Plano de Aula

Plano de aula: Leitura e reflexão de texto curto sem e com pontuação

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Cadê o ponto?

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Descrição

Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é trabalhar os usos e as finalidades do ponto final, do ponto de exclamação e do ponto de interrogação.

Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Computador, projetor e caixa de som

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Jogo: Sinais de pontuação

  • Materiais diversos:
    Letra de um texto escrito (O eco, de Cecília Meireles. Fonte: “Os melhores poemas de Cecília Meireles para crianças”, Blog da Leiturinha, disponível em: http://leiturinha.com.br/blog/os-melhores-poemas-de-cecilia-meireles-para-criancas/. Acesso em: 3 de setembro de 2018), trechos do mesmo texto reescrito utilizando diferentes pontuações, quadro ou projetor, giz ou pincel, cartolina, computador com acesso à internet para, durante a etapa de fechamento da aula, passar um clipe sobre os sinais de pontuação.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Pontuação

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Refletir de forma coletiva acerca da função da pontuação (ou da falta dela) em trechos de um reconto para perceber como diferentes pontuações podem gerar sentidos/interpretações diversos, compreendendo a importância do uso adequado para conseguir determinado sentido.

Competências gerais

3. Repertório cultural

4. Comunicação

5. Cultura digital

9. Empatia e cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos

Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é trabalhar os usos e as finalidades do ponto final, do ponto de exclamação e do ponto de interrogação.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em utilizar os pontos adequados, de acordo com o sentido solicitado, por não saber qual ponto usar (desconhecimento dos sinais de pontuação); confundir os aspectos gráficos dos sinais de pontuação (exclamação e interrogação em particular), utilizando-os de forma trocada, ainda que demonstrem conhecimento do sentido que determinada frase deveria ter.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 10 minutos

Cadê o ponto?

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para a turma.

Descoberta do texto "O Eco", de Cecília Meireles.

Orientações: Se possível, trabalhe com a turma em um só grupo, que deve ser organizado no formato de uma meia lua, assim os estudantes poderão interagir com os colegas e com o professor com mais facilidade, além de poder visualizar melhor a projeção utilizada ou o quadro.

Pergunte ao grande grupo se alguém da turma já ouviu falar sobre os sinais de pontuação e sobre as suas funcionalidades. Caso algum aluno já tenha tido contato com o tema, peça para que ele compartilhe seus conhecimentos com a turma de modo oral e faça intervenções apenas quando/se for necessário, ou seja, quando/se o aluno cometer alguma inadequação que possa prejudicar a aprendizagem das demais crianças.

Projete um pequeno texto para as crianças sem os sinais de pontuação, aqui usaremos o texto “O eco”, de Cecília Meireles. Caso não seja possível, distribua em folhas de papel o texto não pontuado.

Peça para que as crianças leiam em voz baixa o texto e olhem atentamente para ele durante 2 minutos, pergunte se há algo faltando e o que elas acharam interessante. Espera-se que as crianças consigam identificar a falta de alguns sinais de pontuação, mesmo que não saibam expressar seus nomes etc. Caso isso ocorra, peça para os estudantes que sentiram a falta dos sinais de pontuação falarem quais foram os pontos que sentiram falta e/ou irem até o quadro e tentarem desenhar os sinais que faltaram. Caso os estudantes desenhem uma vírgula, um ponto final ou algum outro sinal de pontuação, explicite aos demais que todos eles são sinais de pontuação utilizados na língua portuguesa, mas deixe claro que o foco desta aula serão apenas três sinais (não corrija a pontuação que colocarem. Depois, quando apresentar o texto pontuado, volte e faça um breve comparativo/comentário).

Solicite que quatro crianças leiam o texto em voz alta, cada uma deverá ler uma estrofe, ressaltando que as demais deverão acompanhar a leitura na projeção ou em suas folhas impressas.

Após a leitura, sonde se/o que elas entenderam do texto projetado/impresso e sane as possíveis dúvidas de vocabulário que surgirem.

Materiais complementares: Fonte: “Os melhores poemas de Cecília Meireles para crianças”, Blog da Leiturinha, disponível em: http://leiturinha.com.br/blog/os-melhores-poemas-de-cecilia-meireles-para-criancas/. Acesso em: 3 de setembro de 2018.

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