a pecuária de corte Amazônica. Disponível em: <https://csr.ufmg.br/pecuaria/portfolio-item/historico-3/>. Acesso em: 20 mai 2019.
KANNO, Maurício. Por trás do rebanho. 2012 (5min52seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=yEZNm7NjFCc>. Acesso em: 20 mai 2019.
MAGALHÃES, L. P. 10 práticas sustentáveis no agronegócio. Biossistemas Brasil. Disponível em: <http://www.usp.br/portalbiossistemas/?p=3751>. Acesso em: 20 mai 2019.
Pedro Weingartner. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_Weing%C3%A4rtner>. Acesso em: 20 mai 2019.
Projeto Amazônia Protege: http://www.amazoniaprotege.mpf.mp.br/o-projeto/por-que
VESCHI, J.L.A.; BARROS, L.S.; RAMOS, E.M. Impacto Ambiental da Pecuária. Disponível em: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/89975/1/Josir.pdf>. Acesso em: 20 mai 2019.
Contextos prévios:
Se a Escola tiver condições para tal, seria interessante preparar um Trabalho de Campo em uma fazenda ou propriedade rural. Se for o caso, planeje o trabalho com antecedência e defina os objetivos da visita, a duração e os problemas a serem investigados nela.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Pergunte-os:
- O que significa PECUÁRIA? Vocês sabem do que se trata?
- Quais são os tipos de gado? Vocês conhecem ou já viram alguma criação de gado?
- Qual a finalidade da pecuária?
- Quais podem ser as consequências da pecuária para o meio ambiente?
Como adequar à sua realidade: Se vocês vivem numa comunidade rural, a criação de gado poderá ser um assunto mais vivido pelas crianças. Deixe que relatem suas experiências a respeito.
Para você saber mais:
VESCHI, J.L.A.; BARROS, L.S.; RAMOS, E.M. Impacto Ambiental da Pecuária. Disponível em: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/89975/1/Josir.pdf>. Acesso em: 20 mai 2019.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA