Atividade para impressão - Música Fome-Come
Plano de Aula
Plano de aula: O uso do E e do I
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre E ou I?
Descrição
Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber as regularidades no uso das letras E e I no final de palavras, com ênfase no E átono.
Veja todos os planos aqui!
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Computadores ou outros dispositivos com acesso à internet - Recursos Educacionais Digitais:
Jogo: E ou I? Disponível em: https://learningapps.org/39078711 - Materiais diversos:
Projetor multimídia com caixas de som para projeção dos slides da aula e acesso à internet para assistir ao videoclipe da música Fome-Come no canal oficial do grupo Palavra Cantada no Youtube, podendo ser acessado no seguinte link (Acesso em 07 de setembro de 2018). Cópias para todos os alunos da atividade com a letra da música, disponível aqui. Material de apoio para o professor sobre tonicidade e separação silábica das palavras, disponível aqui. Caderno de produção textual das crianças, lápis, borracha e quadro do professor.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Construção do sistema alfabético
Prática de Linguagem
- Análise linguística e semiótica
Objetivos de aprendizagem
- Perceber a regularidade no uso das letras E ou I, em final de palavras, através da análise de um corpus inserido em um texto (Fome Come - Palavra Cantada).
Competências gerais
3. Repertório cultural
4. Comunicação
5. Cultura digital
9. Empatia e cooperação
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Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 50 minutos
Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber as regularidades no uso das letras E e I no final de palavras, com ênfase no E átono.
Dificuldades antecipadas: Não perceberem a regularidade no uso do E em final de palavra, apoiando-se na oralidade. Ex: (DOCI). Terem dificuldade em segmentar as palavras e/ou identificarem a tonicidade das sílabas.
Organização da aula
Conversa inicial:
Tempo previsto: 15 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e pergunte para os alunos: Vocês acham que a gente sempre fala como escreve e sempre escreve como se fala?
Para iniciar a aula, faça uma sondagem sobre os conhecimentos prévios que os estudantes apresentam sobre o uso do E e do I no final de palavras. Deixe os dispositivos digitais preparados com o Jogo: E ou I? para que os estudantes possam jogar todos ao mesmo tempo. Esse jogo, como se trata de uma sondagem, seria interessante que fosse jogado de forma individual, assim você teria uma análise mais acurada dos conhecimentos de cada um dos seus alunos. Caso não seja possível, eles podem jogar em duplas ou trios. No jogo, eles devem levar as palavras em que está faltando a última letra para a coluna do E ou para a coluna do I. Circule pela sala, pois é uma forma de observar e avaliar a compreensão dos estudantes. Identifique e anote os estudantes que apresentam maior dificuldade.
Orientações: Algumas observações pertinentes relacionadas ao planejamento da aula: É importante que você assista ao vídeo várias vezes antes de apresentá-lo para as crianças. Você poderá observar que, além de termos muitas palavras com o E átono em final de palavra, o ritmo da música favorece, seja pelos acordes do violão e pelo bater das latas, as sílabas tônicas. É importante que as crianças percebam que é por conta dessas sílabas tônicas que o E acaba adquirindo esse tom átono no final da palavra. Esse conceito será trabalhado durante a aula. No material de apoio, poderá conferir já todas essas palavras separadas em sílabas com a tônica em destaque.
Organize a sala em grupos de 4 alunos. É importante que esses grupos estejam bem heterogêneos com crianças em diversas hipóteses de escrita.
Coloque o vídeo da música Fome Come - Palavra Cantada, para que os alunos ouçam a primeira vez, pedindo para que eles se atentem ao ritmo, melodia e letra. Deixe a legenda ativada.
- Vocês gostaram da música? Ela tem bastante rimas? A letra da música parece bem divertida, não é mesmo? E gostaram do ritmo?
Diga que vai colocar de novo e que agora eles devem tentar memorizar e registrar algumas palavras da canção no caderno, pois, se eles se atentarem bem às palavras, poderão descobrir algumas coisas interessantes sobre a língua escrita e falada. Oriente para que registrem duas ou três palavras, ao menos.
Quando a música terminar, solicite que algumas crianças falem quais palavras registraram, pode ser uma palavra por grupo. Caso algumas crianças não tenham conseguido fazer o registro, peça para que os amigos do grupo ditem em voz alta as palavras que eles escreveram para que os amigos registrem.
Não é necessário fazer nenhum tipo de correção ou anotação no quadro neste momento, pois é interessante que as crianças confrontem as atividades seguintes com suas próprias produções feitas no caderno e suas hipóteses iniciais. As reflexões geradas pela observação de suas próprias ideias e a discussão com todo o grupo, neste momento, pode garantir um interesse e atenção maior para o que vem a seguir. Conforme as crianças forem dizendo algumas palavras (espera-se que algumas delas sejam terminadas com E, como: Gente, fome, come, impaciente, etc), pergunte:
- A palavra “gente”, como se escreve? Vocês podem soletrar todas as letras que usaram para escrevê-la? Após a primeira soletração, pergunte se alguém discorda, ou se escreveu diferente. Por que você acha que termina com essa letra? É por causa do som? Vamos ver as outras que tem o final parecido? Quem se lembra de mais palavras que tem o som final parecido com GENTE?
Se falarem alguma palavra mais longa, para não perder o foco da análise do som da sílaba final e as crianças correrem o risco de se enrolarem na soletração, pergunte:
- Essa palavra termina com E ou com I? Como foi que vocês colocaram? Tem alguém que colocou diferente ou que está em dúvida?
Escreva no quadro: É com E ou I?
Pergunte para as crianças se notaram que essas palavras compõem uma rima que se repete bastante ao longo da música e se eles acham que essa rima termina com E ou com I. Espere a resposta e pergunte o porquê eles acreditam no que disseram. Caso não percebam a rima, relembre com as crianças algumas palavras que elas mesmas ditaram (gente, impaciente, alimente, etc.). Se precisar, cante alguns trechos da música para que se lembrem, algumas dessas palavras foram escritas, pergunte o que as levaram a escolher E ou I para grafá-las.
- Nós já sabemos que falar a palavra nos dá muitas dicas sobre seus sons para que possamos escrevê-las. Por exemplo: LOLA. Quando eu falo LO, o som de quais letras estou usando? Espera-se que as crianças relembrem que é o som de L e de O, identificando os fonemas. E quando eu falo LA? Espera-se que eles relembrem que é o som de L+A. Nós ouvimos bem o som do L e o som das vogais em cada sílaba, não é mesmo? Mas será que nós sempre falamos uma palavra exatamente como escrevemos? Ou, de vez em quando, um som ou outro pode nos confundir? - Aqui, pode-se lembrar que às vezes não falamos uma palavra como escrevemos, cada região do país tem alguma pronúncia peculiar de uma determinada palavra, você pode escolher uma comum, como “Bom” que muitas vezes é falado como “BÃO”, Comer, que às vezes falamos “comê”, um acento diferenciado na pronúncia em regiões diferentes, etc.
- Será que algumas palavras são escritas com E, mas pelo modo como falamos, pode parecer que na verdade é escrita com I? Explique que você trouxe a letra da música para ser analisada, pois o objetivo da aula é identificar por que algumas palavras são escritas de uma forma, mas quando pronunciamos, podem apresentar som diferente.
Materiais complementares: O vídeo está disponível no canal oficial do grupo Palavra Cantada, o acesso à música Fome-Come está disponível aqui. Lembre-se de deixar a legenda ativada.
Caderno de produção textual, lápis e borracha.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
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