Plano de Aula

Plano de aula: Crescemos com o tempo!

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Fatos da vida cotidiana

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI06 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Será necessária a utilização de aparelhagem multimídia/aparelho para reprodução de vídeos e músicas, espelho, papéis (sulfite, cartolina), canetinhas, lápis de cor, fita adesiva/tachinhas.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9B6unrYDw6BJYyTBgybYxJmCrkJekHCdaa4b69mxxsB9ay8FnZtfQDnKv6fe/his2-06und01-personalidades.pdf

  • Documento contendo a letra da música “Saiba” de Adriana Calcanhoto - HIS2_06UND01 Letra da música:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kUCz9QvVf6JCKh84wpQA9hNJsAFbHDBDHeRyVjtphZb2A8B2jcREZ9c2hBRm/his2-06und01-letra-da-musica.pdf

  • Documento contendo algumas informações sobre as personalidades citadas na letra da música - HIS2_ 06UND01 - Saiba mais sobre as personalidades:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tA89pv28ru9nFMCvyNsH4e5j74XqTzc5wC6qN8TmT353DCxtafmKKDjwZHRz/his2-06und01-saiba-mais-sobre-as-personalidades.pdf.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/n8XqYBZC3s6w97NeDeKxNEXe7G2HAFaVj5qsAfGGfvjYc6WnVpjbdaFzx5Gr/his2-0und01-titulos-mural.pdf.

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre o tempo como medida e o ensino de História para você se preparar para a aula:

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: Acesso: em 20 de outubro de 2018.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
  • Ao apresentar o objetivo da aula às crianças, inicie uma conversa sobre o que eles conhecem sobre o tema e sobre as palavras chaves: fases, desenvolvimento, seres vivos.
  • Levante hipóteses, juntamente com as crianças, sobre:
  • O que vem a ser fases de desenvolvimento?
  • Fases de desenvolvimento é a mesma coisa que crescimento?
  • O que são seres vivos?
  • Quais seres vivos conhecem?
  • Crescer quer dizer o quê?
  • Quando se fala em crescimento nós falamos de ontem (passado)? De hoje (presente)? Ou de amanhã (futuro)?

  • Nos questionamentos, explique para as crianças as noções de temporalidade que serão trabalhadas no decorrer da aula.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA