Plano de Aula

Plano de aula: Classificação de palavras

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Com quantas sílabas se forma uma palavra?

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Descrição

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos aqui!

A finalidade desse conjunto de planos é identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Dispositivos com acesso à internet.

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Jogo “Classificação de palavras quanto ao número de sílabas”. Acesse aqui.

  • Materiais diversos:
    Cartolina para colar as cartelas do bingo ou papelão caso queira que fique mais grossa, e tampinhas de garrafa para ser as pedras do bingo. Folhas de materiais complementares impressos.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Classificação das palavras por número de sílabas.

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Classificar palavras de acordo com o número de sílabas

Competências gerais

5. Cultura digital

9. Empatia e cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos

Orientações: Para o jogo do Bingo prepare as cartelas antes da aula. As etiquetas das pedras poderão ser coladas em tampinhas de garrafa. Link para impressão aqui.

Dificuldades antecipadas: Para alunos que não consigam perceber as habilidades propostas na finalidade da aula, realize atividades coletivas, em duplas e utilize boas perguntas reflexivas.

Observe o aluno de forma individualizada, andando pela sala de aula no momento das atividades.

Nas atividades em dupla deixe que o aluno com maior dificuldade seja o escriba, isso permite ao colega de dupla fazer interferências positivas que o ajudará a perceber seus erros de modo a corrigi-los e o tornará mais confiante e autônomo em uma próxima atividade que deva realizar individualmente.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 10 minutos

Divida a turma em duplas e trios. Atente-se para que em cada grupo de alunos haja algum que possua fluência leitora e possa servir de leitor e escriba para algum colega que ainda não lê /ou escreve com autonomia. Entregue um dispositivo com acesso à internet e diga que eles irão jogar um jogo de classificação das palavras quanto ao número de sílabas. Acesse o jogo aqui. Retome a nomenclatura dada a essa classificação (monossílaba, dissílaba, trissílaba e polissílaba) e solicite que os estudantes citem palavras para cada uma dessas classificações. Em seguida, peça que eles acessem o jogo nos dispositivos e joguem com seus colegas de dupla ou trio. Caminhe entre os grupos, atentando-se para as estratégias que os estudantes utilizam para contar o número de sílabas e peça que eles utilizem a nomenclatura (monossílaba, dissílaba, trissílaba e polissílaba) para classificarem as palavras conforme o número de sílabas. Quando finalizarem, peça que os grupos compartilhem quais palavras acertaram e erraram e faça a separação silábica de todas as palavras na lousa. Para corrigir as palavras que foram classificadas de forma errada questione coletivamente:

- Pronuncie as palavras e conte quantas vezes abrimos a boca para dizê-la.

- Quando uma palavra tem apenas uma sílaba, como devemos classificá-la? Os alunos responderão que esta palavra é monossílaba.

- Quando abrimos a boca duas vezes para dizer uma palavra como ela é classificada? Espere que os alunos digam que é uma palavra dissílaba.

- E quando a palavra tem três sílabas? Quando há três sílabas os alunos deverão dizer que a palavra é trissílaba.

- As palavras que foram separadas em quatro partes ou mais como são classificadas? A expectativa é que os alunos respondam que estas palavras são classificadas como polissílabas.

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