Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT2_20GRM_01
Recursos
- Necessários: Caderno e lápis.
- Opcionais: - Atividades impressas;
- Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail.
Para este plano, a sugestão é que foque no Aquecimento e na Atividade principal, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.
Aquecimento
O aquecimento oportuniza o aluno a estimar, utilizando medidas não padronizadas e padronizadas, logo é de extrema relevância sua realização. Sugiro adaptação para a execução da atividade que pode ser em aula síncrona ou assíncrona
Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode iniciar com a afirmação sugerida nas orientações do aquecimento: “Fui medir a altura da porta da sala e encontrei 20 palmos!” e a partir dessa afirmação estimular uma conversa com os alunos sobre as possibilidades de estimar, comparar, medir, a partir de outras referências que temos. Como a atividade principal aborda estimativa de medida de comprimento, pode ser dada uma ênfase maior a essa grandeza no aquecimento, fazendo provocações, por exemplo:
- Você consegue imaginar a altura de uma porta de 20 palmos?
- Uma caneta tem menos ou mais de um palmo?
- Se você fosse medir sua altura com seu palmo, precisaria de quantos? E se eu fosse medir, seria a mesma quantidade de palmos que você precisou? Por quê?
- Se você fosse medir a porta da sala, seria mais ou menos de 20 palmos?
- Você estima que minha altura é de mais ou menos um metro?
- A altura da porta da sala, é maior que um metro? E é menor que 2 metros?
Após explanar estimativas com a grandeza comprimento, você pode apresentar e explorar oralmente com os alunos os questionamentos do slide 4 (que abordam estimativa com outras grandezas), como também os sugeridos no “Discuta com a turma”.
Na aula assíncrona, você pode apresentar a afirmação: “Fui medir a altura da porta da sala e encontrei 20 palmos!” e solicitar aos alunos que reflitam e respondam os questionamentos sugeridos na aula síncrona, relacionados a grandeza comprimento. A seguir, você pode apresentar os questionamentos do slide 4 e os sugeridos no “Discuta com a turma” que oportunizam o aluno a estimar utilizando outras grandezas, via WhatsApp ou e-mail, e pedir que deem suas respostas pelo mesmo meio de comunicação recebido.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, organize a atividade sugerida, com outras atividades desse e de outros planos, e formem uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das atividades. Solicite às famílias que peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo” de forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.
Atividade principal
A atividade principal dar continuidade a atividade apresentada no aquecimento, ou seja, propõe uma situação problema que possibilita o aluno descobrir medidas desconhecidas, a partir de uma referência apresentada. Essa atividade pode ser conduzida pelo mesmo meio de comunicação adotado no aquecimento.
Na aula síncrona, você pode apresentar os slides 5 e 6, desafiar os alunos a realizarem a leitura da problematização e solucioná-la no caderno, utilizando suas estratégias. Estabeleça um tempo para responderem e em seguida, oportunize que apresentem suas estimativas, incentivando-os a explicarem suas ideias. Nesse momento, você pode ser o escriba das respostas apresentadas, tendo o cuidado de registrar, focando a câmera, para que todos possam visualizar (lembrando a necessidade de pensar em qual objeto utilizará para registrar, ou seja, lousa, papel kraft).
Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar as telas dos slides 5 e 6 e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail, estabelecendo um prazo para a devolutiva da resolução, deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, esta atividade deve ser inserida na sequência que apresenta o aquecimento.
Vale ressaltar que a Atividade complementar do plano apresenta proposta que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.
Discussão das soluções
Na aula síncrona, concluindo a resolução do problema, importante criar um momento de socialização das estimativas realizadas, oportunizando os alunos explicarem seu raciocínio.
Após os alunos compartilharem e discutirem as estratégias, você pode apresentar os slides 7, 8, 9 e 10 que abordam a Discussão da solução, provocando reflexões por meio dos questionamentos sugeridos nos “Discuta com a turma".
Na aula assíncrona, as resoluções do problema devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou físico). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização das estimativas apresentadas pelos alunos e das apresentadas na Discussão da solução (slides 7, 8, 9 e 10), através de fotos, mensagem de texto, áudio ou vídeo, provocando reflexões. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as soluções e explicações apresentadas e encaminhar para os alunos que recorrem a este meio de comunicação.
Sistematização e Encerramento
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para a resolução das atividades, oportunize a leitura do texto apresentado na sistematização e no encerramento (slides 12 e 13) para consolidar os conceitos abordados nas atividades.
Raio X
A atividade do Raio X apresentada no slide 14 pode ser usada para verificar se os alunos realizam estimativa de medidas, utilizando a medida de outro objeto como referência para solucionar os problemas propostos.
Dessa forma, professor, utilize para apresentar esse problema o mesmo meio de comunicação adotado para a realização das atividades anteriores, ressaltando a importância de você realizar a análise das respostas apresentadas por cada estudante e quando possível possibilitar a discussão das mesmas.
Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e, se possível, acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Sugira aos alunos que socializem, com seus familiares, o que aprenderam nesta aula.
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família e de grande aprendizado.