Como selecionar Recursos Educacionais Digitais (REDs) para suas aulas?
Plano de Aula
Plano de aula: Cartas do leitor: compreendendo a leitura de textos midiáticos
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta do leitor
Descrição
Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Carta do leitor e no campo de atuação Vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Veja todos os planos aqui!
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Computadores ou outros dispositivos com acesso à internet - Recursos Educacionais Digitais:
Padlet
Para aprender a utilizar o Padlet: PADLET | Curso Grátis | Tutorial Português | Mural digital - Materiais diversos:
Equipamento necessário para projeção ou impressão dos textos, caso não houver disponibilidade para a projeção dos slides.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Forma de composição do texto
Prática de Linguagem
- Análise linguística e semiótica
Objetivos de aprendizagem
- Compreender uma carta do leitor por meio da identificação das substituições lexicais e/ou pronominais
Competências gerais
3. Repertório cultural
4. Comunicação
5. Cultura digital
9. Empatia e cooperação


Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 50 minutos
Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Carta do leitor e no campo de atuação Vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Informações sobre o gênero: Carta do leitor é uma carta bastante parecida com a carta pessoal, porém a carta do leitor é uma carta aberta, pois é dirigida a destinatários desconhecidos, veiculada em revistas e jornais, podendo ser ou não publicada.
Dificuldades antecipadas: Identificar diferenças lexicais nas cartas do leitor observadas. Identificar informações implícitas no texto.
Organização da aula
Conversa inicial:
Tempo previsto: 10 min
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Projete ou leia para os alunos o título da aula.
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações: Divida a turma em grupos para que os alunos possam ter a oportunidade de trocar experiências e aprendizagens.
Projete o slide ou escreva o texto no quadro para que todos os alunos o visualizem.
Faça a leitura coletiva do texto com a turma. Você poderá solicitar que cada aluno leia uma parte do texto, assim todos poderão participar da leitura.
Lance perguntas para a turma:
- Onde foi escrita esta carta? (Espera-se que os alunos respondam que esta carta foi escrita em Paranavaí-PR. Se eles não chegarem a esta conclusão peça para que retornem ao texto e percebam qual é a primeira coisa que vem escrita na carta. Pergunte aos alunos: Qual é o nome do lugar que está escrito após o nome do leitor? Na sua opinião, por que esse nome vem escrito em cima?)
- Qual é o assunto desta carta? (Espera-se que os alunos respondam que nesta carta há uma sugestão de um menino para uma história da Turma da Mônica. Se eles não chegarem a esta conclusão peça que retornem ao texto e procurem encontrar o assunto depois da saudação. O que o autor da carta fala depois da saudação? Por que ele falou isso?)
- A quem destinou-se esta carta? (Espera-se que os alunos respondam que esta carta destinou-se à revista Turma da Mônica. Pode ser que eles não cheguem a esta conclusão, então pergunte aos alunos: Quem lerá esta carta? Onde esta carta foi publicada?)
- Quem é o autor desta carta do leitor que foi enviada para a revista Turma da Mônica? (Espera-se que os alunos respondam que esta carta foi escrita por Rodrigo Vizalli. Se os alunos não chegarem a esta informação, peça para que retornem ao texto e leia a primeira frase do texto. Depois pergunte aos alunos: De quem o texto está falando? Quem sugere a história?)
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA