Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Quem pesa mais?
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estimativas e medições: medidas de comprimento, massa e capacidade.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes.
Mentora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF02MA16) Estimar, medir e comparar comprimentos de lados de salas (incluindo contorno) e de polígonos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas (metro, centímetro e milímetro) e instrumentos adequados.
(EF02MA17) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas (litro, mililitro, cm3, grama e quilograma).
Objetivos específicos
- Realizar estimativas e medições entre medidas de massa utilizando medida não padronizada e padronizada.
Conceito-chave
Estimativas - Medidas de massa - Medidas não padronizadas e padronizadas.
Recursos necessários
- Sacos transparentes;
- Atividades impressas;
- Os materiais podem variar a quantidade, a depender do número de alunos da sala e dos grupos que forem formados;
- Areia;
- Arroz;
- Feijão;
- Pó de café;
- Farinha;
- Cabos de vassouras;
- Cadeiras;
- Sacolas plásticas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Realizar estimativas e medições entre medidas de massa utilizando medida não padronizada e padronizada.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
- Tempo sugerido: 2 minutos.
- Orientação: Leia o objetivo para os alunos.
- Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA