Atividade para impressão - Tabela
Plano de Aula
Plano de aula: Oralidade em foco: Conhecendo o jornal falado
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Manchetes e lides em notícias
Descrição
Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação “Vida Cotidiana”. Esta aula faz parte do módulo de Oralidade.
Veja todos os planos aqui!
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Computador, projetor e caixa de som - Recursos Educacionais Digitais:
Vídeo: ESTÁ NO AR O JORNAL BRINCADEIRAS A2 PRIMEIRA EDIÇÃO - BRINCADEIRAS A DOIS. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nICMmvvjBj0 - Materiais diversos:
Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Computador e projetor para passar os vídeos. Folha xerografada.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Produção do texto oral
Prática de Linguagem
- Leitura/escuta
Objetivos de aprendizagem
- Perceber as características de um “ telejornal” e reconhecer o jornal falado como um recurso de comunicação.
Competências gerais
3. Repertório cultural
4. Comunicação
5. Cultura digital
9. Empatia e cooperação


Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 50 minutos
Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação “Vida Cotidiana”. Esta aula faz parte do módulo de Oralidade.
Informações sobre o gênero: Uma manchete (do francês manchete) é um título de uma notícia num jornal ou revista, escrito com letras grandes e vistosas e, muitas vezes, colocado na primeira página. Já as fotolegendas são um gênero textual que circula socialmente em revistas, jornais, livros e sites de internet e fazem parte do cotidiano de todas as pessoas.
Telejornalismo / Jornal Falado é a prática profissional do jornalismo aplicada à televisão. Telejornais são programas que divulgam notícias dos mais variados tipos, utilizando imagens, sons e — geralmente — narração por um apresentador (chamado de âncora, no jargão profissional).
Os canais de televisão podem apresentar telejornais como parte da programação normal transmitida diariamente ou mais frequentemente, em horários fixos. Às vezes, outros programas podem ser interrompidos por plantões de notícias (news flashes) em casos muito importantes e urgentes.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade na identificação das características de um telejornal.
Organização da aula
Conversa inicial:
Tempo previsto: 10 minutos
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos. Faça um breve levantamento sobre os conhecimentos prévios dos alunos acerca do gênero trabalhado. Tente envolvê-los na temática da aula.
A oralidade como conteúdo a ser trabalhado na escola já vem sendo enfatizada há algum tempo. A Base Nacional Curricular propõe o trabalho com essa modalidade, assim como o trabalho com a modalidade escrita, ressaltando a importância desse estudo no desenvolvimento da competência discursiva dos alunos. Dentro dessa perspectiva, o trabalho com Jornal falado visa contemplar as situações comunicativas do dia a dia com foco na produção oral.
Orientações: Organize os alunos em grupos de quatro integrantes. O trabalho em grupo ajuda a desenvolver a cooperação, responsabilidade e interação dentro da turma. Além disso, alunos que possuem alguma dificuldade acabam, muitas vezes, tendo mais facilidade em entender o que o colega explica e com isso, esclarece dúvidas, melhorando o seu desempenho a partir desta ajuda.
Inicie a aula com as seguintes problematizações:
- Vocês sabem o que é um telejornal?
- Já assistiram um jornal na TV?
- A sua família possui o hábito de assistir esse tipo de programa?
- Quais telejornais são mais assistidos em sua casa?
- Que notícias você já assistiu em um telejornal?
Ouça atentamente as experiências apresentadas pelos alunos. Espera-se que os alunos relembrem (a partir do direcionamento/mediação do professor) os telejornais assistidos pelas suas famílias e suas principais características, que são: manchetes anunciadas e notícias apresentadas, geralmente apresentados na televisão, por um ou mais apresentadores. Neste momento é importante que os alunos tentem resgatar na memória alguma notícia que eles já tenham assistido. Resgatar os conhecimentos prévios dos alunos é uma prática essencial para uma aprendizagem significativa. Provavelmente os alunos trarão muitas informações pois é um gênero comum no contexto familiar.
Realize um levantamento prévio acerca das características do telejornal:
- Como as notícias são passadas para os telespectadores?
- Há um momento em que as notícias são anunciadas antes de sua apresentação, como se fossem manchetes de jornal?
- Como acontece a apresentação de um telejornal?
- Quantas pessoas apresentam? Há variedade de apresentadores?
- No telejornal as notícias são narradas da mesma maneira que contamos um fato para alguém em uma conversa do dia-a-dia?Por quê?
Os alunos deverão refletir sobre as questões levantadas. O professor deve mediar o raciocínio das crianças e levá-las a compreender que as notícias são passadas através da fala (oralidade) pelos apresentadores e que antes das notícias as manchetes são anunciadas para os telespectadores. Espera-se também que os alunos apontem que há telejornais que são apresentados por um, dois ou mais apresentadores e que as notícias apresentadas são narradas de maneira diferente de uma conversa informal, pois há intenção de informar os telespectadores.
Chame a atenção dos alunos para a diferença da narração de um fato em um jornal falado e em uma conversa informal, como por exemplo o vocabulário utilizado, a formalidade da fala e a emissão de opiniões pessoais. Oriente os alunos a responderem os questionamentos tendo como base os conhecimentos prévios que possuem acerca do telejornal. Aproveite a fala dos alunos para exemplificar algumas situações reais, por exemplo, se um aluno falar que sua família costuma assistir o telejornal para ficar informada, diga que os telejornais são uma versão digital do jornal impresso e que assim como o jornal de papel tem objetivo de divulgar uma informação o telejornal também possui essa característica.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA