Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT2_20GRM_05
Recursos
- Necessários: Caderno e lápis.
- Opcionais: - Atividades impressas;
- Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail.
Para este plano, a sugestão é que foque na retomada e na atividade principal, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.
Retomada
A retomada possibilita estimar e utilizar medidas padronizadas para fazer medições de comprimentos, logo é de extrema relevância sua realização, que pode ser em aula síncrona ou assíncrona.
Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode apresentar os slides 3, 4 e 5 e incentivar os alunos a realizarem a leitura do problema e o solucionarem. Vale ressaltar, o cuidado de deixar o slide 4, fixo na tela, no momento da resolução, visto que contém a imagem necessária para os alunos realizarem a estimativa. Após perceber que estimaram o comprimento da mesa, estimule uma conversa sobre a questão apresentada, permitindo reflexões com os questionamentos do “Discuta com a turma”. E para certificação de suas estimativas, apresente o slide 6 que aborda a resolução da situação.
Na aula assíncrona, você pode compartilhar com os alunos, as situações apresentadas nos slides 3, 4 e 5, via WhatsApp ou e-mail. Pedindo que eles compartilhem suas estimativas para solucioná-las pelo mesmo meio de comunicação recebido.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, organize as situações da retomada com outras atividades desse e de outros planos, e formem uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das mesmas. Solicite às famílias pegarem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”. De forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.
Atividade principal
A atividade principal apresenta nos slides 7, 8, 9 e 10, situações problemas que possibilitam o aluno estabelecer e comparar medidas de massa, comprimento e capacidade, utilizando medidas padronizadas. Sua realização deve ocorrer pelo mesmo meio de comunicação adotado para o desenvolvimento da atividade da retomada.
Na aula síncrona, você pode apresentar o slide 7 e os demais em 3 etapas, visto que cada um a partir do número 8, aborda uma grandeza diferente.
Assim, sugiro que apresente o slide 8 que aborda a grandeza comprimento, desafie os alunos a realizarem a leitura do problema proposto e solucioná-lo no caderno. Estabeleça um tempo para realização e provoque reflexões com os questionamentos do “Discuta com a turma”. Em seguida, oportunize o mesmo trabalho com o slide 9 e depois com o slide 10.
De acordo com as respostas apresentadas pelos alunos, você poderá ser o escriba, tendo o cuidado de registrar, focando a câmera, para que todos possam visualizar. Lembrando de incentivar os alunos a explicarem suas ideias.
Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar as telas dos slides 7, 8, 9 e 10, acrescentar as orientações e questionamentos e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Estabelecendo um prazo para a devolutiva da resolução, deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, esta atividade deve ser inserida na sequência construída, juntamente com a atividade da retomada.
Vale ressaltar que a Atividade complementar do plano apresenta problemas que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.
Discussão das soluções
Na aula síncrona, as resoluções devem ser socializadas, mediante questionamentos e incentivo do(a) professor(a) para que os alunos expliquem seu raciocínio e para que todas as estratégias de resolução sejam discutidas.
Após a discussão das estratégias de cada problema solucionado, você pode apresentar os slides 11, 12 e 13 (um por vez e correspondente a cada problema), que apresentam a Discussão da solução, possibilitando reflexões por meio dos questionamentos sugeridos no “Discuta com a turma”.
Na aula assíncrona, as resoluções devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou físico). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização das resoluções apresentadas pelos alunos e das apresentadas na Discussão das soluções (nos slides 11, 12 e 13), através de fotos, mensagem de texto ou áudio. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as soluções e explicações apresentadas e encaminhar para os estudantes que recorrem a este meio de comunicação.
Encerramento
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para a resolução das atividades, oportunize a leitura do texto apresentado no encerramento (slide 14) para sistematizar os conceitos abordados nas atividades.
Raio X
A atividade do Raio X, apresentada no slide 15, pode ser usada para verificar se os alunos solucionam problemas realizando estimativas e medições envolvendo medidas padronizadas e outras referências.
Dessa forma, professor, utilize para apresentar esse problema, o mesmo meio de comunicação adotado para a realização das atividades anteriores, ressaltando a importância de você realizar a análise das respostas apresentadas por cada estudante e quando possível possibilitar a discussão das mesmas.
Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e, se possível, acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Sugira aos alunos que socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula.
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família, e de grande aprendizado.