Atividade - LPO2_13ATS02
Plano de Aula
Plano de aula: Atividade de exercitação de utilização das letras maiúsculas e minúsculas
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Quando usar letra maiúscula?
Descrição
Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é fomentar reflexões sobre regularidades de utilização da letra maiúscula.
Veja todos os planos aqui!
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Computadores ou outros dispositivos com acesso à internet - Recursos Educacionais Digitais:
Atividade interativa: Maiúscula ou minúscula? Disponível em: https://atividade.digital/jogos/lingua-portuguesa/letras-maiusculas-letras-minusculas/maiuscula-ou-minuscula.
Acesso à internet para reproduzir do site da UOL o texto Maurício de Sousa Produções, Sem nome, disponível em: http://turmadamonica.uol.com.br/tirinhas/index.php?a=46. Acesso em: 5 de novembro de 2018. - Materiais diversos:
Projetor; quadro/giz; texto escrito; pequenas caixinhas (uma para cada dupla); cartões de duas cores diferentes; tesouras; colas.
Atividade disponibilizada: clique aqui.
Fichas com palavras para completar as lacunas da atividade: clique aqui.
Resolução da atividade: clique aqui.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Construção do sistema alfabético
Prática de Linguagem
- Análise linguística e semiótica
Objetivos de aprendizagem
- Escolher a letra adequada, maiúscula ou minúscula, para os substantivos propostos.
Competências gerais
3. Repertório cultural
4. Comunicação
5. Cultura digital
9. Empatia e cooperação
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Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 50 minutos
Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é fomentar reflexões sobre regularidades de utilização da letra maiúscula.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades ao relacionar diferentes formatos das mesmas letras (cursivas com caixa alta, por exemplo); dificuldades de compreender o que são nomes próprios, o que pode gerar dúvidas no momento da escolha do uso de letra maiúscula ou minúscula.
Organização da aula
Conversa inicial:
Tempo previsto: 10 minutos
Orientações: Projete ou leia o tema da aula para a turma.
Orientações: Professor, tenha em mente que esta habilidade apresentada na BNCC envolve diferentes conhecimentos gramaticais. Para a descoberta das regularidades de uso da letra maiúscula deve ser utilizada a análise das ocorrências nos nomes da turma e nos textos lidos pelo professor, acompanhado pelo grupo ou textos lidos de forma autônoma pelos estudantes. Os conhecimentos sobre a convenção ortográfica, ao longo dos anos, pode prever o uso do dicionário, além de orientar o ensino de procedimentos como: rever a escrita para conferir a ortografia; recorrer a fontes confiáveis; anotar as regularidades observadas etc.
Para esta aula é necessário que a turma já tenha um conhecimento sistematizado da existência de diferentes tipos de letra (caixa alta, impressa, minúscula e cursiva), pois, enquanto as crianças escrevem apenas com letras maiúsculas, refletir a respeito do emprego das maiúsculas e minúsculas não faz sentido. Tão logo consigam traçar a letra cursiva com agilidade, esta reflexão começa a tornar-se possível, principalmente se o propósito for ajudá-las a usar as maiúsculas nos textos que produzem. Também é necessário que os estudantes já tenham tido um contato inicial com o conteúdo trabalhado aqui (uso de letra maiúscula); portanto, no momento da introdução, as reflexões servirão para retomar o conhecimento aprendido anteriormente pelas crianças, para que no desenvolvimento elas fixem de forma lúdica as reflexões já realizadas.
Inicie a aula com a turma organizada em duplas para facilitar a atividade em grupo proposta do desenvolvimento.
Solicite três voluntários para ler a tirinha projetada (retirada do site do UOL, Maurício de Sousa Produções, Sem nome, disponível em: http://turmadamonica.uol.com.br/tirinhas/index.php?a=46. Acesso em: 5 de novembro de 2018.).
Caso a projeção não seja possível, você pode optar por imprimir a imagem do slide do tamanho de uma cartolina e passar em cada uma das duplas para que as crianças interpretem com o recurso das imagens os sentidos acionados pela tirinha (texto curto que alia recursos verbais e não verbais, diálogos que abordam cenas que podem ocorrer no cotidiano, o tom humorístico característico do gênero, as expressões de surpresa de Cebolinha, Cascão e Mônica, a naturalidade com que Magali carrega seu lanche etc. Cada estudante será responsável por ler as falas de um personagem. Logo após, faça questionamentos sobre o texto, como: Vocês gostaram da tirinha? Por quais motivos?; Já tinham lido textos como este em algum lugar? Onde? (Respostas pessoais.)
Posteriormente, focando no conteúdo abordado nesta aula, pergunte: Vocês conhecem os personagens da tirinha?; Quais são os seus nomes?. Espera-se que as crianças já conheçam os personagens e falem seus nomes (Mônica, Magali, Cebolinha e Cascão). Logo após, diga para a turma que pronunciará duas frases e que eles devem prestar muita atenção. Relacionando o nome do personagem Cebolinha com a planta comestível de mesmo nome, pronuncie: “O Cebolinha ficou assustado com o lanche da Magali.” e “Eu gosto de comer cebolinha na salada!”. Logo após, questione: Qual é a diferença do nome Cebolinha/cebolinha nas duas frases que pronunciei? Alguém saberia me dizer?. Espera-se que as crianças consigam identificar (ainda que não utilizem esta nomenclatura) que, no primeiro caso, Cebolinha é um nome próprio e no segundo, cebolinha é um nome comum. Em seguida, pergunte: Se as frases que acabei de pronunciar fossem escritas no quadro com letra cursiva, as palavras Cebolinha da primeira frase e cebolinha da segunda seriam escritas da mesma forma? Espera-se que, por já terem compreendido na questão anterior os diferentes usos desta palavra, as crianças sejam capazes de responder que uma delas leva letra inicial maiúscula e outra não. Corrija ou reforce as hipóteses dos estudantes sobre as escritas dos nomes dos personagens.
Pergunte a turma se alguém lembra o outro uso que aprenderam da letra maiúscula, espera-se que as crianças digam que a letra maiúscula também é utilizada no início de frases. Corrija ou confirme as hipóteses dos estudantes e pergunte: Se a fala do Cebolinha no balão da primeira tirinha (apontando para o texto) fosse escrita com letra cursiva, quais palavras levariam letra maiúscula? Espera-se que a turma identifique que Pessoal e Cada devem levar letra maiúscula e que os estudantes sejam capazes de justificar esta resposta. Faça o mesmo para todas as frases da tirinha, corrigindo ou confirmando as respostas dos estudantes sempre que necessário.
Materiais complementares: Acesso à internet para reproduzir do site do UOL o texto Maurício de Sousa Produções, Sem nome, disponível em: http://turmadamonica.uol.com.br/tirinhas/index.php?a=46. Acesso em: 5 de novembro de 2018.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
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