Plano de Aula

Plano de aula: Efeito sonoro e visual na leitura de poemas

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas

mais ações

Descrição

Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura/oralidade.

Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Computadores, projetor e caixa de som

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Vídeos: Chá - Ana Gruszynski, Sérgio Capparelli, Autoria Corporativa (W2Haus). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Wuv5dEOWlNI. Acesso em: 28 jan. 2025

  • Materiais diversos:
    Um cartaz com o poema: “Chá” de Sérgio Caparelli. Texto “A Porta”, de Vinicius de Moraes, lacunado, disponível no material complementar. Um cartaz com o poema “A Porta”, de Vinicius de Moraes. Fichas com tiras de cartolina ou imprima em sulfite com letra grande, para cada palavra que preencherá o texto lacunado que será entregue impresso às crianças.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Apreciação estética/estilo/estratégia de leitura/compreensão em leitura

Prática de Linguagem

  • Leitura

Objetivos de aprendizagem

  • Interpretar poemas por meio de leituras e reflexões individuais e coletivas, analisando sua composição, para perceber como os aspectos da oralidade (entonação, acentuação e ritmo) e visuais são fundamentais na construção de sentido do poema.

Competências gerais

3. Repertório cultural

4. Comunicação

5. Cultura digital

9. Empatia e cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos

Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura/oralidade.

Dificuldades antecipadas: Identificar o efeito visual e/ou sonoro como parte constituinte do sentido do poema.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 10 minutos

Lendo poemas

Orientações: Oriente a turma em relação à finalidade da aula, explicando que trabalharão juntos para descobrir o significado do poema e a melhor forma de lê-lo e compreendê-lo.

Chá (Sérgio Capparelli)

Orientações: Prepare o projetor, a caixa de som e o computador com o vídeo “Chá” já baixado, caso na sua escola haja oscilação de conexão com a Internet. Vídeo: Chá - Ana Gruszynski, Sérgio Capparelli, Autoria Corporativa (W2Haus). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Wuv5dEOWlNI. Acesso em: 28 jan. 2025.

Mostre o título e a primeira imagem, sem passar o vídeo. Faça a intervenção para que as crianças antecipem o conteúdo do poema e mobilizem seus conhecimentos prévios com base no título e da imagem disponível. Se não houver a possibilidade de uso do vídeo, apresente o poema visual impresso e faça os questionamentos antes de assistirem ao vídeo/lerem o texto.

- Por que será que o título deste poema é “Chá”? Qual será o assunto dele?

- Observando os ingredientes disponíveis podemos imaginar/confirmar nossas hipóteses sobre o que tratará o poema?

Escute as hipóteses dos estudantes e realize comentários, sem dar a resposta, estamos fazendo um levantamento de hipóteses.

Passe o vídeo "Chá” para os estudantes assistirem.

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos