Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Figuras planas na malha quadriculada
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Figuras planas e não planas-suas características e eixo de simetria
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cibele Cristina Escudero.
Mentor: Cibele Diogo Kimura.
Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira.
Habilidade da BNCC
(EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.
Objetivos específicos
Nomear as figuras planas (triângulo, quadrado e retângulo) e comparar números de vértices e lados utilizando malha quadriculada.
Conceito-chave
Comparar as características das figuras planas como: quadrado, retângulo e triângulo.
Conhecimentos prévios
É importante que eles saibam reconhecer figuras planas e ter noção de vértices e lados.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca para o registro do desenho;
- Atividades impressas em folhas;
- Atividades impressas em folha para atividade principal, raio-X e atividades complementares.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Nomear as figuras planas (triângulo, quadrado e retângulo) e comparar números de vértices e lados utilizando malha quadriculada.
Aula
Resumo da aula
Leia o plano inteiro, preste atenção nas orientações dos encaminhamentos que você precisa garantir a fim de que a aula seja produtiva. Busque antecipar algumas questões que poderão surgir durante a aula. Verifique se há necessidade de adequação para o nível de sua turma.
Contextualize com a turma qual o objetivo dessa aula antes de desenvolvê-la.
Para realização desta proposta, no primeiro ano, os alunos já exploraram as figuras planas, então é importante que eles saibam reconhecer para posteriormente nomear e desenhar na malha quadriculada de acordo com número de vértices e lados.
Se você quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides. Você também pode imprimi-lo.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Discuta com os alunos:
- O que vocês acham que vamos aprender hoje?
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA