Plano de Aula

Plano de aula: A escolha de um Patrimônio Cultural

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Patrimônios históricos e culturais locais

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI04) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis e borracha. Solicitar na aula anterior que os alunos tragam uma fotografia ( a fotografia não será devolvida) de família e uma receita de algum tipo de comida costumeiramente consumido nas reuniões de família, de amigos ou da comunidade. Não precisa ser uma comida típica associada às origens da família, pode ser um tipo de comida comum, mas que é apreciado pela família.

Material complementar:

  • Folha de atividade da Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fef5xGTsRSyKP9bhYXrFdpXDpRHWgRKgYM8cDpmA5bUXvp6VVVQNZxGmA9Rd/folha-de-atividade-da-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

GUEDES, Maria Tarcila Ferreira; MAIO, Luciana Mourão. Bem cultural. In: GRIECO, Bettina; TEIXEIRA, Luciano; THOMPSON, Analucia (Orgs.). Dicionário IPHAN de Patrimônio Cultural. 2. ed. rev. ampl. Rio de Janeiro, Brasília: IPHAN/DAF/Copedoc, 2016. (verbete). ISBN 978-85-7334-299-4. Disponível em:

http://portal.iphan.gov.br/dicionarioPatrimonioCultural/detalhes/79/bem-cultural Acesso em 14/02/2019

CAVALCANTI. Márcio A. N. Educação Patrimonial na Educação Infantil e Ensino Fundamental I.ANPUH-SP. Santos, 2014. Disponível em:

http://www.encontro2014.sp.anpuh.org/resources/anais/29/1406771768_ARQUIVO_textoanpuh1.pdf Acesso em: 14/02/2019

IPHAN. Patrimônio Cultural.[sic]. Disponível em:

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/218 Acesso em: 14/02/2019

NOGUEIRA. Pedro Ribeiro.Educação patrimonial é aprender com o mundo e a cultura que construímos. In:Portal aprendiz. Fundação Bradesco, 2016. Disponível em:

https://portal.aprendiz.uol.com.br/2015/07/07/educacao-patrimonial-e-aprender-com-o-mundo-e-a-cultura-que-construimos/ Acesso em: 14/02/2019

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente o objetivo desta aula para os alunos. Isso poderá ser feito através da projeção do slide, caso disponha do equipamento, ou, poderá ser copiado para o quadro da sala.

Para você saber mais: Para este plano de aula não será trabalhado nenhuma noção técnica que envolva a eleição de um patrimônio cultural. Mas, sim, a compreensão que é patrimônio tudo que tem significado e valor cultural e histórico para uma comunidade, país e humanidade.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados