Atividade para impressão - Etiquetas
Plano de Aula
Plano de aula: Classificação de palavras
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Com quantas sílabas se forma uma palavra?
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.
Materiais necessários: Cartelas de ovos grande, fita adesiva e tampinhas de garrafa coloridas. Serão necessárias aproximadamente 150 tampinhas de garrafas pet (isso dependerá do número de palavras que escolher para o jogo). Orientações para o jogo:
- Una com fita adesiva duas cartelas de ovos de modo perpendicular.
- Etiquete as tampas de garrafas de garrafa pet.
- Em 10 das tampas de garrafa escreva as coordenadas (A, B, C, D, E) e (1, 2, 3, 4 , 5). As letras ocupam a linha vertical e os números ocupam a linha horizontal. Link para impressão aqui
- Deixe algumas tampinhas sem etiquetar.
- Para alunos que não consigam perceber as habilidades propostas na finalidade da aula realize atividades coletivas, em duplas e utilize boas perguntas reflexivas.
- Observe o aluno de forma individualizada, andando pela sala de aula no momento das atividades.
- Em atividades que necessitem de leitura/ escrita deixe que o aluno com maior dificuldade seja o escriba, isso permite ao colega de dupla fazer interferências positivas que o ajudará a perceber seus erros de modo a corrigi-los e o tornará mais confiante e autônomo em uma próxima atividade que deva realizar individualmente.
Dificuldades antecipadas: Supõe-se que todos os alunos estejam alfabetizados, caso não, forme duplas de saberes heterogêneos a fim de ter uma aprendizagem coletiva e colaborativa. No jogo proposto a observação mais individualizada do professor pode revelar dificuldades comuns à maioria direcionando para correções coletivas, em duplas ou mais individualizada, se necessário.
Referências sobre o assunto:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2016. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/>. Acesso em: 10 nov 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
- Consulte todas as referências sugeridas antes da aula a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
- Projete o slide e informe aos alunos o tema da aula.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA