Plano de Aula

Plano de aula: Conhecendo poemas

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas

mais ações

Descrição

Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura/oralidade.

Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Projetor, computador e caixa de som

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Vídeo: “O relógio". Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HYRBSpA8X-c

  • Materiais diversos:
    Professor, você precisará do poema “O relógio”, de Vinícius de Moraes, e do poema visual “A primavera endoideceu”, de Sérgio Capparelli, impressos em folha A3 ou escritos em cartolina ou papel pardo para apresentação às crianças. Uma folha de cartolina ou papel pardo para anotar as hipóteses das crianças durante a apresentação dos textos acima (você pode anotá-las no quadro). Confeccionar o “Sussurrofone” para cada dupla - um rolo de papel toalha ou um pedaço de cano de PVC decorado como preferir. Caso você julgue mais interessante, o material pode ser confeccionado com as crianças em uma aula anterior.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Reconstrução das condições de produção e recepção de textos

Prática de Linguagem

  • Leitura/Oralidade

Objetivos de aprendizagem

  • Compreender a função social dos poemas, por meio da identificação de suas características estruturais e sonoras, condições de elaboração e recepção

Competências gerais

3. Repertório cultural

4. Comunicação

5. Cultura digital

9. Empatia e cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos

Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura/oralidade.

Breve descrição do gênero: O poema é um gênero literário que apresenta particularidades em sua estrutura que facilitam sua identificação. É elaborado para despertar sensações no leitor através de brincadeiras sonoras ou visuais com as palavras. A leitura de um poema, além de ser uma fonte de informação, é realizada pelo prazer de refletir e descobrir as ideias e sentimentos dos autores e perceber as emoções que provocam no leitor.

Dificuldades antecipadas: A observação dos recursos linguísticos, como a sonoridade, durante a leitura do poema, devido à falta de fluência.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 15 minutos

Brincando com as palavras

Orientações: Professor, não é necessário mostrar este slide aos alunos. No entanto, é importante iniciar abordando o tema que será trabalhado durante a aula sem dizer às crianças que será poema, uma vez que elas deverão fazer inferências iniciais sobre o gênero, para que você possa verificar os conhecimentos prévios da turma. Você poderá dizer que nesta aula vocês descobrirão juntos como é possível usar as palavras para transmitir uma mensagem de forma divertida e/ou para emocionar alguém.

Você pode questionar as crianças neste momento também se elas já leram algum texto que as divertiram ou as emocionaram e que texto era esse.

Texto 01 - O relógio

Orientações: Prepare o projetor, a caixa de som e o computador com o vídeo “O relógio” já baixado, caso na sua escola haja oscilação de conexão com a Internet.

Organize as crianças em duplas e entregue o “sussurrofone” (rolo de papel toalha decorado ou pedaço de cano de PVC). O sussurrofone é um instrumento que, além de tornar a leitura mais lúdica, permite que crianças que, por algum motivo, se sentem constrangidas ao lerem em voz alta, sintam-se encorajadas para realizar tal ação. Mesmo quem lê baixinho tem a amplificação da voz e a leitura fica mais nítida.

Apresente o texto 1 (O relógio), colando-o no quadro.

- Qual o título desse texto? Como sabem que esse é o título? (Espera-se que as crianças identifiquem que o título do texto é “O Relógio”, apoiando-se nos conhecimentos que já possuem em relação à estrutura/organização de alguns gêneros já vistos, em especial, nos livros didáticos, pois, em gêneros tipicamente narrativos, por exemplo, as crianças conseguem facilmente identificar, por sua localização, o título do texto);

- Os títulos nos ajudam a descobrir o assunto do texto? (Espera-se que as crianças relembrem, com base no conhecimento que já possuem, que o título, geralmente, sintetiza o que será abordado no texto. De tal modo, é um importante recurso para anteciparmos, de forma geral, o assunto do texto).

- O que vocês acham que será tratado neste texto? (Resposta pessoal das crianças, mas espera-se que falem algo relacionado ao título, isto é, ao relógio)

Peça, então, que as crianças tentem ler algumas palavras ou o texto todo (de acordo com o nível das crianças) na orelha para o colega da dupla, usando o sussurrofone. Você deverá marcar 4 minutos para essa atividade. É importante que as duas crianças participem dessa leitura.

Após a leitura, questione o que as crianças entenderam, confirmando ou não as hipóteses levantadas no item 2.

Após a leitura, explique para as crianças que eles irão escutar esse texto na forma de música. Passe o vídeo “O relógio", disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HYRBSpA8X-c, incentivando que elas acompanhem a música pelo cartaz no quadro. Passe o vídeo três vezes para que se sintam seguros na leitura da música enquanto a escutam.

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos