Plano de Aula

Plano de aula: Manchetes e imagens de jornal: leitura e reflexão

Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Manchetes e lides em notícias

mais ações

Descrição

Esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação Vida cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de abertura.

Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Projetor, computadores ou outros dispositivos com acesso à internet

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Pesquisa de manchetes no Jornal Joca: https://www.jornaljoca.com.br/

  • Materiais diversos:
    Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Manchetes e imagens de jornal em folha xerografada.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Decodificação/fluência de leitura

Prática de Linguagem

  • Leitura/escuta

Objetivos de aprendizagem

  • Ler manchetes e imagens fazendo relação entre as duas partes da notícia e identificando as informações apresentadas.

Competências gerais

3. Repertório cultural

4. Comunicação

5. Cultura digital

9. Empatia e cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos

Esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação Vida cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de abertura.

Informações sobre o gênero: Uma manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. Os lides de notícias têm como objetivo dar ao leitor as principais informações o quê (ação), quem (sujeito da ação), quando (tempo), onde (local), como (o modo como aconteceu) e por que (motivo). no primeiro parágrafo da notícia.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em considerar a imagem como um texto não verbal e relacioná-la à manchete. Dificuldade na localização das informações explícitas. Dificuldade em perceber as características específicas e funções das manchetes.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 10 minutos

Lendo manchetes e imagens de jornal!

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos, na qual será trabalhar com atividades que visam:

• Identificar e ler manchetes e títulos, prevendo o conteúdo das notícias.

• Ler legendas de fotografias, relacionar fotografias e ilustrações como chave de leitura para prever o conteúdo das matérias.

Vamos observar a imagem abaixo e conversar sobre ela!

Orientações: Inicie a aula mostrando uma capa de jornal infantil e levante os seguintes questionamentos:

- Vocês sabem o que é isso?

- Para que serve este tipo de texto?

- Sobre o que a notícia principal irá falar?

- O que te ajudou a imaginar o assunto desta notícia?

Direcione a conversa coletivamente, atente para considerar as diferentes percepções e respostas para as questões.

Oriente os alunos a observar atenciosamente a capa de jornal infantil. Neste momento, estimule-os a perceber que a imagem da capa do jornal está ligada à manchete e ao assunto principal do texto e que ela tem a função de complementar e ilustrar a notícia. Chame a atenção dos alunos para o tamanho dos textos das manchetes, que destacam uma (ou algumas dependendo da capa selecionada) como sendo principal.

Para que os estudantes conheçam como as manchetes e ilustrações estão formatadas em um jornal digital, nessa atividade eles irão explorar o jornal Joca. Deixe os dispositivos digitais organizados e já abertos no site https://www.jornaljoca.com.br/.

Explique que a capa que observaram antes foi retirada desse jornal e que ele é um jornal direcionado para crianças. Em duplas, peça que observem a estrutura do jornal. Pergunte:

- Nesse jornal, como as notícias estão organizadas?

- Para ler a notícia por inteiro, o que você deve fazer?

Eles devem perceber que o jornal digital está organizado de forma que somente temos acesso à manchete e alguma imagem.

- Que notícia, você e sua dupla escolheram ler?

- Por que escolheram essa notícia?

Em um jornal digital, o que chama a atenção do leitor para clicar e ler a notícia inteira são a manchete e as imagens.

Eles devem explorar livremente e escolher uma das notícias para ler.

O importante neste momento é a percepção da estrutura do texto, observando a presença de MANCHETES e a relação delas com as imagens.

Materiais complementares: Para acessar a capa de jornal infantil para impressão clique aqui

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos