Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_05NUM01
Recursos
Necessários: Atividades impressas ou encaminhadas pela internet (WhatsApp, e-mail)
Optativos: Zoom, Meet.
Para este plano, foque nas etapas do Aquecimento e na do Raio X.
Estas atividades podem ser aplicadas em duas aulas.
Aquecimento
Para desenvolver esta atividade, encaminhe para seus alunos (impressa, por imagem ou documento) esta outra parte abaixo, junto com a atividade do aquecimento. Ela foi criada para envolver também os fatos básicos da subtração. Envie junto com as atividades, as perguntas sugeridas nas orientações. Você pode gravar um áudio com as perguntas e orientações e enviar aos seus alunos por WhatsApp. Pode sugerir que reproduzam o quadro para registro em seus cadernos. No caso do jogo, peça que compartilhem com um colega suas jogadas, pelo WhatsApp, e respondam às perguntas pós jogo. Se isto não for possível, retire as duas últimas perguntas da atividade. Depois peça que devolvam para você as respostas, por imagem no grupo de WhatsApp ou impressas, entregues por seus pais, conforme a realidade de cada um.
Se você estiver em momento síncrono com sua turma, compartilhe sua tela com o slide 2 e faça as perguntas sugeridas nas orientações. Para ampliar a atividade, copie em outro slide a sugestão criada abaixo, compartilhe com a turma, dê tempo para as jogadas e depois compare as respostas. Cada aluno deve jogar sozinho, porém forme duplas para poder decidir o vencedor, conferindo o total de pontos feitos por cada um nas cinco jogadas.
JOGO DAS PEDRINHAS
REGRAS:
- SEPARE 10 PEDRINHAS E UMA CAIXA DE SAPATO.
- COLOQUE AS 10 PEDRINHAS DENTRO DA CAIXA DE SAPATO E RETIRE COM A MÃO ALGUMAS DELAS SEM OLHAR.
- CONTE QUANTAS VOCÊ TIROU E ANOTE NO QUADRO.
- PENSE E REGISTRE QUANTAS DEVEM TER SOBRADO NA CAIXA.
- CONFIRA SUA RESPOSTA CONTANDO AS PEDRINHAS QUE RESTARAM NA CAIXA. SE ACERTAR MARQUE UM PONTO, SE ERRAR APAGUE SUA ESTIMATIVA E ANOTE A RESPOSTA CERTA.
- FAÇA CINCO JOGADAS, NO CASO DE RETIRAR O MESMO NÚMERO DE PEDRINHAS DE OUTRA JOGADA, DEVOLVA-AS NA CAIXA E COMECE NOVAMENTE.
- O VENCEDOR SERÁ O QUE FIZER MAIS PONTOS.
RESPONDA:
QUE ESTRATÉGIA VOCÊ USOU PARA ESTIMAR O NÚMERO DE PEDRINHAS QUE SOBRARAM NA CAIXA EM CADA JOGADA?
QUANTOS PONTOS VOCÊ FEZ?
QUANTOS PONTOS SEU COLEGA FEZ?
QUEM FOI O VENCEDOR?
Discussão das soluções
É esperado que em uma atividade assim, os alunos explorem inicialmente as ideias aditivas e subtrativas e construam simultaneamente os fatos básicos da adição e da subtração com seus próprios recursos e estratégias. Por isso a discussão com a turma é muito importante. Se tiver em momento síncrono com os alunos, incentive que expliquem o raciocínio utilizado para solucionar os resultados das jogadas. Você pode pedir que gravem áudio explicando as jogadas, como pensaram para estimar os resultados, a comparação feita com os colegas; e depois enviem para o grupo da turma. Pode usar as perguntas sugeridas na discussão das soluções:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que você criou?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?
Se não tiver nenhuma destas possibilidades de compartilhamento entre os alunos, selecione algumas respostas enviadas para você e encaminhe para a turma, junto com as devolutivas das tarefas.
Sistematização
É importante validar todas as respostas dos alunos. Por isso dê devolutivas gerais para a turma toda ou individualmente. Encerre a atividade sistematizando que a habilidade de memorizar os fatos básicos da adição e subtração, isto é, os resultados das somas e subtrações, agiliza os cálculos e podem obter os resultados com mais rapidez.
Raio X
Esta atividade pode ser aplicada em uma outra aula. Utilize o documento do Raio x para avaliar os conhecimentos adquiridos por cada um, a respeito dos fatos básicos da adição e subtração. Entregue aos alunos a atividade impressa ou encaminhe a eles de acordo com a sua realidade. Peça que resolvam individualmente e devolvam para você.
Convite às famílias
Os pais devem ser envolvidos na aprendizagem de seus alunos dentro da possibilidade de cada família. Neste caso, eles podem ser convidados a ajudar seus filhos com a leitura das regras e preenchimento dos quadros. Você pode encaminhar um áudio às famílias, explicando a importância das atividades, falando um pouco sobre a aprendizagem envolvida como, por exemplo, o desenvolvimento na destreza de cálculos. Pode também escrever um pequeno texto e enviar com as tarefas. Para que os resultados sejam positivos, é sempre importante incentivar a participação dos responsáveis pelos alunos.