Plano de Aula

Plano de aula: Classificação de palavras

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Com quantas sílabas se forma uma palavra?

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.

Materiais necessários: Cartelas de ovos grande, fita adesiva e tampinhas de garrafa coloridas. Serão necessárias aproximadamente 150 tampinhas de garrafas pet (isso dependerá do número de palavras que escolher para o jogo). Orientações para o jogo:

  • Una com fita adesiva duas cartelas de ovos de modo perpendicular.
  • Etiquete as tampas de garrafas de garrafa pet.
  • Em 10 das tampas de garrafa escreva as coordenadas (A, B, C, D, E) e (1, 2, 3, 4 , 5). As letras ocupam a linha vertical e os números ocupam a linha horizontal. Link para impressão aqui
  • Deixe algumas tampinhas sem etiquetar.
  • Para alunos que não consigam perceber as habilidades propostas na finalidade da aula realize atividades coletivas, em duplas e utilize boas perguntas reflexivas.
  • Observe o aluno de forma individualizada, andando pela sala de aula no momento das atividades.
  • Em atividades que necessitem de leitura/ escrita deixe que o aluno com maior dificuldade seja o escriba, isso permite ao colega de dupla fazer interferências positivas que o ajudará a perceber seus erros de modo a corrigi-los e o tornará mais confiante e autônomo em uma próxima atividade que deva realizar individualmente.

Dificuldades antecipadas: Supõe-se que todos os alunos estejam alfabetizados, caso não, forme duplas de saberes heterogêneos a fim de ter uma aprendizagem coletiva e colaborativa. No jogo proposto a observação mais individualizada do professor pode revelar dificuldades comuns à maioria direcionando para correções coletivas, em duplas ou mais individualizada, se necessário.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2016. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/>. Acesso em: 10 nov 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
  • Consulte todas as referências sugeridas antes da aula a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
  • Projete o slide e informe aos alunos o tema da aula.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA