Plano de Aula

Plano de aula: Jogo da Memória com sinônimos e antônimos

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Semelhantes e contrários

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Descrição

Esta é a 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar as relações de sinonímia e antonímia (focando nos antônimos formados pelo acréscimo do prefixo de negação in-/im-).

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Materiais sugeridos

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Sinonímia e antonímia

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Relacionar algumas palavras selecionadas com seus possíveis antônimos e sinônimos, preferencialmente os formados a partir do acréscimo do prefixo de negação in-/im-, através de um jogo da memória (com imagens e textos), realizando o registro de algumas palavras do jogo no caderno

Competências gerais

3. Repertório cultural

4. Comunicação

5. Cultura digital

9. Empatia e cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Intermediário
doubts

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos

Esta é a 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar as relações de sinonímia e antonímia (focando nos antônimos formados pelo acréscimo do prefixo de negação in-/im-).

Dificuldades antecipadas: Dificuldade de agrupar as palavras, tomando sinônimos e antônimos como membros de um mesmo grupo, por exemplo.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 10 minutos

Jogo da memória com antônimos e sinônimos

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para a turma.

Vamos jogar stop?

Orientações: Para esta aula, é importante que as crianças já tenham alguma noção dos conceitos de sinônimos e antônimos. Além disso, em momento anterior, elas já devem ter iniciado algumas reflexões sobre como a substituição de palavras por seus sinônimos em textos não ocorre preservando integralmente o sentido original, mas em relação de similaridade. Em relação aos antônimos, as crianças já devem saber que as palavras da Língua Portuguesa podem apresentar diferentes antônimos, em alguns casos, formados com e sem o acréscimo de prefixos de negação (focando nas palavras que recebem in-/im-), como ocorre com FELIZ/INFELIZ/TRISTE, por exemplo.

Inicie a aula com os alunos organizados em 5 grupos (isso facilitará o trabalho realizado na etapa de desenvolvimento). Opte por mesclar alunos com diferentes habilidades/dificuldades (os que apresentam mais desenvoltura para expressar oralmente suas ideias com os mais tímidos, ou os com um bom nível de leitura com outros que ainda estão desenvolvendo essa habilidade, por exemplo).

Para retomar o conhecimento já adquirido pelas crianças sobre o conteúdo desta aula, na introdução trabalhe palavras antônimas e sinônimas através de um jogo parecido com o STOP. Pergunte aos alunos se eles conhecem, se sabem como ele funciona e se compreendem o significado da palavra STOP, caso seja necessário, explicite que STOP significa PARE e que essa compreensão será importante para que eles compreendam as regras do jogo. Disponibilize, na sua mesa, um pote com alguns papéis (modelo disponibilizado); mediante um sorteio realizado por um aluno de um grupo, eles deverão oralmente compartilhar com a turma os antônimos das palavras sorteadas, e ao final, considerando os registros que você inseriu no quadro de acordo com as respostas das crianças, medie as reflexões sobre os sinônimos. Explique o comando da atividade a eles, ressaltando que não precisarão escrever os antônimos das palavras sorteadas, mas apenas falar em voz alta e que você, à medida em que eles forem falando, fará o registro no quadro.

Para que as crianças compreendam melhor o que será realizado, diga que a atividade será como o jogo ‘STOP’ e dê um exemplo, “Se a palavra sorteada pelo(a) colega for GRANDE, vocês deverão falar os antônimos dessa palavra, quais são eles?”. Espera-se que os alunos respondam com palavras como PEQUENO ou BAIXO, por exemplo. Nesse momento, registre no quadro as palavras mencionadas por eles, ou seja, PEQUENO e BAIXO (essas palavras serão trabalhadas posteriormente como sinônimos). Diga ainda que deverão seguir falando o máximo de palavras que pensarem, mas que quando você falar STOP, todos devem parar imediatamente. Para organizar as falas dos alunos, de maneira que todos os grupos tenham igualmente o direito à fala e possam compartilhar seus conhecimentos antes de você falar “STOP”, diga que cada grupo terá alguns segundos para expressar suas ideias (cronometre o tempo de cada um e somente após todos os grupos terem dado suas sugestões, dê o comando de interrupção. Caso note que algum aluno confundiu os conceitos de antônimos e sinônimos, retome com a turma o que cada conceito significa com perguntas como “Alguém poderia me dizer o que é antônimo?”, “Alguém poderia me dizer o que é sinônimo?”, “Quem poderia citar exemplos de palavras antônimas? E de palavras sinônimas?”. Caso um grupo não consiga dizer o antônimo da palavra sorteada, ele poderá passar a vez para o grupo seguinte).

Após trabalhar os antônimos, foque nas palavras mencionadas pelos alunos e inseridas no quadro para trabalhar os sinônimos e fomente questionamentos como, “Vocês apontaram que PEQUENO e BAIXO pode ser antônimos de GRANDE, e agora, olhando somente para as palavras PEQUENO e BAIXO, qual a relação existente entre elas?”. Espera-se que aqui as crianças percebam que PEQUENO e BAIXO são sinônimos. Repita a etapa com todas as palavras listadas anteriormente.

Para a atividade, utilize a roleta de palavras. Há vários aplicativos que podem ser utilizados para essa função como o https://app-sorteos.com/pt/apps/girar-roleta-aleatoria

Captura de tela 01 - Roleta

Uma outra opção é o https://wordwall.net/

Clique em criar atividade e escolha a opção

Captura de tela 02 - Botão roleta aleatória

Captura de tela 03 - Tela de preenchimento de informações da roleta

Clique em

Captura de tela 04 - Botão começar

Para girar a roleta clique em

Captura de tela 05 - Botão girar

Quando ela parar e a palavra for sorteada clique em Eliminar para retirar a palavra da roleta e Retomar para ela girar novamente.

Captura de tela 06 - Botões retomar e eliminar

Prepare o projetor e o computador com a roleta já Caso não consiga utilizar a roleta, imprima as palavras e coloque-as em um pote. Sugerimos que na roleta/pote sejam disponibilizadas palavras que serão trabalhadas mais adiante, como: SATISFEITO(A), SUJO(A), GRANDE, CHEIO(A), DISPOSTO(A), LONGE, FECHADO(A), PEQUENO(A), PIEDOSO(A), DORMIR, COCHICHAR GRITAR, JOVEM, PURO(A), DOENTE, QUENTE, QUIETO(A), SOZINHO(A), GELADO(A), VELOZ, etc.

Repita a atividade até que um integrante de cada grupo tenha feito o sorteio, ou seja, pelo menos 5 palavras antônimas serão trabalhadas nesse momento inicial, já a quantidade de sinônimos dependerá das respostas deles. Para cada palavra, dê mais ou menos 1 minuto para que eles citem seus antônimos, utilizando o tempo que sobrar para trabalhar os sinônimos mencionados. Dessa forma, a atividade terá um ritmo um pouco acelerado, parecido com o ritmo do jogo STOP.

Para trabalhar o conteúdo desta aula, tenha em mente que a habilidade da BNCC focada aqui propõe a análise das diferenças entre os sinônimos em contextos situados, para desconstruir a ideia de que eles são sempre idênticos, e a formação de antônimos pelo acréscimo do prefixo de negação in-/im-. Ambos conceitos devem ser trabalhados durante as práticas de leitura de textos, levando em consideração a autonomia dos alunos, que deve ser progressivamente alcançada.

Materiais complementares: Dinâmica de introdução

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