Plano de Aula

Plano de aula: Atividades com E e I em final de palavra

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre E ou I?

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Descrição

Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber as regularidades no uso das letras E e I no final de palavras, com ênfase no E átono.

Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Computadores ou outros dispositivos com acesso à internet

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Jogo: Termina com E ou com I? Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/3445447/termina-com-e-ou-com-i

  • Materiais diversos:
    1. Texto para o cartaz “Lista de compras” para ser confeccionado em tamanho grande, disponível aqui. 2. Palavras da lista de compras para serem recortadas, colocadas em saquinhos e usadas durante a brincadeira “Telefone sem fio” disponível aqui. 3. Atividade lista de compras - palavras em sílabas- disponível aqui. Caderno de produção textual, lápis, borracha. Quadro, giz ou pincel.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Construção do sistema alfabético

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Exercitar o emprego do E e do I em final de palavras através da atividade “É com E ou com I ?”

Competências gerais

3. Repertório cultural

4. Comunicação

5. Cultura digital

9. Empatia e cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos

Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber as regularidades no uso das letras E e I no final de palavras, com ênfase no E átono.

Dificuldades antecipadas: Emprego da letra I no lugar do E por apoiarem-se na oralidade, exemplo: AMACIANTI. Terem dificuldade em segmentar as palavras e/ou identificarem a tonicidade das sílabas.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 10 minutos

Termina com E ou com I?

Orientações: Leia o tema da aula e fale para os alunos:

- Na aula de hoje, vamos descobrir se conseguimos identificar quando uma palavra termina com E e quando termina com I. Será que conseguiremos? Quem topa esse desafio? Então, vamos descobrir?

Quais tipos de produtos encontramos em uma lista de compras de supermercado?

Orientações: Prepare a lista em tamanho grande que será utilizada na atividade “Telefone sem fio”, bem como as palavras que serão colocadas nos saquinhos. Já sabendo de antemão a quantidade de alunos em sua sala, prepare um saquinho para ser usado em cada fileira. Exemplo: Se sua sala tem 25 alunos, organize 5 fileiras com 5 alunos cada, então, organize 5 saquinhos com 5 palavras cada, tomando o cuidado de colocar as palavras bem sortidas, de modo que tenham que olhar para todas as colunas da lista. Caso não seja possível elaborar a lista em cartolina, pode-se também montá-la com giz ou pincel no quadro, ou, se tiver um projetor disponível na sala, usar apenas a projeção do slide da lista. Caso seja preciso escrevê-la no quadro, faça também uma adaptação das perguntas a respeito dos produtos de consumo, itens de uma lista de compras, pois, nesse caso, as crianças já estarão visualizando o modelo que será trabalhado com elas. Faça uma adaptação também no modo como as crianças poderão prender as sílabas na lista, procurando um adesivo com boa aderência e que seja fácil de ser manipulado.

Explique para os alunos que, nesta aula, eles irão analisar a lista de compras da família Silva, com itens diversos de consumo. Só que, no final de cada palavra dessa lista, haverá uma lacuna, pois, na hora de escreverem, a família Silva ficou em dúvida sobre como eles deveriam escrever a palavra: com E ou com I. Por isso, na aula de hoje, os alunos deverão ajudar a família a terminar de escrever a lista, decidindo se aquela sílaba que falta é com E ou com I, por isso foi feita a pergunta anterior. Contextualize a história da lista:

- “Antes de irem ao mercado, a família Silva se reúne na cozinha para elaborar sua lista de compras. Todo mundo participa dando sugestões de produtos que devem ser comprados, lembrando daqueles itens que não podem faltar, dizendo em que coluna da lista o produto deve ficar, afinal, no mercado, os produtos são organizados por tipos em cada corredor ou setor, então, na lista, os produtos também ficam separados por tipos.”

Pergunte quais itens podem estar na lista de compras, caso ache interessante, leve embalagens de alguns produtos como: sabonete, cotonete, espaguete, etc. Questione se em suas casas existe o hábito de se fazer listas de compras e o por que acreditam que as pessoas fazem listas antes de irem ao mercado. A seguir, algumas sugestões de perguntas a serem feitas:

- Lembrando do fato de que esses produtos devem terminar com E ou com I, que itens vocês acreditam que podem estar nessa lista de compras?

- Vocês estão acostumados a ver embalagens, de vários produtos, seja nos mercados ou em casa. Se eu mostrá-las a vocês, será que conseguirão identificar de que produto se trata? - Caso tenha levado embalagens.

- E na casa de vocês? Também é feita uma lista de compras antes de ir ao mercado? Quem participa da elaboração da lista?

- Por que vocês acreditam que fazer uma lista de compras é importante?

- Que tipo de produtos encontramos no mercado? Só alimentos? O que mais temos? Isso mesmo, temos alimentos dos mais variados tipos (frescos, embalados, não perecíveis, congelados), produtos de higiene, produtos de limpeza, etc.

Retome a tarefa que estarão incumbidos nessa aula, que é decidir quais palavras da lista são terminadas com E e quais terminam com I.

Pessoal, agora que já discutimos o valor da lista de compras, vamos pensar um pouco sobre a tarefa que realizarão nesta aula. Já que o desafio será decidir quais palavras são terminadas em E ou em I, que tal relembrarmos um pouquinho o que já sabemos sobre isso?

Faça o resgate do que já aprenderam sobre E átono e a tonicidade das sílabas. Se esta aula estiver sendo usada em conjunto com as outras, na aula anterior, as crianças elaboraram uma lista cheia de palavras com E átono retiradas da letra da música Fome-Come e fizeram um registro final sobre suas descobertas. Relembre com as crianças, pedindo que uma ou duas compartilhem o registro que fizeram, escreva alguma das palavras da lista da música, no quadro, destacando a sílaba mais forte, com a ajuda dos alunos, mostrando que o E átono acontece por não estar na sílaba mais forte. Confrontando o uso do E átono, foi apresentado para elas a palavra SUCURI em que a sílaba final era a mais forte e escrita com I, não com E.

Ressalte que na aula anterior todas as palavras da música eram escritas com E no final, mas tinham som de I. Porém, foi visto também que quando a última sílaba é mais forte, ela é escrita com I, como no exemplo citado no item 3. Nas palavras desta aula haverá as duas possibilidades e eles terão de decidir, baseados no que já sabem, se a última sílaba das palavras na lista de compras é com E ou com I. Nesta atividade o desafio é maior, pois palavras que terminam com E ou com I estarão misturadas na lista e eles devem se atentar a isso. O item 5 se refere a intervenções e dicas para professores que optaram por não usar o conjunto das 3 aulas. Caso a aula anterior tenha sido dada, o item 5 é dispensável.

Caso essa aula não seja usada conjuntamente com as outras duas, uma sugestão é relembrar que algumas palavras são escritas com E no final, mas tem som de I, como em CONTENTE, GENTE, ALEGRE, PENTE, etc. Escreva essas palavras no quadro para que as crianças visualizem melhor o conceito. Separe-as em sílabas se achar melhor. Diga que toda palavra tem uma sílaba mais forte. Chame as palavras como se fossem nomes para descobrir qual é a sílaba mais forte. “Conteeeente”, “Geeeente”, “Aleeeegre”, etc. Explique que a sílaba que nos demoramos mais é a sílaba mais forte e pelo fato do E estar nas últimas sílabas, que nesses casos não são as sílabas mais fortes das palavras, ele sai com o som mais fraco, pode ficar com som de I e confundir. Escreva também palavras terminadas em I como JAVALI, JEQUITI, SUELI, explicando que alguns sons de I em final de palavra podem mesmo ser da letra I, pois aqui as sílabas mais fortes são as últimas, por isso usamos o I.

Materiais complementares: Embalagens de produtos diversos, caso ache interessante.

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