Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
Necessários: atividades impressas ou encaminhadas pela internet (Whatsapp, e-mail).
Optativos: Zoom, Meet, Material Dourado. links SND- Material Dourado (disponível aqui); Representando Números com Material Dourado (disponível aqui); Jogo educativo - Material Dourado Virtual (disponível aqui).
Para este plano, foque na etapa Atividade principal e no Raio X.
Atividade principal
Para esta aula os alunos devem ter em mãos as peças do material dourado que estão no documento junto com a atividade principal.
Se você estiver em momento síncrono com a turma, compartilhe a tela com os slides, começando pelo 3 e a apresentação do material dourado. Antes de embarcar na atividade principal, pergunte para os alunos se conhecem o material dourado e retome o nome das peças, a ordem que representam e o valor delas individualmente.
Você pode aproveitaros vídeos sugeridos acima para demonstrar a funcionalidade do material dourado ou utilizar as peças e apresentar aos alunos. Garanta que eles tenham recortado as peças anteriormente, para que possam manipulá-las.
Utilize os slides 4 e 5 para que eles formem o número com as próprias peças. Siga lendo para a turma as explicações dos slides 6, 7 e 8. Explique aos alunos que nesta questão eles utilizarão o material dourado para resolver a operação de adição.
No primeiro momento, deverão realizar as atividades sozinhos, mas você pode fazer intervenções usando as perguntas sugeridas nas orientações, de acordo com a necessidade da turma:
- Que peça do material dourado você deverá utilizar para representar o algarismo 3 que forma o número 35?
- Qual peça você irá utilizar para representar o algarismo 5 no número 35?
No slide número 9, peça para que os alunos resolvam a subtração sem utilizar o material dourado, apenas fazendo a decomposição das unidades e dezenas.
Se não for possível realizar a atividade em momento síncrono com os alunos, encaminhe a eles a atividade principal por e-mail e peça para reproduzirem nos cadernos ou imprimirem. Você também pode enviá-las por imagem pelo Whatsapp.
Neste caso, oriente os estudantes a desenharem em um papel e recortarem as peças do material dourado que será usado. Você pode gravar um áudio dando orientações. Peça para resolverem as questões, tirarem foto das respostas e estratégias utilizadas e encaminharem no grupo do Whatsapp.
Se estiver encaminhando as atividades escolares impressas aos alunos e recebendo as respostas também dessa forma, crie uma questão perguntando a eles qual foi o jeito que acharam mais fácil para calcular. Peça para justificarem a resposta. Isto possibilitará que você dê a cada aluno as principais estratégias usadas pela turma junto com a devolutiva da sua tarefa, usando estes depoimentos.
Discussão das soluções
A análise das possíveis soluções é muito importante. Use as perguntas sugeridas nas orientações deste plano. Deixe que os alunos compartilhem por áudio ou enviando fotos pelo Whatsapp com as diferentes respostas.
Se não tiver nenhuma destas possibilidades de compartilhamento entre os alunos, selecione algumas respostas enviadas para você e encaminhe para a turma junto com as devolutivas das tarefas.
Sistematização
Sistematize a aula ressaltando para os alunos que a utilização do procedimento de cálculo por meio da decomposição é uma possibilidade na resolução de problemas e que o material dourado ajuda na compreensão do processo. Com o material dourado virtual é possível que eles façam adições e subtrações de peças para formar números. Sugira o jogo educativo e disponibilize o link para eles brincarem depois da aula.
Você pode enviar a sistematização impressa ou pelo Whatsapp junto com a validação da resposta de cada aluno.
Raio X
Esta atividade pode ser aplicada em outra aula. Utilize o documento do Raio x para avaliar os conhecimentos adquiridos por cada um a respeito da utilização da decomposição para resolver o algoritmo da adição e da subtração.
Entregue aos alunos a atividade impressa ou encaminhe de acordo com a realidade da turma. Se eles tiverem acesso a internet, podem usar o material dourado virtual para resolver as operações ou fazer desenho das peças para formar os números e ajudar nos cálculos. Peça para resolverem individualmente e devolverem para você.
Convite às famílias
Os pais devem ser envolvidos na aprendizagem dos alunos dentro da possibilidade de cada família. Neste caso, eles podem ser convidados a ajudar os filhos para assistir aos vídeos que forem sugeridos por você e no acesso ao material dourado virtual.
Você pode encaminhar um áudio às famílias, explicando a importância do material dourado para a compreensão do SND e apoio na resolução dos cálculos. Pode também escrever um pequeno texto e enviar junto com as tarefas.