Plano de Aula

Plano de aula: Nossa cidade, nossas pessoas!

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Acontecimentos locais

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, quadro, papel Kraft ou cartolinas, canetinhas, lápis comum, borracha, tesoura, cola, cópias dos materiais complementares e materiais do uso diário das crianças.

Material complementar:

Para a sistematização, imagens para compor o mural

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/d8rbnMrz7HNYZGZCK8DwXCgzDsPgHczGUgBE54y2hHJ6nYfMm6t4wX9jWc39/his3-02und01-sistematizacao-imagens-para-compor-o-mural.pdf

Para você saber mais:

Sobre a igualdade de gênero como direito humano fundamental para o desenvolvimento local e de todos os envolvidos, cumprindo assim uma das metas dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

Fonte: Unesco. Disponível em <http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/social-and-human-sciences/human-rights/gender-equality/> Acesso em 28 de janeiro de 2019

Sobre estereótipos de gênero cultural e historicamente construídos que tem orientado as ações de indivíduos e comunidade nos tempos atuais reforçando preconceitos e desigualdades.

Fonte: Nova Escola. Disponível em <https://novaescola.org.br/conteudo/7889/igualdade-de-genero> Acesso em 28 de janeiro de 2019

Reportagem sobre a influência do preconceito e da desigualdade de gênero no universo do trabalho.

Fonte: G1. Disponível em <https://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/rapaz-trabalha-como-diarista-ha-7-anos-no-es-e-diz-que-nao-se-importa-com-preconceito.ghtml> Acesso em 28 de janeiro de 2019

Pesquisa DataFolha sobre os índices de pessoas que já sofreram algum tipo de preconceito ou discriminação.

Fonte: G1. Disponível em <https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/01/16/datafolha-30-dos-brasileiros-dizem-ter-sofrido-preconceito-por-causa-da-classe-social.ghtml>

Acesso em 09 de março de 2019

Sobre a percepção das crianças diante de atos injustos baseados no gênero.

Fonte: Youtube. “Dia da mulher: crianças percebem a desigualdade?” Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=2S3XPlPfspA&t=10s> Acesso em 23 de janeiro de 2018.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou escreva no quadro e leia o objetivo da aula para os alunos.

Em seguida, explore as palavras retirando as possíveis dúvidas.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados