Plano de Aula

Plano de aula: Revisão e exercícios de fixação sobre pontuação

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Cadê o ponto?

mais ações

Descrição

Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é trabalhar os usos e as finalidades do ponto final, do ponto de exclamação e do ponto de interrogação.

Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Projetor, computadores ou outros dispositivos com acesso à internet

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Jogo: Sinais de pontuação: https://www.baamboozle.com/game/506225

  • Materiais diversos:
    Letra de texto escrito. (Texto da introdução: aqui. Fonte: “Chapeuzinho Vermelho”, Smart Kids, disponível em: https://www.smartkids.com.br/trabalho/contos-de-fadas-chapeuzinho-vermelho&sa=D&ust=1537634005908000&usg=AFQjCNHp9ZCqkhpTcE3GlJC2MVuOOcidpw. Acesso em: 22 de setembro de 2018.) Observação: Indicamos uma versão da Chapeuzinho Vermelho que está disponível na internet visando ampliar o acesso e, assim, o uso deste plano. No entanto, caso tenha disponibilidade, utilize versões impressas, tendo em vista que é uma história bem conhecida e popular (às vezes, até as crianças têm em casa e podem trazer para a aula). Uma versão que poderia ser utilizada é a de Charles Perrault, editada pela Companhia das Letrinhas.

    Caixa pequena trazida pelo professor.

    Tesouras.

    Fitas para colar.

    Projetor ou quadro.

    Pincel ou giz.

    Modelo de atividade disponibilizado (Papéis para impressão - dinâmica de introdução aqui. Atividade realizada no desenvolvimento aqui. Resolução da atividade aqui. Fonte: “Colorir desenho pinte conforme a legenda”, Smart Kids, disponível em: https://www.smartkids.com.br/colorir/desenho-pinte-conforme-a-legenda. Acesso em: 22 de setembro de 2018.).

    Lápis de cor.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Pontuação

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Revisar, coletivamente, a pontuação de um texto escrito observando quando os sinais utilizados traduzem ou não os sentidos solicitados, corrigindo-os quando houver necessidade, justificando suas escolhas.

Competências gerais

3. Repertório cultural

4. Comunicação

5. Cultura digital

9. Empatia e cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 60 minutos

Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é trabalhar os usos e as finalidades do ponto final, do ponto de exclamação e do ponto de interrogação.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em utilizar os pontos adequados, de acordo com o sentido solicitado, por não saber qual ponto usar (desconhecimento dos sinais de pontuação); confundir os aspectos gráficos dos sinais de pontuação (exclamação e interrogação em particular), utilizando-os de forma trocada, ainda que demonstrem conhecimento do sentido que determinada frase deveria ter.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 10 minutos

Jogo dos cinco erros de pontuação

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para a turma.

Conto: Chapeuzinho Vermelho.

Orientações: Para esta aula, é importante que as crianças já tenham compreendido os usos e as funcionalidades do ponto final, do ponto de interrogação e do ponto de exclamação. Inicie a aula com a turma organizada em cinco grupos como forma de ganhar tempo, de modo que as crianças de um mesmo grupo sejam inseridas em pequenos círculos. Opte por colocar em um mesmo grupo estudantes organizados em etapas diferentes de aprendizagem (estudantes que já demonstram certa facilidade com o conteúdo e cometam poucas inadequações e estudantes que ainda apresentam certa dificuldade e trocam sinal frequentemente, por exemplo) para que juntas, as crianças possam trocar conhecimentos.

Tenha em mente que a habilidade de usar adequadamente o ponto final, o ponto de interrogação e o ponto de exclamação inclui a identificação dos sinais gráficos, o reconhecimento destes sinais na leitura e suas funcionalidades, o uso destes sinais na produção escrita para garantir legibilidade e provocar os sentidos/efeitos desejados, ponderando estas questões durante toda a aula. Considere que a análise dos efeitos de sentidos provocados na leitura de textos é um momento inicial e fundamental à organização deste saber.

Inicie a aula retomando o conhecimento prévio das crianças sobre os sinais que serão trabalhados nesta aula (ponto final, ponto de exclamação e ponto de interrogação). Você pode, por exemplo, pronunciar algumas frases e perguntar qual sinal seria utilizado caso aquela frase estivesse escrita em um papel ou no quadro. Assim, após pronunciar a frase “Qual é a data de hoje?”, você deve perguntar para as crianças qual seria o ponto utilizado se a frase estivesse escrita e pedir uma breve explicação. Solicite também que elas citem, como exemplo, algumas outras frases que levariam o mesmo sinal. Faça isso também para o ponto final e para o ponto de exclamação. Espera-se que as crianças exponham, por exemplo, que o ponto final marca o fim de uma frase; que o ponto de interrogação serve para fazer perguntas e que o ponto de exclamação expressa uma ordem, um desejo ou uma surpresa e que tentem explicar o formato de cada sinal ou mesmo desenhá-los no ar.

Projete ou insira no quadro e entregue para as crianças (ver Materiais complementares) um pequeno texto sem a pontuação utilizada nesta aula (ou seja, o texto deverá conter a pontuação que não será trabalhada aqui - vírgulas, travessões etc.). Como exemplo, usaremos um trecho do conto Chapeuzinho Vermelho.

Pergunte se a turma conhece a história, se gosta ou não dela etc.

Peça para que um integrante de cada grupo dirija-se até uma caixa localizada na mesa do professor e pegue, sem olhar, um dos papéis (ver Materiais complementares) com o nome de um sinal de pontuação (para o exemplo sugerido é necessário que na caixa constem cinco papéis, um escrito ponto de exclamação, outro, ponto de interrogação e três, ponto final. Cada um corresponde à uma ocorrência no texto).

Logo após, as crianças deverão levar seus papéis até seus grupos, para que possam, juntas, ler o que está escrito e desenhar no quadrado que sucede o nome do sinal sua representação gráfica. Se o grupo pegar um papel escrito ponto de exclamação, por exemplo, as crianças deverão discutir sobre o formato do ponto e na frente de seu nome, no espaço destinado ? desenharem o sinal !.

Após as discussões sobre o formato do sinal e seu desenho no espaço adequado, solicite que cada grupo corte o papel que receberam, separando o nome do sinal do quadrado onde inseriram sua representação gráfica, isto facilitará o momento da inserção do sinal no quadro.

Cada grupo terá uma cópia do texto (modelo disponibilizado) para facilitar a leitura, uma vez que algumas crianças podem apresentar dificuldades no acompanhamento da leitura do texto projetado ou inserido no quadro.

Com o texto ainda projetado ou inserido no quadro, de modo que todas as crianças consigam visualizá-lo, solicite que os grupos discutam sobre o local do texto que precisa do sinal que eles têm nas mãos (aqui você pode distribuir papéis com cores diferentes para cada grupo, facilitando a identificação de cada um na hora em que forem colocar seus papéis no quadro/projeção). Como os sinais podem aparecer em mais de um local, deixe isso claro para as crianças, de modo que elas compreendam que se outro grupo já colocou o sinal no local que pretendiam, o grupo deve refletir sobre outro local que pode levar o mesmo sinal. Peça que as crianças dirijam-se ao quadro para colocarem o sinal que ficaram responsáveis (aqui você pode pedir para o estudante responsável de cada grupo desenhar no local adequado o sinal ou mesmo colá-lo no quadro com uma fita). Após a inserção, cada grupo deverá junto ler a frase que pontuou para toda a turma. Ressalte a importância de respeitar a entonação adequada no momento da leitura.

Após todos os grupos colocarem seus pontos no texto, inicie a análise/discussão da atividade realizada, perguntando para cada grupo (com base na cor do papel) o motivo da escolha em colocar, naquele lugar, o ponto. Você pode fazer isso relendo cada frase, no caso do exemplo sugerido, após a releitura de FINALMENTE, CHAPEUZINHO CHEGOU À CASA DA VOVÓ E BATEU DE LEVE NA PORTA., peça que o grupo responsável pela escolha do ponto final explique os motivos que o levaram a escolher esta resposta. Não interfira ainda, pois, neste momento, o foco é ouvir as argumentações dos grupos. Caso os grupos portadores dos papéis com ponto de exclamação ou ponto de interrogação tenham se manifestado acreditando que suas respostas para o exemplo sugerido eram as corretas, pergunte às crianças os motivos que as levaram a pensar nestas respostas, identifique as dúvidas e tente saná-las.

Após todos os grupos terem justificado suas escolhas, peça para que, juntas, as crianças analisem toda a pontuação utilizada no texto e caso concordem com as escolhas da turma, leiam o texto coletivamente. Caso notem que há algum sinal colocado de forma errônea, peça para que as crianças digam qual é o sinal utilizado de forma equivocada e por que. Caso elas não notem o uso equivocado de um sinal, questione as crianças sobre sua colocação e o sentido que aquela frase está expressando, de modo que elas compreendam a inadequação. Você pode fazer perguntas como: Vocês acham que o sinal colocado aqui está correto?, Quando utilizamos esse sinal?, Qual é o sentido que a frase expressa?, Qual é o sinal que corresponde ao sentido da frase?.

Realize a atividade de correção com todos os grupos, de modo que, no final desta etapa, as crianças possam visualizar no quadro o texto correto, contendo a pontuação que inseriram.

Materiais complementares: Fonte: “Chapeuzinho Vermelho”, Smart Kids, disponível em: https://www.smartkids.com.br/trabalho/contos-de-fadas-chapeuzinho-vermelho&sa=D&ust=1537634005908000&usg=AFQjCNHp9ZCqkhpTcE3GlJC2MVuOOcidpw. Acesso em: 22 de setembro de 2018.

Papéis para impressão - dinâmica de introdução aqui.

Texto da introdução aqui.

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA