Plano de Aula

Plano de aula: Reconhecimento dos sinais de pontuação em textos

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Cadê o ponto?

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. O objetivo deste conjunto de planos é trabalhar os usos e as finalidades do ponto final, do ponto de exclamação e do ponto de interrogação.

Materiais necessários: Letra de poemas escritos (Fonte: “10 poemas famosos para ler com as crianças”, Blog da Leiturinha, disponível em: http://leiturinha.com.br/blog/10-poemas-famosos-para-ler-com-as-criancas/. Acesso em: 9 de setembro de 2018. Fonte: “Os melhores poemas de Cecília Meireles para crianças”, Blog da Leiturinha, disponível em: http://leiturinha.com.br/blog/os-melhores-poemas-de-cecilia-meireles-para-criancas/. Acesso em: 9 de setembro de 2018. Textos impressos, placas contendo os sinais de pontuação que serão trabalhados nesta aula (ponto final, ponto de exclamação e ponto de interrogação) para cada criança; fichas para a atividade (modelo disponibilizado); cartelas para a atividade (modelo disponibilizado).

Cartelas para impressão aqui;

Atividade para impressão aqui;

Resolução da atividade aqui.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em utilizar os pontos adequados, de acordo com o sentido solicitado, por não saber qual ponto usar (desconhecimento dos sinais de pontuação); confundir os aspectos gráficos dos sinais de pontuação (exclamação e interrogação em particular), utilizando-os de forma trocada, ainda que demonstrem conhecimento do sentido que determinada frase deveria ter.

Referências sobre o assunto: Fonte: “Como usar a pontuação para melhorar a compreensão de um texto”, Fundação Lemann, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=n8HF8jxnBNY. Acesso em: 9 de setembro de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

1. Projete ou leia o Tema da aula para a turma.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA