Plano de Aula

Plano de aula: Alterando sílabas para criar novas palavras

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Com quantas sílabas se faz uma palavra?

mais ações

Descrição

Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é criar palavras substituindo, acrescentando ou excluindo sílabas.

Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Dispositivo com acesso à internet para jogar o jogo “Sílabas - completar as palavras”

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Jogo Palavra dentro da palavra. Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/5607559.

  • Materiais diversos:
    Cópias da lista de palavras, lápis, borracha, caderno, quadro e caneta para quadro.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Construção do sistema alfabético e da ortografia.

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Criar palavras substituindo, acrescentando ou excluindo sílabas.

Competências gerais

5. Cultura digital

7. Argumentação

9. Empatia e cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 70 minutos

Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é criar palavras substituindo, acrescentando ou excluindo sílabas.

Observação: Apesar da habilidade não prever o acréscimo de sílabas para criar novas palavras, entendemos que a criança ao realizar essa tarefa também está operando com a mesma unidade fonológica - a sílaba.

Dificuldades antecipadas: Os alunos recém alfabéticos ou silábicos-alfabéticos poderão ter mais dificuldade para substituir, acrescentar ou excluir as sílabas mediais. Poderão, também, criar palavras que não existem ou não conseguirem visualizar outra palavra ao acrescentar, substituir ou remover sílabas iniciais, mediais ou finais, mesmo existindo a possibilidade de formar uma nova palavra.

Organização da aula

Conversa inicial/Introdução:

Tempo previsto: 20 min

Criando novas palavras

Apresente o tema desta aula.

Lista de palavras

Inicie a aula fazendo o levantamento dos conhecimentos dos alunos sobre a possibilidade de se formar novas palavras. Questione-os:

- É possível criar novas palavras mudando apenas algumas sílabas?

- Quais sílabas podemos alterar?

Espera-se que os alunos respondam que é possível alterar as sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.

Desafie os alunos a darem exemplos e registre-os no quadro. Caso necessário, apresente outras sugestões, mostrando aos alunos como eles podem criar novas palavras no caderno, por exemplo, eles podem registrar somente o começo da palavra, ou somente o final, ou o começo e o final, para pensar em qual sílaba acrescentar, retirar ou substituir.

Organize a turma em duplas de modo que os alunos que já leem fluentemente possam estar distribuídos nas duplas e ajudem os colegas com hipótese não alfabética.

Baixe com antecedência para os computadores/tabletes/celulares que serão utilizados pelas crianças o jogo “Palavra dentro da palavra”, disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/5607559. Nesse Quiz, os estudantes terão que buscar as palavras que existem dentro de outras. Circule pela sala para verificar a forma como as duplas estão jogando e se estão colaborando uns com os outros.

Caso não consiga usar o jogo, entregue para cada dupla uma lista de palavras pertencentes ao mesmo campo semântico (nomes de frutas, animais, plantas, etc.). Sugerimos que você escolha palavras com diferentes composições de sílabas, e que favoreçam a criação de novas palavras.

Clique aqui para acessar uma sugestão de lista de palavras. Caso você julgue necessário, utilize, também, a lista de palavras possíveis de serem criadas, disponível aqui. Você pode, ainda, pesquisar no site Palavras.net, outras possibilidades de criação de novas palavras.

Palavras.net, disponível em: https://www.palavras.net/. Acesso em: 26 de setembro de 2018.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA