Tema inicial
Plano de Aula
Plano de aula: Crescemos com o tempo!
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Fatos da vida cotidiana
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI06 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Será necessária a utilização de aparelhagem multimídia/aparelho para reprodução de vídeos e músicas, espelho, papéis (sulfite, cartolina), canetinhas, lápis de cor, fita adesiva/tachinhas.
Material complementar:
- Fonte de áudio de música brasileira “Saiba” (Adriana Calcanhoto) - https://www.youtube.com/watch?v=52k3lp50zfk
- Documento que disponibiliza a imagem do slide de contextualização - HIS2_ 06UND01 - Tema inicial: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ax3rra3RPGEPKEbpGPpxFtvuTbnzVXYdPhfWJ3AXR7Ggaq6xBZDUWhDAWsdc/his2-06und01-tema-inicial.pdf.
- Documento contendo imagens de personalidades históricas que são citadas na música “Saiba” - HIS2_06UND01 Personalidades:
- Documento contendo a letra da música “Saiba” de Adriana Calcanhoto - HIS2_06UND01 Letra da música:
- Documento contendo algumas informações sobre as personalidades citadas na letra da música - HIS2_ 06UND01 - Saiba mais sobre as personalidades:
- Fonte de mídia que retrata a produção de vídeo de um pai que filma as várias fases da vida da filha (de bebê aos 14 anos) - https://www.youtube.com/watch?v=n7eE8JZQuPQ&feature=youtu.be
- Documento contendo os títulos para montar o mural “Crescemos: nosso dia a dia aos ____ anos!” -
- Documento contendo a imagem do slide que finaliza a aula - HIS2_06UND01 Cartaz Crescemos! : https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RW9BZqaywwpPZMnFN7vGnecdvgPtN4p48dUu4h2ghRedPr2d3Pr5szXM6w3s/his2-06und01-cartaz-crescemos.pdf.
Para você saber mais:
Acesse aqui mais conteúdos sobre o tempo como medida e o ensino de História para você se preparar para a aula:
- FERMIANO, Maria Belintane; SANTOS, Adriane Santarosa. Ensino de História para o Fundamental 1: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014.
- A leitura crítica de fontes históricas: https://novaescola.org.br/conteudo/2421/a-leitura-critica-de-fontes-historicas . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Como trabalhar a noção de tempo em História: https://novaescola.org.br/conteudo/2370/como-trabalhar-a-nocao-de-tempo-em-historia. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- O que ensinar em História: https://novaescola.org.br/conteudo/1791/o-que-ensinar-em-historia . Acesso: em 20 de outubro de 2018.
- Como trabalhar História e Geografia nos anos iniciais: https://www.youtube.com/watch?v=RwcxoMEb8TE . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- A importância de ensinar História nos anos iniciais: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada10/_files/VOvTHqqQ.pdf . Acesso: em 20 de outubro de 2018.
Fonte das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: Acesso: em 20 de outubro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
- Ao apresentar o objetivo da aula às crianças, inicie uma conversa sobre o que eles conhecem sobre o tema e sobre as palavras chaves: fases, desenvolvimento, seres vivos.
- Levante hipóteses, juntamente com as crianças, sobre:
- O que vem a ser fases de desenvolvimento?
- Fases de desenvolvimento é a mesma coisa que crescimento?
- O que são seres vivos?
- Quais seres vivos conhecem?
- Crescer quer dizer o quê?
- Quando se fala em crescimento nós falamos de ontem (passado)? De hoje (presente)? Ou de amanhã (futuro)?
- Nos questionamentos, explique para as crianças as noções de temporalidade que serão trabalhadas no decorrer da aula.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA