Atividade para impressão - Fichas de Palavras
Plano de Aula
Plano de aula: Utilizando fichas de palavras para criar novas palavras
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Com quantas sílabas se faz uma palavra?
Descrição
Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender que alterando a sílaba inicial, medial ou final de uma palavra é possível criar novas palavras.
Veja todos os planos aqui!
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Computador, projetor e caixa de som para passar o vídeo Palavras dentro de outras palavras. - Recursos Educacionais Digitais:
Vídeo: Palavras dentro de outras palavras. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZDd2Em-ibYI - Materiais diversos:
Fichas de palavras, lápis, borracha e caderno.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Construção do sistema alfabético e da ortografia
Prática de Linguagem
- Análise linguística e semiótica
Objetivos de aprendizagem
- Compreender que alterando a sílaba inicial, medial ou final de uma palavra é possível criar novas palavras.
Competências gerais
5. Cultura digital
7. Argumentação
9. Empatia e cooperação
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 60 min
Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender que alterando a sílaba inicial, medial ou final de uma palavra é possível criar novas palavras.
Observação: Apesar da habilidade não prever o acréscimo de sílabas para criar novas palavras, entendemos que a criança ao realizar essa tarefa também está operando com a mesma unidade fonológica - a sílaba.
Dificuldades antecipadas: Os alunos recém alfabéticos ou silábicos alfabéticos poderão ter mais dificuldade para substituir as sílabas mediais. Poderão, também,criar palavras que não existem ou não conseguirem visualizar outra palavra ao acrescentar, substituir ou remover sílabas iniciais, mediais ou finais, mesmo existindo a possibilidade de formar uma nova palavra.
Organização da aula
Conversa inicial/Introdução:
Tempo previsto: 20 min
Apresente o tema da aula aos alunos, explicando que nesta aula eles irão brincar com as palavras. A brincadeira será um jogo no qual o desafio envolve descobrir novas palavras. Propostas envolvendo jogos, costumam motivar os alunos, pois eles podem usar seus conhecimentos por meio de uma situação lúdica.
Apresente a proposta aos alunos:
- Na aula de hoje, iremos brincar com um jogo de palavras para criarmos novas palavras, mas antes, vamos lembrar como podemos formar novas palavras modificando algumas sílabas.
Questione:
- Quem pode dar um exemplo de uma palavra que quando retiramos uma sílaba forma outra palavra? É possível criar uma nova palavra substituindo uma ou mais sílabas? Quem pode citar um exemplo? Alguém conhece uma palavra que ao acrescentarmos uma sílaba forma uma nova palavra?
Espera-se que os alunos utilizem palavras de referência que já foram exploradas em outros momentos, respondendo por exemplo que com a palavra CAVALO podemos ter CALO e CAVA se retirarmos uma sílaba; CAVACO se substituirmos uma sílaba e podem sugerir a palavra CACO, que se acrescentada uma sílaba forma MACACO.
Anote os exemplos no quadro. Caso os alunos tenham dificuldade para citar os exemplos, você pode ajudá-los com algumas ideias. Por exemplo, a palavra GATO, substituindo a sílaba TO pela sílaba LO forma a palavra GALO, ou substituindo a sílaba GA pela sílaba RA forma a palavra RATO. A palavra GALINHA, excluindo a sílaba GA forma a palavra LINHA; MACACO, excluindo a sílaba MA forma a palavra CACO; JACARÉ, excluindo a sílaba RÉ forma a palavra JACA. COBRA, acrescentando a sílaba DOR forma a palavra COBRADOR; PATO, acrescentando a sílaba SA forma a palavra SAPATO e assim sucessivamente.
Para finalizar essa parte da aula, prepare com antecedência o projetor e o computador, abra o vídeo: “PALAVRAS DENTRO DE OUTRAS PALAVRAS” e passe para os estudantes fazendo pausas para que percebam que uma palavra pode formar outras. Retome os exemplos que foram dados anteriormente. No final do vídeo, pause a cada palavra para que os estudantes façam a leitura de uma por uma. Você pode sortear os nomes dos alunos que farão a leitura. A leitura pode ser individual ou em dupla.
Organize a turma para o jogo (dupla contra dupla), de modo que os alunos que já leem fluentemente possam estar distribuídos nas duplas e ajudem os colegas com hipótese não alfabética.
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