Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_15GEO07
Recursos
- Necessários: Atividades impressas ou compartilhadas no celular ou computador.
- Opcionais: Google Meet; Zoom; celular; vídeos: Kandinsky: obras , Vídeo- Aula/ Formas Geométrica -Ensino Fundamental I; Easy Mondrian Drawing for Kids
Para este plano, foque na etapa da Atividade Principal
Atividade principal
Se você tiver em um momento síncrono com seus alunos, compartilhe a tela do seu computador. Inicie a aula e peça que os alunos observem e analisem as obras de arte do slide 2. Pergunte a eles qual delas utiliza algumas figuras planas em sua composição. E que figuras são essas. Pergunte se eles já ouviram falar do artista plástico: Vassily Kandinsky. Fale um pouco sobre a vida do artista. Você poderá fazer uma breve contextualização complementando sobre sua biografia, ou seja, explique que ele nasceu em 1866 e morreu em 1944 e que foi um pintor e professor russo, um dos primeiros pintores ocidentais a praticar o abstracionismo. Apesar de sua formação intelectual, Kandinsky era um homem religioso e místico, fascinado pela tradição da cultura popular russa. A música também inspirou sua arte abstrata. Você pode compartilhar os vídeos com eles das obras do artista que estão sugeridos nos recursos.
Depois compartilhe os slides 3 e 4 um de cada vez e peça que os alunos identifiquem, nomeiem e registrem as figuras planas encontradas nas obras de arte. Pergunte:
- O que vocês observaram nesta obra de arte?
- Qual figura plana vocês mais encontraram nesta obra de arte?
- Qual foi a figura que vocês menos encontraram?
Pergunte se eles já ouviram falar do artista plástico: Piet Mondriaan. Você poderá fazer uma breve contextualização complementando sobre sua biografia, ou seja, explique que ele nasceu em 1872 e morreu em 1944 e que foi um pintor holandês que despontou no começo do século XX e sua obra virou um símbolo poderoso da modernidade. Quando for apresentar o slide 4 com uma obra do artista, peça que eles representem na folha figuras planas que ele utilizou nesta obra colocando seus respectivos nomes. Compartilhe com eles o vídeo sugerido nos recursos Easy Mondrian Drawing for Kids para que tenham mais um exemplo de obra de arte do artista que explora as figuras geométricas. Caso deseje desenvolver mais atividades com os alunos, você encontra no documento das Atividades complementares, outros exemplos de obras de artistas que usam as figuras geométricas .
Se você tiver um grupo de WhatsApp da sua turma, pode encaminhar as imagens das obras de arte por esse meio. Pode gravar áudio falando um pouco sobre cada artista. Depois digite algumas questões para problematizar. Peça aos alunos para fazerem seus registros e encaminhar no grupo suas respostas.
Se não tiver comunicação pela internet com seus alunos, imprima a atividade e envie para eles pelos seus responsáveis. Encaminhe junto algumas questões para ajudar na exploração das obras de arte e descoberta das figuras geométricas que elas trazem. Envie também os links com os vídeos dos artistas e suas obras de arte, para os que tiverem acesso à internet possam aprofundar mais sobre o uso de figuras geométricas na arte.
Discussão das soluções
Permita que os alunos socializem os registros e discutam sobre as diferentes descobertas encontradas na análise das obras de arte dos artistas plásticos: Vassily Kandinsky e Piet Mondriaan. Aproveite a ferramenta que você tiver disponível para isso. E se não for possível, reúna e imprima alguns registros e respostas dos alunos que possam interessar e contribuir com a aprendizagem e depois encaminhe junto com a devolutiva das tarefas. Use as perguntas para promover a reflexão sobre suas ações ao realizar a tarefa:
- O que vocês perceberam durante a análise das obras?
- O estilo de qual artista você gostou mais?
Verifique se ao registrar as figuras planas encontradas nas obras de arte eles nomeiam corretamente cada uma delas. Caso eles nomeiem equivocadamente as figuras planas, retome a discussão no grupo, a fim de que eles percebam as diferenças entre as características de cada uma delas.
Encerramento
Encerre a atividade garantindo que os alunos depois de terem vivenciado a aula toda, percebam as diferentes imagens de figuras planas nas obras de arte dos artistas plásticos Vassily Kandinsky e Piet Mondriaan e os diferentes estilos de pintura.
Raio X
Essa atividade serve para verificar se os alunos, com a observação e análise de figuras planas compostas na obra de arte, conseguem reconhecer e identificar quais delas aparecem e se utilizam a nomenclatura adequada.
Encaminhe ou compartilhe a atividade e oriente que eles deverão analisar a obra de arte e identificar qual das figuras planas como quadrado, retângulo, triângulo e círculo mais aparece na obra de Piet Mondrian, qual figura que aparece em menor quantidade e quais que não aparece nesta obra. Você pode encaminhar essas questões:
- Quais figuras planas vocês identificaram na obra de arte?
- Qual apareceu em maior quantidade? E em menor?
- Qual não apareceu nesta obra?
Convite às famílias
Escreva um pequeno texto para os responsáveis dos alunos e envie junto com a tarefa falando sobre o objetivo da atividade e contando um pouco das obras de arte dos artistas envolvidos. Esse assunto costuma atrair os adultos. Aproveite e encaminhe os links sugeridos nos recursos e incentive que vejam junto com seus filhos, caso tenham acesso à internet. Esse pode ser um momento agradável e de muito aprendizado para todos. Você também pode enviar um áudio e enviar pelo WhatsApp, caso tenha esse meio de comunicação com os familiares dos alunos.