Plano de Aula

Plano de aula: Figuras planas com palitos de fósforo

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Figuras planas e não planas-suas características e eixo de simetria

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cibele Cristina Escudero.

Mentor: Cibele Diogo Kimura.

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira.



Habilidade da BNCC

(EF02MA15) - Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.

Conhecimentos prévios que a turma deve dominar

Reconhecer  as figuras planas como: quadrado, retângulo e triângulo.

Objetivos específicos

Construir e comparar as características (lados e vértices) das figuras planas  (retângulo, quadrado e triângulo).

Conceito-chave

Características das figuras planas.

Recursos necessários

  • Lápis e borracha;
  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Palitos de fósforos pequenos.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Construir e comparar as características (lados e vértices) das figuras planas  (retângulo, quadrado e triângulo).

Aula

Resumo da aula.
Resumo da aula.

Leia o plano inteiro, preste atenção nas orientações dos encaminhamentos que você precisa garantir a fim de que a aula seja produtiva. Busque antecipar algumas questões que poderão surgir durante a aula. Verifique se há necessidade de adequação para o nível de sua turma.

Contextualize com a turma qual o objetivo dessa aula, antes de desenvolvê-la.

Para realização desta proposta, no primeiro ano, os alunos já exploraram as figuras planas de não planas, então é importante que eles saibam reconhecer algumas figuras planas a fim de descobrir através da construção e discussão as características como lado e vértice de retângulo, quadrado e triângulo.

Se você quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides. Você também pode imprimi-lo.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com a turma: Como vocês acham que iremos construir essas figuras?

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA