Tema inicial
Plano de Aula
Plano de aula: Minha Caixinha de Memórias e a minha história
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Fatos da vida cotidiana
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI06 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Será necessária a utilização de aparelhagem multimídia/aparelho para reprodução de vídeos e músicas, papel 60k (ou com gramatura maior que o papel sulfite), papel sulfite (branco e colorido), tesoura, cola, canetas hidrocor, giz de cera, lápis de cor, massa de modelar, revistas para recorte
Material complementar:
- Documento que disponibiliza o slide incial desta aula - HIS2_ 06UND03 - Tema inicial: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Wf4XGC6jFMCfvgjgD8PGgZrNfb9h6AxUvQFQPppFNXwGKqHqUNEmAK2KF3aJ/his2-06und03-tema-inicial.pdf.
- Documento que disponibiliza fichas para que os alunos escrevam suas memórias - HIS2_ 06UND03 - Fichas Eu me lembro: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JgnXQh5xQqMHmpe4r6JSDnkGWHmUNJuXQV5VpEP3wJZ9NyZeXWhKjR9d3gz3/his2-06und03-fichas-eu-me-lembro.pdf.
- Documento que disponibiliza o slide da Problematização - HIS2_06UND03 - Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/N6mYG3Ws846MxvsUS55ypmTQhubvY4tsq7h98c88qQhugccjynP98ARjmbPt/his2-06und03-problematizacao.pdf.
- Documento para o registro das falas dos alunos sobre o que eles acham que é memória: HIS2_06UND03 - O que é Memória para a turma: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DJfNuEWUJFrwBpyNpV9zsPwhJzUMaefNXvUGpucPvQ7ay5JYZvHMXM2kx6rB/his2-06und03-o-que-e-memoria-para-a-turma.pdf
- Documento contendo molde de caixa que pode ser usado na Problematização- HIS2_06UND03 - Molde de caixa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s3wzP7GcydNf5pr7Xz7VubBmznru9n9uaUper852C2k23nDr2s5Z8rAjzCJ3/his2-06und03-molde-de-caixa.pdf.
- Documento que disponibliza o slide da Sistematização para fazer um cartaz e colar no mural da sala - HIS_06UND03 - Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/urGmAFEWGFWVKmFRqa2zvYw7x6VSQf2UZxw2MGfhuyRHcpfDaZPVKpKVp9e7/his2-06und03-sistematizacao.pdf.
Para você saber mais:
Acesse aqui mais conteúdos sobre o tempo como medida, a memória e a infância e o ensino de História para você se preparar para a aula:
- A memória da criança. Disponível em:< http://memorizacao.info/a-memoria-das-criancas.html> . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- BAUER, P.; PATHMAN, T. Memória e desenvolvimento inicial do cérebro. Enciclopédia sobre o desenvolvimento na primeira infância. Disponível em: <http://www.enciclopedia-crianca.com/cerebro/segundo-especialistas/memoria-e-desenvolvimento-inicial-do-cerebro> . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- ESTELLES, M. Brinquedos e brincadeiras da (nossa) cultura indígena. Brasileirinhos (blog). Disponível em: <https://brasileirinhos.wordpress.com/2016/04/19/brinquedos-e-brincadeiras-da-nossa-cultura-indigena/> . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- FONSECA, T. Do que as crianças indígenas gostam de brincar? Pesquisadora dá exemplos. Disponível em: <https://noticias.bol.uol.com.br/entretenimento/2009/04/18/do-que-as-criancas-indigenas-gostam-de-brincar-pesquisadora-da-exemplos.jhtm> .Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Infância e memória: o passado nunca termina? Disponível em: <https://labedu.org.br/12908-2/>. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas - SP: Editora Unicamp, 1990. Disponível em: <https://www.ufrb.edu.br/ppgcom/images/Hist%C3%B3ria-e-Mem%C3%B3ria.pdf>. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Memória e ensino de História - Espaços educativos e ensino de História parte 1. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=l6hrUk-OjSk>. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Memória e ensino de História - Espaços educativos e ensino de História parte 2. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ElA40RjjHeM&authuser=>. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Pensamento infantil: a noção do tempo. Nova Escola, 2009. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=nW04XyqpUSA >. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- RIBEIRO, M. F. A vida das crianças indígenas na Amazônia. Estadão (online). Disponível em: <https://sustentabilidade.estadao.com.br/blogs/eu-na-floresta/a-vida-das-criancas-indigenas-da-amazonia/>. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- VIEIRA, M. C. Vida na aldeia: a rotina dos indígenas pelo olhar da cidade grande. Revista Crescer (online). Disponível em: <https://revistacrescer.globo.com/A-mortalidade-das-criancas-indigenas/noticia/2016/01/vida-na-aldeia-rotina-dos-indigenas-pelo-olhar-da-cidade-grande.html >. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Fonte das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
- Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
- Busque através de uma conversa e das falas dos alunos o conhecimento que eles tenham a respeito das palavras-chaves: recordações pessoais; noções de temporalidade: passado/presente/futuro; registros históricos; memória; diferença/semelhança .
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA