Capa de jornal para impressão_LP02_04SQA03
Plano de Aula
Plano de aula: Manchetes e imagens de jornal: leitura e reflexão
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Manchetes e lides em notícias
Descrição
Esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação Vida cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de abertura.
Veja todos os planos aqui!
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Projetor, computadores ou outros dispositivos com acesso à internet - Recursos Educacionais Digitais:
Pesquisa de manchetes no Jornal Joca: https://www.jornaljoca.com.br/ - Materiais diversos:
Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Manchetes e imagens de jornal em folha xerografada.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Decodificação/fluência de leitura
Prática de Linguagem
- Leitura/escuta
Objetivos de aprendizagem
- Ler manchetes e imagens fazendo relação entre as duas partes da notícia e identificando as informações apresentadas.
Competências gerais
3. Repertório cultural
4. Comunicação
5. Cultura digital
9. Empatia e cooperação


Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 50 minutos
Esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação Vida cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de abertura.
Informações sobre o gênero: Uma manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. Os lides de notícias têm como objetivo dar ao leitor as principais informações o quê (ação), quem (sujeito da ação), quando (tempo), onde (local), como (o modo como aconteceu) e por que (motivo). no primeiro parágrafo da notícia.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em considerar a imagem como um texto não verbal e relacioná-la à manchete. Dificuldade na localização das informações explícitas. Dificuldade em perceber as características específicas e funções das manchetes.
Organização da aula
Conversa inicial:
Tempo previsto: 10 minutos
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos, na qual será trabalhar com atividades que visam:
• Identificar e ler manchetes e títulos, prevendo o conteúdo das notícias.
• Ler legendas de fotografias, relacionar fotografias e ilustrações como chave de leitura para prever o conteúdo das matérias.
Orientações: Inicie a aula mostrando uma capa de jornal infantil e levante os seguintes questionamentos:
- Vocês sabem o que é isso?
- Para que serve este tipo de texto?
- Sobre o que a notícia principal irá falar?
- O que te ajudou a imaginar o assunto desta notícia?
Direcione a conversa coletivamente, atente para considerar as diferentes percepções e respostas para as questões.
Oriente os alunos a observar atenciosamente a capa de jornal infantil. Neste momento, estimule-os a perceber que a imagem da capa do jornal está ligada à manchete e ao assunto principal do texto e que ela tem a função de complementar e ilustrar a notícia. Chame a atenção dos alunos para o tamanho dos textos das manchetes, que destacam uma (ou algumas dependendo da capa selecionada) como sendo principal.
Para que os estudantes conheçam como as manchetes e ilustrações estão formatadas em um jornal digital, nessa atividade eles irão explorar o jornal Joca. Deixe os dispositivos digitais organizados e já abertos no site https://www.jornaljoca.com.br/.
Explique que a capa que observaram antes foi retirada desse jornal e que ele é um jornal direcionado para crianças. Em duplas, peça que observem a estrutura do jornal. Pergunte:
- Nesse jornal, como as notícias estão organizadas?
- Para ler a notícia por inteiro, o que você deve fazer?
Eles devem perceber que o jornal digital está organizado de forma que somente temos acesso à manchete e alguma imagem.
- Que notícia, você e sua dupla escolheram ler?
- Por que escolheram essa notícia?
Em um jornal digital, o que chama a atenção do leitor para clicar e ler a notícia inteira são a manchete e as imagens.
Eles devem explorar livremente e escolher uma das notícias para ler.
O importante neste momento é a percepção da estrutura do texto, observando a presença de MANCHETES e a relação delas com as imagens.
Materiais complementares: Para acessar a capa de jornal infantil para impressão clique aqui
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA