Plano de Aula

Plano de aula: O patrimônio cultural da minha gente

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Patrimônios históricos e culturais locais

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI04 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: para esta aula serão necessários lápis, borracha, quadro da classe e piloto ou gis, um exemplar de um jornal impresso local.

Material complementar:

  • Folha de atividade da sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kWsgjZadwpKpYwRwaanPp8hxD9ntYgUYrQm6FX4r46gZftyGutGy4nwTydm9/his3-04und02-folha-de-atividade-da-sistematizacao.pdf

  • Texto do cordel:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aDyFbcGj3QRnCUGVeFseRhHJGs7S3HPjTmVrV9cyAVpARm6knCNQRBbttKaE/his3-04und02-texto-do-cordel.pdf

Para você saber mais:

CAVALCANTI. Márcio A. N. Educação Patrimonial na Educação Infantil e Ensino Fundamental I.ANPUH-SP. Santos, 2014. Disponível em:

http://www.encontro2014.sp.anpuh.org/resources/anais/29/1406771768_ARQUIVO_textoanpuh1.pdf Acesso em: 07/fev/2019

CHAVES. Elisgardenia O. EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ENSINO DE HISTÓRIA: Potências do Uso de Documentação Arquivística. História & Ensino, Londrina, v. 19, n. 2, p. 59-85, jul./dez. 2013.

Disponível em:

http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/16116 Acesso em: 07/fev/2019

ROSSI. Cláudia M. S. Educação Patrimonial e História da Educação: contribuições para a formação de professores. Horizonte. [S.I]. Disponível em:

https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/122 Acesso em: 07/fev/2019

IPHAN.Literatura de Cordel agora é Patrimônio Cultural do Brasil. Disponível em:

http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/4819 Acesso em: 07/fev/2019

VIANNA, Letícia C. R. Patrimônio Imaterial. In: GRIECO, Bettina; TEIXEIRA, Luciano; THOMPSON, Analucia (Orgs.). Dicionário IPHAN de Patrimônio Cultural. 2. ed. rev. ampl. Rio de Janeiro, Brasília: IPHAN/DAF/Copedoc, 2016. (verbete). ISBN 978-85-7334-299-4. Disponível em:

http://portal.iphan.gov.br/dicionarioPatrimonioCultural/detalhes/85 Acesso em: 07/fev/2019

Bovo, V. & Hermann, W. - "Mapas Mentais - Enriquecendo Inteligências" - Edição dos autores. Campinas, SP, 2005. Disponível em:

http://www.idph.com.br/potencial/downloads/11_mm_complementos.pdf Acesso em: 07/fev/2019

NETO.Geraldo Magella de Menezes. A notícia em versos: relações entre jornais e folhetos de cordel no Pará na primeira metade do século XX.Fronteiras: Revista Catarinense de História [on-line], Florianópolis, n.19, p.53-72, 2011. Disponível em:

http://www.anpuh-sc.org.br/rev%20front%2019%20vers%20fin/f19%20art_dossie3_noticia%20em%20versos_g%20m%20menezes%20neto.pdf Acesso em: 12/02/2019

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Esse objetivo deve ser apresentado aos alunos. Se for possível pode projetar e não sendo sugere-se que copie no quadro da classe.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados