Plano de Aula

Plano de aula: Identificando sinônimos e antônimos

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Semelhantes e contrários

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Descrição

Esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar as relações de sinonímia e antonímia (focando nos antônimos formados pelo acréscimo do prefixo de negação in-/im-).

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Materiais sugeridos

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Sinonímia e antonímia

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Perceber, na leitura e na análise de um texto, palavras em relação de sinonímia e antonímia, classificando-as conforme o sentido expresso no texto, compreendendo ainda, como é possível formar antônimos pelo acréscimo do prefixo de negação in-/im-.

Competências gerais

3. Repertório cultural

4. Comunicação

5. Cultura digital

9. Empatia e cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos

Esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar as relações de sinonímia e antonímia (focando nos antônimos formados pelo acréscimo do prefixo de negação in-/im-).

Dificuldades antecipadas: Dificuldade de agrupar as palavras, tomando sinônimos e antônimos como membros de um mesmo grupo, por exemplo.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 10 minutos

Descobrindo palavras...

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para a turma.

Pergunte se a partir do tema alguém poderia imaginar o que ocorrerá na aula; logo após ouvir as crianças, evidencie que durante a aula eles/elas terão contato com algumas palavras e aprenderão a formar outras semelhantes em alguns aspectos e diferentes em outros.

Frio, quente, pequena, fininha, redonda, gordinha, grande, pequeninha, grande, pequena, cheia, curto, comprido, bom, ruim, vazio, cheio, bonito e feio.

Orientações: Insira no quadro ou projete previamente o texto “O frio pode ser quente?”, de Jandira Mansur, como forma de ganhar tempo. Organize a turma em 10 grupos para a atividade de desenvolvimento (os 10 grupos correspondem aos 10 trechos do texto sugerido que serão utilizados em uma atividade durante a etapa de desenvolvimento). Opte por mesclar estudantes com diferentes habilidades/dificuldades (estudantes que apresentam mais desenvoltura para expressarem oralmente suas ideias com outros(as) mais tímidos(as) ou estudantes com um bom nível de leitura com outros(as) que ainda estão desenvolvendo essa habilidade, por exemplo).

Distribua para cada estudante uma cópia do texto que será trabalhado, sublinhando as seguintes palavras: FRIO, QUENTE, PEQUENA, FININHA, REDONDA, GORDINHA, GRANDE, PEQUENINHA, GRANDE, PEQUENA, CURTO, COMPRIDO, BOM, RUIM, VAZIO, CHEIO, BONITO e FEIO, que receberão atenção especial durante esta etapa da aula. Solicite a leitura do texto. Essa leitura deverá ser conjunta dos/as estudantes em voz alta. Logo após, faça questionamentos, como, por exemplo, “Vocês gostaram do texto?”; “Sobre o que ele diz?”; “O que vocês acharam interessante?”; “Vocês perceberam, que, no texto, há algumas palavras sublinhadas?”; “Quem poderia ler essas palavras para mim?”. Peça para os(as) estudantes lerem juntos(as) somente as palavras destacadas e pergunte, “Por que será que o/a professor/a destacou essas palavras? Alguém tem alguma ideia?”. Ouça as crianças e anote as hipóteses. Espera-se que os(as) estudantes consigam perceber algumas relações de antonímia entre as palavras. Posteriormente, na etapa de desenvolvimento, além de aprofundarem suas reflexões sobre os antônimos, as crianças começarão a refletir também sobre as palavras sinônimas.

Para trabalhar o conteúdo desta aula, tenha em mente que a habilidade da BNCC focada aqui propõe a análise das diferenças entre os sinônimos em contextos situados para desconstruir a ideia de que eles são sempre idênticos e a formação de antônimos pelo acréscimo do prefixo de negação in-/im-. Ambos conceitos devem ser trabalhados durante as práticas de leitura de textos, levando em consideração a autonomia dos/as estudantes, que deve ser progressivamente alcançada.

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