Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Figuras planas com palitos de fósforo
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Figuras planas e não planas-suas características e eixo de simetria
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cibele Cristina Escudero.
Mentor: Cibele Diogo Kimura.
Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira.
Habilidade da BNCC
(EF02MA15) - Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.
Conhecimentos prévios que a turma deve dominar
Reconhecer as figuras planas como: quadrado, retângulo e triângulo.
Objetivos específicos
Construir e comparar as características (lados e vértices) das figuras planas (retângulo, quadrado e triângulo).
Conceito-chave
Características das figuras planas.
Recursos necessários
- Lápis e borracha;
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Palitos de fósforos pequenos.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Construir e comparar as características (lados e vértices) das figuras planas (retângulo, quadrado e triângulo).
Aula
Resumo da aula.
Leia o plano inteiro, preste atenção nas orientações dos encaminhamentos que você precisa garantir a fim de que a aula seja produtiva. Busque antecipar algumas questões que poderão surgir durante a aula. Verifique se há necessidade de adequação para o nível de sua turma.
Contextualize com a turma qual o objetivo dessa aula, antes de desenvolvê-la.
Para realização desta proposta, no primeiro ano, os alunos já exploraram as figuras planas de não planas, então é importante que eles saibam reconhecer algumas figuras planas a fim de descobrir através da construção e discussão as características como lado e vértice de retângulo, quadrado e triângulo.
Se você quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides. Você também pode imprimi-lo.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Discuta com a turma: Como vocês acham que iremos construir essas figuras?
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA