Plano de Aula

Plano de aula: Figuras planas na malha quadriculada

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Figuras planas e não planas-suas características e eixo de simetria

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cibele Cristina Escudero.

Mentor: Cibele Diogo Kimura.

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira.

Habilidade da BNCC

(EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.

Objetivos específicos

Nomear as figuras planas (triângulo, quadrado e retângulo) e comparar números de vértices e lados utilizando malha quadriculada.

Conceito-chave

Comparar as características das figuras planas como: quadrado, retângulo e triângulo.

Conhecimentos prévios

É importante que eles saibam reconhecer figuras planas e ter noção de vértices e lados.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca para o registro do desenho;
  • Atividades impressas em folhas;
  • Atividades impressas em folha para atividade principal, raio-X e atividades complementares.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Nomear as figuras planas (triângulo, quadrado e retângulo) e comparar números de vértices e lados utilizando malha quadriculada.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Leia o plano inteiro, preste atenção nas orientações dos encaminhamentos que você precisa garantir a fim de que a aula seja produtiva. Busque antecipar algumas questões que poderão surgir durante a aula. Verifique se há necessidade de adequação para o nível de sua turma.

Contextualize com a turma qual o objetivo dessa aula antes de desenvolvê-la.

Para realização desta proposta, no primeiro ano, os alunos já exploraram as figuras planas, então é importante que eles saibam reconhecer para posteriormente nomear e desenhar na malha quadriculada de acordo com número de vértices e lados.

Se você quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides. Você também pode imprimi-lo.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com os alunos:

  • O que vocês acham que vamos aprender hoje?

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA