Atividade para impressão - Dinâmica de introdução - LPO2_13ATS03
Plano de Aula
Plano de aula: Corrigindo um texto: Letra maiúscula ou minúscula?
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Quando usar letra maiúscula?
Descrição
Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é fomentar reflexões sobre regularidades de utilização da letra maiúscula.
Veja todos os planos aqui!
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Computadores ou outros dispositivos com acesso à internet - Recursos Educacionais Digitais:
Atividade interativa: Escrita imprensa e cursiva. Disponível em https://www.escolagames.com.br/jogos/escrita-imprensa-e-cursiva - Materiais diversos:
Quadro/projetor; pincel/giz; três potes para serem utilizados na etapa de introdução (um contendo fichas com os nomes dos estudantes; um contendo os comandos “Nome de país ou cidade”, “Nome de pessoa”, “Nome de objeto” e “Nome de animal” (este pote será reaproveitado na etapa Desenvolvimento com mais fichas dos mesmos comandos) e um contendo as letras do alfabeto; dinâmica de introdução, disponível aqui; e atividade de desenvolvimento, disponível aqui.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Construção do sistema alfabético
Prática de Linguagem
- Análise linguística e semiótica
Objetivos de aprendizagem
- Revisar, em um texto escrito pelo colega, os usos das letras maiúsculas e minúsculas.
Competências gerais
3. Repertório cultural
4. Comunicação
5. Cultura digital
9. Empatia e cooperação


Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 50 minutos
Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é fomentar reflexões sobre regularidades de utilização da letra maiúscula.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades de compreender o que são nomes próprios, o que pode gerar dúvidas no momento da escolha do uso de letra maiúscula ou minúscula e dificuldades de compreender a utilização da letra maiúscula no início de frases em nomes comuns.
Organização da aula
Conversa inicial:
Tempo previsto: 10 minutos
Orientações: Leia ou projete o tema da aula para a turma.
Orientações: Professor, tenha em mente que esta habilidade apresentada na BNCC envolve diferentes conhecimentos gramaticais. Para a descoberta das regularidades de uso da letra maiúscula deve ser utilizada a análise das ocorrências nos nomes da turma e nos textos lidos pelo professor, acompanhado pelo grupo ou textos lidos de forma autônoma pelos estudantes. Os conhecimentos sobre a convenção ortográfica, ao longo dos anos, podem prever o uso do dicionário, além de orientar o ensino de procedimentos como: rever a escrita para conferir a ortografia; recorrer a fontes confiáveis; anotar as regularidades observadas etc.
Para esta aula é necessário que a turma já tenha um conhecimento sistematizado da existência de diferentes tipos de letra (caixa alta, impressa minúscula e cursiva), pois, enquanto as crianças escrevem apenas com letras maiúsculas, refletir a respeito do emprego das maiúsculas e minúsculas não faz sentido. Tão logo consigam traçar a letra cursiva com agilidade, esta reflexão começa a tornar-se possível, principalmente se o propósito for ajudá-las a usar as maiúsculas nos textos que produzem.
Também é necessário que os estudantes já tenham tido um contato inicial com o conteúdo trabalhado aqui (uso de letra maiúscula); portanto, no momento da introdução, as reflexões servirão para retomar o conhecimento aprendido anteriormente pelas crianças, para que no desenvolvimento elas revisem um texto escrito, utilizando o conhecimento que já foi sistematizado. As crianças deverão ser organizadas em duplas para poupar tempo para a atividade a ser realizada durante o desenvolvimento (aproveitando que para a execução desta aula, os estudantes já devem ter tido contato com o conteúdo abordado, o professor saberá identificar as crianças que já demonstram familiaridade com o tema e as crianças que apresentam algumas dificuldades, opte por mesclar as duplas, levando isso em consideração).
Em cima da mesa do professor disponibilize três potes (um contendo fichas com os nomes dos estudantes; um contendo os comandos Nome de país ou cidade, Nome de pessoa, Nome de objeto e Nome de animal e um contendo as letras do alfabeto). Mediante sorteio, quatro crianças por vez deverão inserir no quadro palavras do tema que sortearam que se iniciem com a letra também sorteada. Previamente, o professor deverá dividir o quadro em quatro colunas, uma para cada comando sorteado. Sugerimos, aqui, a utilização de apenas parte do alfabeto, já que, na língua portuguesa, não é comum o uso de ‘H’, ‘K’, ‘W’, X’,’Y’ ou ‘Z’ como letras iniciais em grande parte dos temas propostos aqui, o que pode gerar dúvidas nas crianças e dificuldades na realização da atividade.
Explicite a atividade para as crianças: “Hoje vamos fazer uma atividade para relembrar os usos das letras maiúsculas e minúsculas. Eu tirarei deste pote quatro nomes de alguns de vocês. Depois, quem vier aqui na frente participar da atividade, deverá retirar de outro pote o tema da palavra que irá escrever; depois farei outro sorteio, agora da letra que as crianças que estiverem aqui na frente utilizarão para iniciar suas palavras. Por exemplo, se no primeiro sorteio, eu retirar os nomes Maria Eduarda, Pedro, Lucas e Raíssa do pote, eles deverão retirar uma palavra do segundo pote. Se Maria Eduarda retirar o tema Nome de país ou cidade, ela deverá escrever no quadro uma palavra que seja um nome de país ou cidade; da mesma forma, se Pedro retirar do pote o tema Nome de pessoa, ele deverá escrever no quadro um nome de pessoa; entretanto não poderão escrever qualquer nome de país ou cidade ou qualquer nome de pessoa; pois deverão esperar o terceiro sorteio. Se eu retirar do terceiro pote a letra B, Maria Eduarda deverá escrever no quadro no lugar adequado, o nome de um país ou de uma cidade que comece com a letra B; da mesma forma, Pedro deverá escrever um nome de pessoa que comece com a letra B. Depois que eu falar “valendo” as crianças terão até 1 minuto para escrever a palavra, se depois de 30 segundos o estudante não conseguir lembrar de nenhum nome, poderá ter a ajuda de mais um colega escolhido por ele.”
Depois de duas rodadas, tendo em vista o tempo sugerido nesta etapa, inicie a correção das palavras no grande grupo. Espera-se que as crianças tenham escrito os nomes de países, cidades ou pessoas com letras iniciais maiúsculas e os nomes de objetos ou animais com letras iniciais minúsculas. Focando nas palavras inseridas no quadro, pergunte ao grupo: As respostas dos colegas estão escritas de forma correta?, espera-se que aqui os estudantes corrijam ou confirmem as respostas do quadro; Há alguma palavra incorreta? Como corrigi-la?, espera-se que, caso haja alguma palavra com uso inadequado de letra maiúscula ou minúscula, as crianças tenham capacidade de perceber e corrigir os erros; O que tem de comum entre as colunas Nomes de países e cidades e Nomes de pessoas? Por que isso acontece?, espera-se que aqui, as crianças percebam que todas estas palavras devem ser escritas com letras iniciais maiúsculas; O que tem de comum entre as colunas Nomes de objetos e Nomes de animais? Por que isto acontece?, espera-se que as crianças identifiquem que as palavras destas duas colunas devem ser escritas com letras iniciais minúsculas. Corrija ou reforce as hipóteses levantadas pelas crianças.
Por fim, questione: Além de nomes de pessoas e nome de lugares, onde devemos usar letra inicial maiúscula?. Espera-se que as crianças relembrem que as letras maiúsculas também devem ser utilizadas em início de frase. Caso nenhuma criança diga ao grande grupo essa utilização, diga uma frase e, trabalhando oralmente, pergunte: Se utilizássemos a letra cursiva para escrever a frase que acabei de pronunciar, há alguma palavra que deveria ser escrita com letra inicial maiúscula? Qual?, espera-se que as crianças consigam identificar que, além da utilização da letra maiúscula no início de nomes próprios, fazemos isso na primeira letra da primeira palavra de um texto escrito.
Materiais complementares: Dinâmica de introdução: clique aqui; fichas com os nomes dos estudantes.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA