Plano de Aula

Plano de aula: Urbanização: necessidades que alteram a paisagem

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Acontecimentos locais

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI01 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, Quadro (ou papel Kraft, Cartolina e Canetinhas), cópias dos materiais complementares.

Organize as crianças em grupos para realização desta aula.

Material Complementar

Fontes para Impressão

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/quQFuFFR7khwndhcBWGx5SwVhPZ7aZ2584hfbF5qZDNfS5BfjGRW3urhaUHy/his3-02unid04-problematizacao.pdf

Registro da sistematização para o caderno

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eTvxtMfGBvBu9KCTqc6tJ6BawgnaeJqKEJPHByQqh7YU9fr2C8mtRHrESkxd/his3-02unid04-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Fonte: Brasil Escola. “O que é Urbanização”. Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-urbanizacao.htm> Acesso em 25 de fevereiro de 2019

Fonte: IBGE. “Áreas Urbanizadas”. Disponível em https://www.ibge.gov.br/apps/areas_urbanizadas/> Acesso em 25 de fevereiro de 2019

Fonte: Nova Escola. “Nosso olhar sobre a expansão da cidade”. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/3547/nosso-olhar-sobre-a-expansao-da-cidade> Acesso em 25 de fevereiro de 2019

Fonte: G1. “Aumento de frota de carros no Brasil”. Disponível em <http://g1.globo.com/brasil/noticia/2014/03/com-aumento-da-frota-pais-tem-1-automovel-para-cada-4-habitantes.html>

Acesso em 03 de março 2019

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados