Plano de Aula

Plano de aula: Título da aula: Criando personagens semelhantes e contrários (uso de antônimos e sinônimos)

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Semelhantes e contrários

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Descrição

Esta é a 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar as relações de sinonímia e antonímia (focando nos antônimos formados pelo acréscimo do prefixo de negação in-/im-).

Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Sinonímia e antonímia

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Criar dois personagens (opostos ou bem similares) e os comparem descrevendo-os, utilizando, para tal, antônimos (formados pelo acréscimo do prefixo de negação in-/im-) ou sinônimos.

Competências gerais

3. Repertório cultural

4. Comunicação

5. Cultura digital

9. Empatia e cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Intermediário
doubts

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos

Esta é a 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar as relações de sinonímia e antonímia (focando nos antônimos formados pelo acréscimo do prefixo de negação in-/im-).

Dificuldades antecipadas: Dificuldade de agrupar as palavras para realizar a descrição do personagem, tomando sinônimos e antônimos como membros de um mesmo grupo, por exemplo.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 10 minutos

Criando personagens semelhantes e/ou contrários

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para a turma.

Vamos conversar sobre alguns personagens?

Orientações: Para esta aula, é importante que os alunos já tenham noção dos conceitos de sinônimos e antônimos. Além disso, em momento anterior, eles já devem ter iniciado algumas reflexões sobre como a substituição de palavras por seus sinônimos em textos não ocorre preservando integralmente o sentido original, mas em relação de similaridade. Em relação aos antônimos, os alunos já devem saber que as palavras da Língua Portuguesa podem apresentar diferentes antônimos, em alguns casos, formados com e sem o acréscimo de prefixos de negação (focando nas palavras que recebem in-/im-), como ocorre com COMUM/INCOMUM/DIFERENTE, por exemplo.

Para trabalhar o conteúdo desta aula, tenha em mente que a habilidade da BNCC focada aqui propõe a análise das diferenças entre os sinônimos em contextos situados para desconstruir a ideia de que eles são sempre idênticos, e a formação de antônimos pelo acréscimo do prefixo de negação in-/im-. Ambos conceitos devem ser trabalhados durante as práticas de leitura de textos, levando em consideração a autonomia dos alunos, que deve ser progressivamente alcançada.

Organize a turma em formato de meia lua para facilitar a visualização do quadro/projeção e a interação entre você e os alunos e entre eles mesmos, pois apesar da atividade proposta no desenvolvimento ser majoritariamente individual, eles poderão dialogar com os/as colegas ao lado. Projete/insira no quadro um texto com descrições de alguns personagens do universo infantil, como no exemplo do slide (PARTE 1 e PARTE 2). Caso não seja possível projetar, e se preferir, entregue uma cópia para as crianças.

Materiais complementares: 37 personagens infantis e o que eles podem ensinar para o seu filho, Redação M de Mulher. Disponível em: https://bebe.abril.com.br/familia/37-personagens-infantis-e-o-que-eles-podem-ensinar-para-o-seu-filho/. Acesso: 07 de outubro de 2018.

Vamos conversar sobre alguns personagens? Woody, Lindinha, Sasquatch e Maus.

Orientações: Solicite o auxílio de 7 alunos, para que cada um/a leia uma descrição. Logo após, faça questionamentos como, por exemplo, “Vocês conhecem esses personagens?”; “Gostam deles?”; “O que vocês entenderam da leitura feita?”; “Qual é o objetivo do texto que vocês leram?” (Espera-se que os alunos digam que o texto tem o objetivo de falar um pouco sobre o personagem, dizendo algumas de suas características). Caso queira, leve imagens dos personagens trabalhados aqui e incentive também a reflexão/análise das ilustrações, tendo em vista que na atividade principal eles deverão pensar sobre a representação imagética dos personagens que criarão. Se optar por esse caminho, faça perguntas como, por exemplo; “Observem a figura do cowboy Woody, ele parece ser VALENTE e CORAJOSO? Por quê?”; “Será que todas as características de um personagem são percebidas quando olhamos sua imagem? O que vocês acham?” (Espera-se que as crianças compreendam que nem sempre as características de um personagens serão facilmente vistas nas suas imagens).

Para fomentar reflexões sobre as palavras destacadas, você pode perguntar:

- “Quais palavras do texto ajudam a percebermos como esse personagem é?” (Espera-se que as crianças citem alguns adjetivos, que correspondem às palavras destacadas).

- “Pela descrição dos personagens, vocês acham que eles são bons ou ruins? (Espera-se que as crianças percebam que são personagens bons/boas).

Estimule os alunos a refletirem sobre personagens opostos aos apresentados, com questões como:

- “Se fôssemos criar os(as) vilãos(ãs) desses personagens ou, então, personagens com características totalmente “contrárias” a esses que vimos, que palavras no texto teríamos que mudar?” (Espera-se que as crianças percebam que são as palavras em destaque, isto é, os adjetivos citados no item 2. a.)

Faça, com a ajuda dos alunos, a criação de um personagem “vilão(ã)” mudando as palavras em destaque, substituindo-as por seus antônimos. À medida em que for substituindo com eles, pergunte como se chamam essas palavras contrárias (espera-se que digam antônimos). Se eles derem mais de um exemplo de palavra antônima, aproveite para registrar no quadro e retomar, em seguida, o conceito de sinônimo (por exemplo, vamos supor que vá fazer um personagem “contrário” de Woody, cuja característica é ser valente e corajoso (que por si só já podem ser consideradas palavras sinônimas, com gradação semântica, você pode questioná-los ao trabalhar isso), quando elas forem dar seus antônimos, podem sugerir palavras que tenham relação de sinonímia: covarde, medroso, receoso, assustado, amedrontado, etc. Você pode ir registrando no quadro e perguntar o que esse conjunto de palavras têm em comum, além de serem antônimas de valente e corajoso: o fato de serem sinônimas).

Peça que observem a descrição dos personagens Lindinha e Sasquatch e pergunte o que eles observam nas palavras destacadas de laranja (espera-se que percebam que INSEGURA e IMPACIENTE são palavras que trazem in-/im- como prefixo para a formação dos antônimos de SEGURA e PACIENTE).

Em seguida, apresente a proposta da aula: Depois de vermos um exemplo de personagem contrário, que tal criarmos alguns personagens também?

Materiais complementares: 37 personagens infantis e o que eles podem ensinar para o seu filho, Redação M de Mulher. Disponível em: https://bebe.abril.com.br/familia/37-personagens-infantis-e-o-que-eles-podem-ensinar-para-o-seu-filho/. Acesso: 07 de outubro de 2018.

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