Plano de Aula

Plano de aula: Sílabas e palavras

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Com quantas sílabas se forma uma palavra?

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Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar o número de sílabas das palavras, classificando-as em: monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.

Materiais necessários: projetor de slides, cartolina, pincel atômico, 10 copos plásticos coloridos ou pintados com guache, cartolina.

  • Se optar por pintar o copo plástico com guache, faça antes de ministrar a aula.
  • Monte de palavras. Link para a impressão: clique aqui.
  • Confeccione um cartaz com tabela da classificação das palavras. Link modelo: clique aqui.

Dificuldades antecipadas:

Para alunos que não consigam perceber as habilidades propostas na finalidade da aula realize atividades coletivas, em duplas e utilize boas perguntas reflexivas.

Referências sobre o assunto:

ABREU, Ana Rosa. [et al.] Brasília : FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. vol. 1. Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas. p. 46. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386. Acessado em: 24 de novembro de 2018, às 22h40min.

BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/ . Acesso em: 03 de novembro de 2018 às 13h05min.

NÓBREGA, Maria José; PAMPLONA, Roseane (orgs). Ilustrações: CIPIS, Marcelo. Salada, Saladinha - Parlendas. Ed. Moderna: São Paulo. 1ª ed. p. 7; 10; 11.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf Acesso em: 29 de outubro de 2018, às 15h39min.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
  • Consulte todas as referências sugeridas antes da aula a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
  • Projete o slide e informe aos alunos o tema da aula.

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