Atividade de apoio: Descobrindo as letras maiúsculas e minúsculas em nomes próprios e em início de frases
Plano de Aula
Plano de aula: Descobrindo as letras maiúsculas e minúsculas em nomes próprios e em início de frases
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Quando usar letra maiúscula?
Descrição
Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é fomentar reflexões sobre regularidades de utilização da letra maiúscula.
Veja todos os planos aqui!
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Computadores ou outros dispositivos com acesso à internet - Recursos Educacionais Digitais:
Jogo: Letras maiúsculas e minúsculas, disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/24959688 - Materiais diversos:
Quadro/projetor, giz/pincel, cartolina, texto escrito (MIRANDA, Sônia. Infância. In: Pra boi dormir. Rio de Janeiro: Record, 1998.). Atividade de apoio: clique aqui, nomes dos/as estudantes da turma escritos em três formatos diferentes (letra maiúscula, cursiva e impressa minúscula) apenas se for necessária a utilização da atividade de apoio.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Construção do sistema alfabético
Prática de Linguagem
- Análise linguística e semiótica
Objetivos de aprendizagem
- Descobrir, em grupo, algumas regularidades da utilização de letra maiúscula em uma lista de palavras, um texto escrito e em algumas frases, especialmente em substantivos próprios e no início de frases para que possam iniciar reflexões contextualizadas dos usos de letras maiúsculas e minúsculas.
Competências gerais
3. Repertório cultural
4. Comunicação
5. Cultura digital
9. Empatia e cooperação


Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 50 minutos
Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é fomentar reflexões sobre regularidades de utilização da letra maiúscula.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades ao relacionar diferentes formatos das mesmas letras (cursivas com caixa alta, por exemplo); dificuldades de compreender o que são nomes próprios, o que pode gerar dúvidas no momento da escolha do uso de letra maiúscula ou minúscula.
Organização da aula
Conversa inicial:
Tempo previsto: 15 minutos
Orientações: Projete ou leia o tema da aula para a turma.
Para iniciar a aula, faça uma sondagem sobre os conhecimentos prévios que os estudantes apresentam sobre o uso de maiúsculas ou minúsculas. Deixe os dispositivos digitais preparados com o Jogo: Letras maiúsculas e minúsculas, disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/24959688 para que os estudantes possam jogar todos ao mesmo tempo. Esse jogo, como se trata de uma sondagem, seria interessante que fosse jogado de forma individual, assim você teria uma análise mais acurada dos conhecimentos de cada um dos seus alunos. Caso não seja possível, eles podem jogar em duplas ou trios. No jogo, eles devem analisar e reconhecer se os nomes das figuras (pessoas ou animais) começam ou não com letra maiúscula. Circule pela sala, pois é uma forma de observar e avaliar a compreensão dos estudantes. Identifique e anote os estudantes que apresentam mais dificuldades para dar um maior apoio durante as atividades.
Orientações: Tenha em mente que essa habilidade apresentada na BNCC envolve diferentes conhecimentos gramaticais. Para a descoberta das regularidades de uso da letra maiúscula deve ser utilizada a análise das ocorrências nos nomes da turma e nos textos lidos pelo/a professor/a, acompanhado/a pelo grupo ou textos lidos de forma autônoma pelos/as estudantes. Os conhecimentos sobre a convenção ortográfica, ao longo dos anos, pode prever o uso do dicionário, além de orientar o ensino de procedimentos como: rever a escrita para conferir a ortografia; recorrer a fontes confiáveis; anotar as regularidades observadas, etc.
Para esta aula é necessário que a turma já tenha um conhecimento sistematizado da existência de diferentes tipos de letras (caixa alta, impressa minúscula e cursiva), pois, enquanto as crianças escrevem apenas com letras maiúsculas, refletir a respeito do emprego das maiúsculas e minúsculas não faz sentido, por isso a sondagem inicial é muito necessária nesse momento. Tão logo consigam traçar a letra cursiva com agilidade, essa reflexão começa a tornar-se possível, principalmente se o propósito for ajudá-las a usar as maiúsculas nos textos que produzem.
Organize a turma em formato de meia lua para a melhor visualização do quadro/projeção e interação entre estudantes e professor/a. Durante as atividades propostas para esta aula, as crianças deverão refletir de forma individual em alguns momentos e, posteriormente compartilharem suas conclusões com a turma.
Projete/insira no quadro duas listas de palavras, uma utilizando nomes próprios e outra utilizando nomes comuns. Para isso, você pode utilizar as palavras do texto que será trabalhado na etapa de desenvolvimento (aqui, utilizaremos palavras do texto ‘Infância’, de Sônia Miranda) mescladas com outras palavras que as crianças tenham familiaridade.
Peça para que as crianças observem as duas listas e pergunte:
- Por que vocês acham que o/a professor/a separou essas palavras em duas listas?
- Vocês conseguem perceber algumas diferenças entre elas? Quais?
Espera-se que as crianças consigam identificar que a lista 1 é composta por nomes de pessoas e de lugares e que a lista 2 traz nomes comuns, ainda que não utilizem a nomenclatura formal.
- Comparando as duas listas, vocês percebem alguma diferença na forma como essas palavras foram escritas? Espera-se que as crianças digam que sim e comentem sobre o uso da letra maiúscula e minúscula. Confirme ou conteste as hipóteses das crianças e explique que durante a aula elas compreenderão melhor os usos das letras.
Pergunte também se elas conhecem os nomes que damos para o tipo de letra que inicia as palavras da lista 1 e caso, não conheçam, diga que essas são as letras maiúsculas, fazendo a contraposição com as letras minúsculas.
Caso as crianças tenham apresentado muitas dificuldades na etapa inicial de introdução no reconhecimento da letra cursiva e você precise retomar as diferenças entre os diferentes tipos de letras (caixa alta, imprensa minúscula e cursiva), há um material complementar para auxiliá-lo/a nesse sentido.
Materiais complementares: Atividade de apoio: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hQqvTDHCRXGn48syw36H2sh23nCp7QSdzQet2pskHfcveDQqvgeGhRQ8j8ew/atividade-para-impressao-descobrindo-letras-maiusculas-e-minusculas-lpo2-13ats01.pdf.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA