Como selecionar Recursos Educacionais Digitais (REDs) para suas aulas?
Plano de Aula
Plano de aula: Formação de palavras
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Com quantas sílabas se faz uma palavra?
Descrição
Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber as possibilidades de formação de palavras, excluindo, substituindo ou acrescentando sílabas iniciais, mediais ou finais.
Veja todos os planos aqui!
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Computadores ou outros dispositivos com acesso à internet - Recursos Educacionais Digitais:
Jogo: A casa e seu dono: https://wordwall.net/pt/resource/3167136 - Materiais diversos:
Cópias do texto “A casa e o seu dono”, de Elias José, lápis, borracha, caderno, piloto e quadro.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Construção do sistema alfabético e da ortografia
Prática de Linguagem
- Análise linguística e semiótica
Objetivos de aprendizagem
- Perceber as possibilidades de formação de palavras, excluindo, substituindo ou acrescentando sílabas iniciais, mediais ou finais.
Competências gerais
5. Cultura digital
7. Argumentação
9. Empatia e cooperação
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 60 min
Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber as possibilidades de formação de palavras, excluindo, substituindo ou acrescentando sílabas iniciais, mediais ou finais.
Observação: Apesar da habilidade não prever o acréscimo de sílabas para criar novas palavras, entendemos que a criança ao realizar essa tarefa também está operando com a mesma unidade fonológica - a sílaba.
Dificuldades antecipadas: Os alunos recém alfabetizados ou silábico-alfabetizados poderão ter mais dificuldade para substituir as sílabas mediais. Poderão, também, criar palavras que não existem ou não conseguirem visualizar outra palavra ao acrescentar, substituir ou remover sílabas iniciais, mediais ou finais, mesmo existindo a possibilidade de formar uma nova palavra.
Organização da aula
Conversa inicial/Introdução:
Tempo previsto: 20 min
Apresente o tema desta aula explicando que as palavras podem se transformar em novas palavras mudando apenas algumas sílabas.
Entregue para cada aluno o texto “A casa e o seu dono”, de Elias José, e faça a leitura compartilhada de modo que os alunos compartilhem suas ideias sobre a atribuição de sentido e possam se apropriar das estratégias de leitura uns dos outros.
Prepare os dispositivos digitais (computadores, tablets ou celulares) deixando ligados e com o jogo já preparado para que os estudantes joguem.
Apresente o jogo: A casa e seu dono. disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/3167136 e proponha que eles o joguem em duplas. Nesse jogo, os estudantes terão que colocar as letras em ordem escrevendo as palavras que aparecem no poema.
Pergunte aos alunos:
- Vocês perceberam que o autor usou palavras parecidas no poema?
- Quem consegue me dizer duas palavras que ele usou que são parecidas? Porque são parecidas?
- Há diferença nestas palavras?
- Quais?
Registre no quadro essas palavras para que os alunos possam observar as suas sílabas.
Analise junto com eles tais palavras, mostrando que ao fazer a inclusão, substituição ou exclusão de sílabas é possível formar novas palavras. Ex: A palavra CACO, acrescentando MA como sílaba inicial, forma a palavra MACACO; CIMENTO, substituindo a sílaba inicial CI pela sílaba JU, forma a palavra JUMENTO; ELEFANTE, substituindo a sílaba medial FAN pela sílaba GAN, forma a palavra ELEGANTE; REPENTE, excluindo a sílaba inicial RE forma a palavra PENTE; CABRITA, excluindo a sílaba inicial CA, forma a palavra BRITA e etc.
Materiais complementares: Clique aqui para acessar o texto “A casa e o seu dono”, de Elias José.
Caso queira, você pode pesquisar no site Palavras.net outras palavras que podem ser criadas com base nas palavras do exemplo.
Palavras.net, disponível em: https://www.palavras.net/. Acesso em 26 de setembro de 2018.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA