Plano de Aula

Plano de aula: Carta de leitor: Substituição de adjetivos no gênero

Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta do leitor

mais ações

Descrição

Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Carta do leitor e no campo de atuação Vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Forma de composição do texto

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Inserir adjetivos em textos do gênero Carta de leitor

Competências gerais

3. Repertório cultural

4. Comunicação

5. Cultura digital

9. Empatia e cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos

Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Carta do leitor e no campo de atuação Vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Informações sobre o gênero: Carta do leitor é uma carta bastante parecida com a carta pessoal, porém a carta do leitor é uma carta aberta, pois é dirigida a destinatários desconhecidos, veiculada em revistas e jornais, podendo ser ou não publicada.

Dificuldades antecipadas: Atribuir sinônimos aos adjetivos, preenchidos na cartas de leitor estudada, encontrar palavras no dicionário, substituir adjetivos no texto, mas permitindo que o mesmo continue com o mesmo sentido.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 10 minutos

Cartas do Leitor: Substituição de adjetivos no gênero

Orientações: Projete ou leia para os alunos o título da aula.

Você consegue identificar que tipo de palavras sao as grifadas? Qual a importância dessas palavras?

Orientações: Divida a turma em duplas, agrupando os alunos com habilidades diferentes, para que haja a oportunidade de trocas de experiências e aprendizados.

Projete o slide ou escreva os textos no quadro.

Peça para que cada aluno leia uma parte dos textos.

Após a leitura, pergunte aos alunos se alguém sabe a qual classe gramatical as palavras grifadas pertencem.

Pergunte também:

- Dependendo do adjetivo inserido num texto, poderá modificar o sentido do texto? Se em vez do autor ter colocado o adjetivo interessante, tivesse inserido o adjetivo difícil, o texto ficaria com o mesmo sentido? Quais adjetivos o autor poderia ter colocado no lugar dos adjetivos complexo e interessante, fazendo com que o texto continuasse com o mesmo sentido? (Disponibilize dicionários para ajudar os alunos, nessa tarefa. Cuide para que todos os alunos consigam procurar no dicionário, auxiliando os estudantes com mais dificuldades. Se for necessário, faça uma breve explicação de como encontrar uma palavra no dicionário):

Para complexo, os alunos poderão sugerir: complicado, curioso, difícil.

Para interessante, os alunos poderão sugerir: divertida, agradável, prazerosa…

Essas palavras grifadas no texto, são importantes? Qual a importância dessas palavras? Sem essas palavras poderíamos compreender os detalhes do texto? (Espera-se que os alunos concluam que os adjetivos são importantíssimos para o texto, pois são eles que caracterizam um substantivo, descrevendo-o, delimitando-o e às vezes modificando o sentido do texto e/ou do substantivo).

Materiais complementares: Texto para impressão, disponível aqui.

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos