Plano de Aula

Plano de aula: Efeito sonoro e visual na leitura de poemas

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Professor, reproduza o texto “A Porta”, de Vinicius de Moraes, lacunado, disponível no material complementar. Confeccione um cartaz com o poema “A Porta”, de Vinicius de Moraes. Faça fichas com tiras de cartolina ou imprima em sulfite com letra grande, para cada palavra que preencherá o texto lacunado que será entregue impresso às crianças.

Prepare o material para projeção do Ciberpoema (computador, data show e internet). Caso a escola não possua o equipamento, reproduza em um cartaz o poema visual “Chá”, de Sérgio Capparelli. Caso a escola disponibilize equipamento para projeção, você pode levar o vídeo “A Porta” para assistir com a turma.

Dificuldades antecipadas: Identificar o efeito visual e/ou sonoro como parte constituinte do sentido do poema.

Referências sobre o assunto:

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Tradução de Cláudia Schilling. Porto Alegre: Editora Artmed, 1998.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Oriente a turma em relação à finalidade da aula, explicando que trabalharão juntos para descobrir o significado do poema e a melhor forma de lê-lo e compreendê-lo.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos