Tela Inicial
Plano de Aula
Plano de aula: O que faço com o meu tempo?
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Fatos da vida cotidiana
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI06 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Será necessária a utilização de aparelhagem multimídia/aparelho para reprodução de vídeos e músicas, cartolina, papel sulfite, tesoura, cola, canetas hidrocor, giz de cera, lápis de cor, revistas para recorte.
Material complementar:
- Documento que disponibiliza o slide inicial para a aula - HIS2_06UND04 Tela Inicial para iniciar a aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ujBjXqXStWNM5cwRC3e3krsQSUBUh8kTdhPw9szU3fTNmrf6adxjfHkjnUu2/his2-06und04-tela-inicial.pdf
- Fonte onde encontra-se o poema Tempo - REIS, Dóris. Tempo de poesia: poemas para ler e brincar. Goiânia: Kelps, 2012.
- Fonte de mídia “Criança indígena”, onde é possível conhecer a rotina de uma criança tupinambá - https://www.youtube.com/watch?v=uSFICzGSRDA . Acesso: em 20 de outubro de 2018.
- Documento que disponibiliza o slide da Problematização: - HIS2_06UND04 - Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZSFMYNrMTSV9gvPynukBX35f3vjNQsqeDGVBPJUaQ8Xa7sZqXzZqX8HwqzcH/his2-06und04-slide-da-problematizacao.pdf
- Fonte de áudio de música brasileira: Os 7 dias da semana: https://www.youtube.com/watch?v=jSf0Jy_Bje0 . Acesso: em 20 de outubro de 2018.
- Documento que disponibiliza um modelo para registro das atividades diárias da turma: HIS2_06UND04 Atividades diárias -
- Documento que disponibiliza um layout para o cartaz de combinados: HIS2_06UND04 Combinados para uma boa semana - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2sPFjnFZ6ctyKKN9cQUQmSDnPHc5hfVRTP8Ar66MR63xSkZhjFz3tH4DkyYQ/his2-06und04-combinados-para-uma-boa-semana.pdf
- Documento que disponibiliza o slideda Sistematização - HIS2_06UND04 - Slide da Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Xp4uH5FXW7cRJ7QfsDj3bHuHqHRC8WtpaKFbpDKMJgTGEJHaQPm66M2vgDje/his2-06und04-slide-da-sistematizacao.pdf
- Documento que contém a formatação para a atividade proposta para a Sistematização:HIS2_06UND04 O que eu mais gosto na Escola - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xSREEhArWX2nwKc6AABJ4VryNSAvFsxR3uf6NmBwB5a5GHSXhAeBwndhFbwW/his2-06und04-o-que-eu-mais-gosto-na-escola.pdf
Para você saber mais:
Acesse aqui mais conteúdos sobre o tempo como medida e o ensino de História para você se preparar para a aula:
- Pensamento infantil: a noção do tempo: https://www.youtube.com/watch?v=nW04XyqpUSA . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Organização do tempo na escola e a importância da rotina para os alunos: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/organizacao-do-tempo-na-escola-a-importancia-da-rotina/42290 . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- As rotinas e sua importância: http://www.escoladailha.com.br/portal/escola/cursos/ensino-infantil/as-rotinas-e-sua-importancia/ . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Rotina escolar: https://slideplayer.com.br/slide/10276481/ . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Categorias de entendimento do passado entre os Kadiwéu: narrativas, memórias e ensino de história indígena: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/41/31 . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Mirim- Povos indígenas no Brasil: https://mirim.org/como-vivem . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Instituto Socioambiental - Povos indígenas no Brasil: https://www.socioambiental.org/pt-br/o-isa/programas/povos-indigenas-no-brasil . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Fonte das imagens:
Banco de Imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA