Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_04NUM02
Recursos:
Necessários: Algum meio de comunicação com os alunos que pode ser por meio de seus responsáveis (atividades impressas) ou pela internet (Google Classroom; WhatsApp; Meet; Zoom …); Material do aluno.
Opcionais: Cartas confeccionadas pelos alunos.
Para este plano, foque na etapa da Atividade Principal.
Atividade principal
A atividade principal consiste em um jogo de cartas com quatro jogadores. Porém, para ser jogado em casa, você pode propor aos alunos que convidem uma pessoa do convívio deles para jogar com eles, e adapte as regras do jogo e encaminhe somente dois jogos de carta. Envie aos alunos ou poste na página do Google Classroom as cartas do jogo e as regras. As cartas são simples e podem ser confeccionadas pelos próprios alunos, se você assim preferir. Neste caso tire um print do slide 3, envie no WhatsApp e peça que os alunos desenhem as cartas em um papel e depois recortem antes do jogo. Você pode enviar um áudio dando orientações e fazendo questionamentos que permitem uma reflexão sobre as jogadas. Peça que depois do jogo enviem as respostas para você.
- Para descobrir quantos pontos cada dupla fez em cada jogada, o que vocês precisaram fazer?
- Quem ficou com as cartas em cada jogada?
- Quem ganhou o jogo?
- Como você fez para descobrir o resultado da adição dos valores das duas cartas?
Se considerar difícil para os alunos realizarem o jogo com outra pessoa, aplique as atividades complementares, que consistem em uma simulação do jogo, possibilitando que os alunos façam reflexões a partir de jogadas já realizadas. Neste caso, será necessário explicar as regras do jogo, que estão nos slides 3 e 4, antes deles resolverem as atividades.
Discussão das soluções
Peça que cada dupla relate no grupo ou envie para você as estratégias utilizadas para realizar os cálculos de maneira rápida e correta. Peça que contem como pensaram para fazer os cálculos mentalmente. Use as perguntas e faça comparações:
- Como fizeram para encontrar, rapidamente, o resultado das adições?
- Que estratégias foram utilizadas no jogo? Quais delas são mais eficazes?
Procure identificar as maneiras diferentes apresentadas por eles e encaminhe junto com a devolutiva da tarefa, para que todos tenham oportunidade de ampliar as estratégias de cálculo.
Encerramento
Apresente para os alunos o slide 6. Pergunte qual conhecimento matemático eles utilizaram enquanto estavam jogando, que raciocínio ajudou quem venceu, que estratégias matemáticas foram utilizadas. Estas perguntas permitem que o aluno identifique que houve um aprendizado matemático por trás do jogo. Você pode compartilhar a imagem do slide no grupo de WhatsApp ou encaminhar impresso, junto com a devolutiva da tarefa de cada um ou ainda inserir comentários na página do Google Classroom.
Raio X
O Raio X é um momento para você verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar a aprendizagem da aula. Você pode enviar a imagem do slide 7 e pedir que realizem e depois encaminhem a resposta para você. Pode postar na sua página no Google Classroom ou ainda pode entregar a atividade impressa. Encaminhe as perguntas junto com a atividade:
- Que números podem ser adicionados ao número 10 para que Maria ganhe essa partida?
- Que número fará com que ela fique empatada com Bruno?
- Que números fariam que Bruno fosse o vencedor dessa rodada?
Convite às famílias
Envie um pequeno texto aos responsáveis dos alunos, explicando o objetivo de aprendizagem esperado com a realização das atividades. Você pode também gravar um áudio e enviar no grupo de WhatsApp, se esse for seu caso de comunicação com os familiares. Aproveite e dê sugestões de envolvimento dos familiares na realização das atividades e peça apoio quanto a preparação do material que será utilizado.