Atividade para Impressão - Rima
Plano de Aula
Plano de aula: Descobrindo as rimas em textos poéticos
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas
Descrição
Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica e o seu foco é rima na composição de textos versificados.
Veja todos os planos aqui!
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Projetor, computadores ou outros dispositivos com acesso à internet - Recursos Educacionais Digitais:
Jogo das Rimas: https://wordwall.net/pt/resource/10953860/jogo-das-rimas - Materiais diversos:
Poema de Ruth Rocha “O direito da criança” encontrado no seguinte link: https://sites.unipampa.edu.br/pibid/files/2020/12/o-direito-das-criancas-ruth-rocha-1.pdf. Último acesso em 05 de fevereiro de 2025.
Vídeo “Cordel para crianças: Marmelo, o Jacaré Banguelo” no canal oficial da autora Mariane Bigio no Youtube, podendo ser acessado no link. Último acesso em 27 de outubro de 2018. Caso queira ter acesso ao texto para fazer a leitura para as crianças, você encontra o cordel no site da autora, no seguinte https://marianebigio.com/2014/07/28/marmelo-o-jacare-banguelo/.
Para a confecção do cartaz com o poema “A Casa” de Vinícius de Moraes, sugerimos o texto disponibilizado no site oficial do poeta. Último acesso em 04 de fevereiro de 2025. Cartolina e pincel atômico para a confecção do cartaz. Cópia da atividade de análise do texto A Casa de Vinícius de Moraes, para todos os alunos, disponível aqui. Resolução da atividade, com apoio para o professor, disponível aqui.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Forma de composição de textos poéticos
Prática de Linguagem
- Análise linguística e semiótica
Objetivos de aprendizagem
- Identificar em textos versificados os fonemas utilizados que trazem sonoridade.
Competências gerais
3. Repertório cultural
4. Comunicação
5. Cultura digital
9. Empatia e cooperação


Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 50 minutos
Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica e o seu foco é rima na composição de textos versificados.
Dificuldades antecipadas: Não conseguirem fazer associações entre sons parecidos e não conseguirem identificar as rimas no final das palavras.
Organização da aula
Conversa inicial:
Tempo previsto: 10 minutos
Orientações: Nas aulas anteriores e durante a leitura compartilhada de diversos textos poéticos, a turma já descobriu como é possível usar as palavras para transmitir mensagens de forma divertida, emotiva e ritmada. Na sequência anterior deste mesmo gênero, descobriram e exercitaram o uso da aliteração no início das palavras. Nesta sequência, será trabalhada a questão das rimas nos finais delas. O intuito não é somente de que as crianças conheçam estes recursos, mas se apropriem deles.
Para isso, seria muito interessante criar um varal para dispor os textos das aulas e deixá-las ter um contato maior com tais textos durante as atividades de manipulação, exercitação e leitura.
Inicie a aula lendo o poema da Ruth Rocha, Direito das Crianças. Leia em voz alta, valorizando as rimas presentes nos versos.
Pergunte se as crianças gostaram e se notaram algo especial, algo que apareceu em várias partes do texto, em palavras diferentes.
Ouça algumas respostas, e caso as crianças tenham já pontuado a questão das rimas, pergunte se elas se lembram de algumas delas que apareceram no poema e escreva-as no quadro.
Peça para que prestem ainda mais atenção nisso, ao ouvirem a narração de um cordel.
Caso seja possível, coloque o vídeo com a contação do Cordel “Marmelo, O Jacaré Banguelo” da poeta Mariane Bigio, o link está disponível nos materiais complementares.
Peça para que observem o varalzinho que aparecerá no vídeo, especule se sabem o que é aquilo.
Escreva o nome do Cordel no quadro. Peça para que as crianças identifiquem a rima (para o caso das crianças já terem identificado a rima como elemento do texto anterior).
Caso ainda não tenham identificado, pergunte se existe algo nas palavras do título que o deixa mais interessante. Se as crianças sugerirem as palavras Marmelo e Banguelo, pergunte o que há de semelhante nessas palavras. Deixe-as escritas no quadro para análise posterior.
Se não for possível colocar o vídeo para as crianças assistirem, você também pode ler o cordel para a turma e, se encontrar algum cordel na biblioteca da escola, pode apresentar para as crianças e deixar pendurado no varal da sala.
Explique para a turma o que é a Literatura de Cordel, mostrando que são livros de poesia mais popular, vendidos de maneira informal, por escritores, em sua maioria, independentes. Relatam, através da poesia, tradições orais. São mais baratos, utilizam a linguagem coloquial e são expostos em varais e cordas, por isso se chamam assim. E o mais importante: Contém também as rimas.
Tente resgatar algumas rimas com as crianças, escreva no quadro, circule ou destaque a parte que rima com a ajuda das crianças e tente se lembrar de mais algumas palavras que poderiam rimar com essas.
- Vamos lembrar de algumas rimas. Alguém pode me ditar duas palavras que rimam? Escreva as palavras no quadro.
- Qual parte dessas palavras que rimam? Isso mesmo, a parte final.
- E vocês conseguiriam identificar quais letras finais que são parecidas nas 2 palavras?
- Muito bem, são essas (1, 2, 3 ou 4 letras do final das duas palavras que são realmente iguais. Ex: MARMELO - BANGUELO = As 3 letras finais ELO rimam).
- Será que existem outras palavras que terminam com essas mesmas letras e podem rimar com essas palavras também?
Se as crianças não se lembrarem, você pode dar uma ajudinha:
- Como chama a casa da princesa? Que cor a gente costuma pintar o sol? O que costumamos usar para bater no prego? Que tipo de calçado a gente usa para proteger o pé que é bem confortável?
Com pelo menos uma rima analisada oralmente e depois colocada no quadro como exemplo, leia o slide e veja se as crianças conseguem adivinhar sozinhas, a palavra que falta no último verso. Explique que vão analisar um outro texto poético, para observar o uso das rimas mais de perto.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA