Atividade para impressão - E ou I
Plano de Aula
Plano de aula: Revisando o uso do E e do I em final de palavra
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre E ou I?
Descrição
Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber as regularidades no uso das letras E e I no final de palavras, com ênfase no E átono.
Veja todos os planos aqui!
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Computadores ou outros dispositivos com acesso à internet - Recursos Educacionais Digitais:
Desafio: E vs I. Disponível em: https://brincandocomarie.com.br/desafio-e-i/ - Materiais diversos:
Projetor multimídia para projeção dos slides da aula. Cópia, para todos os alunos, da atividade de revisão, disponível aqui. Cópia das listas de palavras A e B, para distribuir entre as duplas, disponível aqui. Lista de apoio ao professor para organização das duplas de alunos, disponível aqui. Resolução da atividade disponível aqui. Quadro do professor. Caderno de produção textual dos alunos. Lápis e borracha.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Construção do sistema alfabético
Prática de Linguagem
- Análise linguística e semiótica
Objetivos de aprendizagem
- Resgatar e fixar os conceitos aprendidos sobre as regularidades contextuais do uso do E e do I em final de palavras, utilizando-se da análise da transgressão ortográfica intencional.
Competências gerais
3. Repertório cultural
4. Comunicação
5. Cultura digital
9. Empatia e cooperação


Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 50 minutos
Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber as regularidades no uso das letras E e I no final de palavras, com ênfase no E átono.
Dificuldades antecipadas: Emprego da letra I no lugar do E por apoiarem-se na oralidade, exemplo: VERDADI. Terem dificuldade em segmentar as palavras e/ou identificarem a tonicidade das sílabas.
Organização da aula
Conversa inicial:
Tempo previsto: 10 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e fale para os alunos:
O objetivo desta aula é fixar as regrinhas sobre o uso da letra E e da letra I no final das palavras. Para isso, nós vamos trabalhar com a escrita errada e intencional de algumas palavras, para que possamos analisar e discutir, relembrando as regras que podem nos ajudar a escolher usar a letra E ou a letra I do modo correto.
Orientações: Sente as crianças em duplas pré-definidas. Há uma lista que poderá ajudar na elaboração das duplas nos materiais complementares.
Explique para as crianças que você trouxe o trecho de uma entrevista com o autor Maurício de Souza para lerem juntos. Relembre com a turma que para marcar a fala caipira do Chico Bento e a troca do R pelo L do Cebolinha, Maurício de Souza escreve algumas palavras de modo “errado”, do modo como ambos os meninos falam, de propósito.
- Quem aqui conhece o Chico Bento? E o Cebolinha? Quando a gente lê a fala deles, aparece alguma coisa diferente? Alguma palavra que parece estar escrita diferente? Por quê?
- Isso mesmo, o Cebolinha troca o R pelo L e o Chico Bento tem a fala caipira.
- É interessante, não é? O autor Maurício de Souza escreve algumas palavras de uma forma diferente para que a gente entenda como esses dois meninos falam. É uma troca pensada para fazer a gente pensar sobre a fala e a escrita.
- Vamos conhecer um pouco mais sobre a história do autor e do Chico Bento?
Projete a imagem do trecho da entrevista que Maurício de Souza deu ao Globo Rural no slide, ou então leia o trecho para os alunos. O link da entrevista, na íntegra, está disponível também nos materiais complementares.
Faça perguntas sobre o que leram:
- Vocês sabiam que o Maurício de Souza, criador do Chico Bento e de toda a Turma da Mônica, se inspirou nele mesmo quando era criança para criar o Chico Bento? Ele morava no interior, numa cidade em que muita gente falava como o Chico Bento. Não é legal?
O Maurício de Souza gostava de falar o caipirês, muitas vezes falando errado de propósito, para que as pessoas caipiras entendessem tudo o que ele estava falando.
Ele também disse, na entrevista ao Globo Rural, que faz questão de ver se nos gibis estão escrevendo o caipirês do Chico Bento. Sem esquecer de que, quando o Cebolinha fala, o autor faz questão de escrever Rato como Lato para mostrar que o menino vive trocando o R pelo L.
- Agora, imagine se você também tivesse que escolher algumas palavras para escrever errado de propósito, trocar algumas letras, para brincar com seus amigos, ou talvez, até para criar um personagem para um livro? Vocês vão treinar isso hoje!
Diga que muitas vezes nós também pronunciamos as palavras de modo que pode confundir como se escreve corretamente, pois a fala nem sempre é exatamente a reprodução fiel da escrita, assim como a escrita também não é a reprodução fiel da fala, pois a fala é mais dinâmica e flexível. Relembre que em algumas palavras acontece de trocarmos o E pelo I, como quando falamos a palavra ABACATI e que tem uma explicação para o E sair com som de I, que tem a ver com as sílabas fortes e as fracas das palavras. Mas que, mesmo sendo comum, é importante saber escrever do modo correto e relembrar as regrinhas.
Saliente que o objetivo da aula é refletir sobre essas trocas, sobre como podemos pensar na escrita das palavras a partir dos erros e lembrar das regrinhas que nos ajudam a saber se no final da palavra usamos E ou I.
Explique que você vai escrever duas palavras no quadro e espera que eles ajudem você a identificar se há erro, pois terão de fazer isso na atividade seguinte e explicar o porquê acreditam que aquela palavra está errada.
Escreva SABONETI e ABACAXE no quadro. Peça que as crianças tentem identificar se há erro. Relembre com eles o que já aprenderam sobre o uso do E e do I. Caso esteja usando o conjunto de 3 aulas, peça para que olhem no caderno e resgatem o que aprenderam nas atividades anteriores, pois fizeram o registro.
Caso vá trabalhar com essa aula isolada, explique para as crianças que, quando o E não está na sílaba mais forte da palavra ele pode sair com o som mais fraco e fica parecido com o som do i. Escreva PENTE no quadro e, com a ajuda das crianças, separe a palavra em sílabas (PEN-TE), descubra qual sílaba é a mais forte (PEN), fale a palavra para que as crianças percebam que a sílaba TE, que é a mais fraca, quando falamos fica com som de TI.
Volte para as palavras escritas no quadro e pergunte:
- E aí, conseguiram identificar o erro? Isso mesmo, é sabonete e abacaxi. E como nós poderíamos explicar para alguém que não sabe?
Ouça as crianças, elogie-as e vá escrevendo no quadro as dicas acertadas que forem levantando.
Exemplifique também como você daria a explicação do erro:
- Olha, eu acredito que a palavra Sabonete está escrita errada. Acho que ela não termina com I, termina com E, por causa da sílaba forte. A sílaba forte dela é o NE. (Chame a palavra e encontre a sílaba forte, circulando-a). Quando a penúltima sílaba é a mais forte o som do E da última sílaba sai mais fraco mesmo.
- Quando a sílaba mais forte não é a última, quase sempre se escreve com E no final.
- ABACAXE também está errado. Vou achar a sílaba mais forte dela. Tá vendo, é o XI. Se a sílaba com som de I tem o som mais forte, ela é escrita com I e não com o E, pois o E com som de I é assim porque ele está na sílaba mais fraca e não na mais forte. Se é a mais forte, é a letra I mesmo.
- Muito bem, agora que vocês pegaram o espírito da coisa, eu tenho um desafio para vocês.
Materiais complementares: Entrevista completa, disponível aqui, no site do Globo Rural (último acesso em 24 de setembro de 2018).
Lista para a formação das duplas disponível aqui.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA