Plano de Aula

Plano de aula: Reconhecimento dos sinais de pontuação em textos

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Cadê o ponto?

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Descrição

Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é trabalhar os usos e as finalidades do ponto final, do ponto de exclamação e do ponto de interrogação.

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Materiais sugeridos

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Pontuação

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Utilizar adequadamente os sinais de pontuação para produzir individualmente na modalidade oral (por meio de entonações) e na modalidade escrita (por meio da identificação de pequenos excertos de poemas) frases com intencionalidades específicas, classificando-as conforme a pontuação utilizada

Competências gerais

3. Repertório cultural

4. Comunicação

5. Cultura digital

9. Empatia e cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 60 minutos

Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é trabalhar os usos e as finalidades do ponto final, do ponto de exclamação e do ponto de interrogação.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em utilizar os pontos adequados, de acordo com o sentido solicitado, por não saber qual ponto usar (desconhecimento dos sinais de pontuação); confundir os aspectos gráficos dos sinais de pontuação (exclamação e interrogação em particular), utilizando-os de forma trocada, ainda que demonstrem conhecimento do sentido que determinada frase deveria ter.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 10 minutos

Ponto final, ponto de exclamação ou ponto de interrogação?

Orientações: Projete ou leia o Tema da aula para a turma.

Jogo da pontuação

Orientações: Para esta aula, é importante que as crianças já tenham alguma noção dos usos e das funcionalidades do ponto final, do ponto de interrogação e do ponto de exclamação. A sala deverá ser organizada em pequenos grupos (cada um com seis estudantes) para facilitar a atividade que será realizada na etapa de desenvolvimento. Opte por colocar em um mesmo grupo estudantes organizados em etapas diferentes de aprendizagem (estudantes que já demonstram certa facilidade com o conteúdo e cometam poucas inadequações e estudantes que ainda apresentam certa dificuldade e trocam sinal frequentemente, por exemplo) para que, juntas, as crianças possam trocar conhecimentos.

Tenha em mente que a habilidade de usar adequadamente o ponto final, o ponto de interrogação e o ponto de exclamação inclui a identificação dos sinais gráficos, o reconhecimento destes sinais na leitura e suas funcionalidades, o uso destes sinais na produção escrita para garantir legibilidade e provocar os sentidos de efeitos desejados e pondere estas questões durante toda a aula. Considere que a análise dos efeitos de sentidos provocados na leitura de textos é um momento inicial e fundamental para a organização deste saber.

Retome as funcionalidades destes sinais fazendo perguntas como: Para que serve o ponto final?, Para que serve o ponto de interrogação?, Para que serve o ponto de exclamação?, Como é o ponto final?, Como é o ponto de interrogação?, Como é o ponto de exclamação?. Espera-se que as crianças exponham, por exemplo, que o ponto final marca o fim de uma frase; que o ponto de interrogação serve para fazer perguntas e que o ponto de exclamação expressa uma ordem, um desejo ou uma surpresa, e que tentem explicar o formato de cada sinal ou mesmo desenhá-los no ar. Peça ainda que três estudantes desenhem no quadro cada um dos sinais trabalhados. Ressalte, ainda, que estes sinais são apenas alguns dos sinais existentes na língua portuguesa.

Explique detalhadamente a atividade que vai realizar: diga às crianças que entregará três plaquinhas para cada uma: uma com o ponto final, uma com o ponto de exclamação e outra com o ponto de interrogação e que elas serão utilizadas no Jogo da pontuação. Dê um exemplo para que elas possam compreender melhor a dinâmica, você pode, por exemplo, dizer a frase “Hoje estou feliz!” e solicitar que os estudantes levantem a plaquinha com o sinal que eles acreditam que acompanharia a frase falada, para transmitir o sentido expresso, caso ela estivesse escrita em um papel.

Distribua as três placas para cada criança, cada uma deve conter um sinal de pontuação trabalhado nesta aula (ponto final, ponto de exclamação e ponto de interrogação). Você pode fazer isso colando um pedaço de cartolina com o sinal inserido em um palito de picolé ou solicitar a criação destas placas pelas crianças em aula anterior ou como tarefa de casa.

Explique que primeiramente lerá dois poemas, “Pontinho de vista”, de Pedro Bandeira, e “Leilão de jardim”, de Cecília Meireles. Após a leitura dos poemas completos, diga que lerá agora apenas algumas frases das duas obras para que eles possam, logo após a sua leitura, pensarem no sinal de pontuação adequado para transmitir o sentido daquela frase e levantar a plaquinha que acreditam ser correspondente a este sentido, caso a frase estivesse escrita em uma folha de papel ou no quadro.

Leia cada frase devagar e com a entonação adequada para que os estudantes possam identificar o sinal adequado (como modelo usaremos o texto “Pontinho de vista”, de Pedro Bandeira, para explicitar os usos do ponto final e do ponto de exclamação e “Leilão de jardim”, de Cecília Meireles, para trabalhar o ponto de interrogação e o ponto de exclamação).

Após a leitura de um trecho, como “EU SOU PEQUENO.” (do texto “Pontinho de vista”, de Pedro Bandeira), solicite que as crianças levantem uma de suas plaquinhas para explicitar qual seria o sinal utilizado na frase caso ela estivesse escrita em uma folha de papel ou no quadro, perguntando também os motivos de suas escolhas. No caso do exemplo sugerido, a resposta correta seria a placa que contém um ponto final. Repita a frase, modificando seu sentido, como “EU SOU PEQUENO?”, de modo que os estudantes compreendam que a mesma frase pode receber diferentes sinais, de acordo com o contexto e a entonação. É importante que, além de levantar as placas, algumas crianças expliquem suas motivações para tais escolhas, principalmente se houver o levantar de placas diferentes, esta argumentação será fundamental para sanar as dúvidas neste contexto. Caso isso ocorra, repita novamente a frase para que as crianças que apresentaram dúvidas possam identificar o sentido expresso inicialmente.

Repita a atividade com outras frases para que todos os sinais de pontuação trabalhados nesta aula sejam contemplados. Você pode usar, por exemplo, o trecho “ESTE É MEU LEILÃO!” e “A CIGARRA E A SUA CANÇÃO?” (ambos situados no texto “Leilão de jardim”, de Cecília Meireles) de forma que, no final desta etapa, tenha retomado com as crianças as funcionalidades do ponto final, do ponto de exclamação e do ponto de interrogação.

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