Atividade para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Efeito sonoro e visual na leitura de poemas
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas
Descrição
Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura/oralidade.
Veja todos os planos aqui!
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Computadores, projetor e caixa de som - Recursos Educacionais Digitais:
Vídeos: Chá - Ana Gruszynski, Sérgio Capparelli, Autoria Corporativa (W2Haus). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Wuv5dEOWlNI. Acesso em: 28 jan. 2025 - Materiais diversos:
Um cartaz com o poema: “Chá” de Sérgio Caparelli. Texto “A Porta”, de Vinicius de Moraes, lacunado, disponível no material complementar. Um cartaz com o poema “A Porta”, de Vinicius de Moraes. Fichas com tiras de cartolina ou imprima em sulfite com letra grande, para cada palavra que preencherá o texto lacunado que será entregue impresso às crianças.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Apreciação estética/estilo/estratégia de leitura/compreensão em leitura
Prática de Linguagem
- Leitura
Objetivos de aprendizagem
- Interpretar poemas por meio de leituras e reflexões individuais e coletivas, analisando sua composição, para perceber como os aspectos da oralidade (entonação, acentuação e ritmo) e visuais são fundamentais na construção de sentido do poema.
Competências gerais
3. Repertório cultural
4. Comunicação
5. Cultura digital
9. Empatia e cooperação


Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 50 minutos
Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura/oralidade.
Dificuldades antecipadas: Identificar o efeito visual e/ou sonoro como parte constituinte do sentido do poema.
Organização da aula
Conversa inicial:
Tempo previsto: 10 minutos
Orientações: Oriente a turma em relação à finalidade da aula, explicando que trabalharão juntos para descobrir o significado do poema e a melhor forma de lê-lo e compreendê-lo.
Orientações: Prepare o projetor, a caixa de som e o computador com o vídeo “Chá” já baixado, caso na sua escola haja oscilação de conexão com a Internet. Vídeo: Chá - Ana Gruszynski, Sérgio Capparelli, Autoria Corporativa (W2Haus). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Wuv5dEOWlNI. Acesso em: 28 jan. 2025.
Mostre o título e a primeira imagem, sem passar o vídeo. Faça a intervenção para que as crianças antecipem o conteúdo do poema e mobilizem seus conhecimentos prévios com base no título e da imagem disponível. Se não houver a possibilidade de uso do vídeo, apresente o poema visual impresso e faça os questionamentos antes de assistirem ao vídeo/lerem o texto.
- Por que será que o título deste poema é “Chá”? Qual será o assunto dele?
- Observando os ingredientes disponíveis podemos imaginar/confirmar nossas hipóteses sobre o que tratará o poema?
Escute as hipóteses dos estudantes e realize comentários, sem dar a resposta, estamos fazendo um levantamento de hipóteses.
Passe o vídeo "Chá” para os estudantes assistirem.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA